Dicas de Viagem para sua primeira ida à Chapada dos Veadeiros

Falar sobre a Chapada dos Veadeiros, para nós, que somos “filhos do Cerrado”, é quase que como buscar as melhores palavras para se homenagear a própria mãe. Não temos praia por perto, mas fomos abençoados com um quintal que possui uma enorme caixa d’água natural. Sério, as águas que descem das precipitações abastecem importantes rios. O Velho Chico é um deles. A Chapada dos Veadeiros é o nosso berço das águas, e como eu quero ter você aqui com a gente, segue essa postagem com dicas de viagem para a sua primeira ida à Chapada dos Veadeiros.

Precisando de guia para sua viagem à Chapada dos Veadeiros?

Chegou a hora de você vivenciar uma imersão no Cerrado!
Ande, toque, sinta, respire.
Literalmente mergulhe em suas águas cristalinas. ❤️

Meu nome é Mônica e vou levar VOCÊ para viver dias inesquecíveis!

Guia de Turismo Nacional e América do Sul. Condutora. Cadastur:38.287.548/0001-37 

Clique aqui para entrar em contato comigo.

 

Pois bem, como muitos de vocês já sabem, somos de Brasília, e daqui até Alto Paraíso são 230 km de estrada – que por sinal está uma maravilha!

Vale salientar que perdemos as contas de quantas vezes estivemos na Chapada dos Veadeiros, mas acredito que esteja na casa da vigésima.

Já conhecemos belíssimos locais e maravilhosas cachoeiras, mas não se preocupe, ainda temos muito o que explorar/admirar/se apaixonar! Sim, pois a Chapada dos Veadeiros é um lugar abençoado por todos os Deuses e Orixás. Lá, qualquer ser humano com um mínimo de sensibilidade consegue ser tomado por uma completa paz interior!

 

Esse post é para facilitar sua vida, então vamos ao que interessa. Pegue aqui as melhores dicas de viagem para a sua primeira ida à Chapada dos Veadeiros, programe-se e !

 

Onde fica a Chapada dos Veadeiros?

A Chapada dos Veadeiros está localizada no nordeste do Estado de Goiás. Sua principal cidade, Alto Paraíso, fica a cerca de 230km de Brasília. A Capital Federal também dista: 260 km da Vila de São Jorge, 160 km de São João da Aliança (Portal da Chapada dos Veadeiros); 315 km de Cavalcante. 

Dica: Na região da Chapada dos Veadeiros, existem muitas cachoeiras distantes que vale muito a pena conhecer. Alugue um carro e conheça-as por conta própria!

 

Como chegar à Chapada dos Veadeiros

Talvez a principal das dicas de viagem é que você desça na rodoviária ou aeroporto de Brasília e alugue um carro, pois existem muitas cachoeiras que ficam mais distantes e assim você não dependerá de caronas. Se tiver um roteiro programado e quiser muito segui-lo, visitando aquelas cachoeiras mais espetaculares do planeta (modéstia à parte, não estou exagerando), coloque o automóvel como parte do investimento.

– Mas Monikete, vou sozinho(a), vai sair pesado. 

– Seja você a oferta! Sim, ofereça caronas/programe sua viagem com membros dos grupos que estão logo abaixo.

 

Outros meios de chegar à Chapada dos Veadeiros: 

Portal de Alto Paraíso. Parabéns, você está em um dos melhores lugares do mundo!

Pegando carona na Chapada dos Veadeiros – Minha Experiência

Em uma de nossas viagens à Chapada dos Veadeiros fiz o trecho de ida sozinha, pois Fábio já estava lá com a família e eu tive que ficar em Brasília um dia a mais por conta do trabalho. Optei por ir de ônibus. As caronas não eram tão populares, até então.

Fui pela Real Expresso, cheguei em Alto Paraíso e não sabia o que fazer. O pessoal estava em São Jorge. Eu poderia pegar um “táxi” que sairia R$ 80,00 (Oi?!), ligar para que me buscassem e atrapalhar o passeio que faziam aquele dia, ou tentar carona no Portal de Alto Paraíso, que fica bem na entrada e liga a cidade a São Jorge. Adivinhem por qual das possibilidades optei? É gente, carona é tudo de bom! Esse dia me senti mega-ultra-master-power roots. hehehehe

A partir daí, sempre que possível (quando o carro não está abarrotado de coisas), passamos a oferecer carona também. Gentileza gerando gentileza.

 

Qual a melhor época para ir à Chapada dos veadeiros?

Depende do que você quer encontrar. Em tempos de chuva, ou de seca, você conseguirá curtir bastante. Tem muita gente que segue o pensamento padrão que “a melhor época para se visitar a Chapada dos Veadeiros é entre Maio e Julho”. Nós já pensamos assim também, mas a experiência nos fez mudar completamente de visão. Eu, Monikete, vou definir as estações do ano da forma que enxergamos: a seca, a seca “braba” e as chuvas. Pronto!

O Clima na Chapada dos Veadeiros funciona assim:

  • Maio a Julho – Entramos no período de outono/inverno, pós-chuvas, os rios estão com bom volume d’água
  • Agosto a Outubro – Seca forte. Nesse período os níveis das cachoeiras diminuem, sendo recomendado que você monte o roteiro dando prioridade às cachoeiras grandes, pois elas acumulam maior volume d’água, garantindo o aproveitamento do passeio. 
  • Novembro a Abril – As precipitações vem com tudo! O Cerrado se recupera, pois é comum que ele sofra com queimadas, tamanha a secura de 6 ou 7 meses sem chuvas. 

 

Como eu não dou ponto sem nó

Lista de cachoeiras ideais para se curtir a Chapada dos Veadeiros em épocas de extrema seca: Cachoeiras do Parque Nacional (qualquer uma delas), Cachoeira do Segredo, Cachoeira do Cordovil, Poço das Esmeraldas e Cachoeira do Rodeador; Catarata dos Couros, Cachoeira do Papagaio, Cachoeiras Macaquinhos, Almécegas I, II e São Bento; Poço Encantado, Cachoeira Santa Bárbara, Cachoeira Capivara, Cachoeira Candaru, Complexo Rei do Prata; Cachoeiras do complexo Veredas, Cachoeira dos Anjos e Arcanjos.. Uffa, faltou alguma? rsrs

Obs: Em algumas destas, as quedas podem não apresentar mais água, mas os poços estão sempre ideais para um mergulho.


Que tal se hospedar nesse chalé incrível na Chapada dos Veadeiros?


Porque ir à Chapada dos Veadeiros em Época de Chuva

Você terá a chance de visitar alguns atrativos que são muito melhor aproveitados do que na época de seca. Durante esse período, o volume d’água na Chapada dos Veadeiros aumenta muito, oferecendo um visual único, surreal e inacreditável! E mais, existem cachoeiras que só aparecem nessa época. Abaixo, dois exemplos que disparam no quesito beleza:

  • Catarata dos Couros: o volume d’água se eleva bastante e então você entende o porque de ela ter esse nome. Olha, a primeira vez que estive na Couros em período de chuvas, foi em novembro de 2018. A vontade de surtar e sair correndo é algo que sinto até agora, escrevendo esse texto, só de lembrar o absurdo de belezas que era tudo aquilo. (não se assuste, eu não mordo ).
  • Mirante da Janela: A trilha possui 8km e um ponto de banho: a Cachoeira do Abismo. Que só existe durante a época de chuva na Chapada dos Veadeiros.

 

Cabe uma observação aqui – neste ano, mais especificamente nos meses de Fevereiro e Março, choveu tanto em Veadeiros, mas tanto, que vários atrativos tiveram que se manter fechados. Houve ainda uma série de cachoeiras que apresentaram o fenômeno de trombas d’água. Notícias de pessoas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ilhadas. Olha, foi um período chuvoso muito atípico. Mas isso aconteceu em vários locais do Brasil, inclusive em Brasília, onde tesourinhas viraram verdadeiros piscinões.   Ainda assim, se você quiser vir à Chapada dos Veadeiros e não tiver muita flexibilidade na escolha dos meses, o ideal é: quando der, quando você puder. Ruim mesmo é não ir, estamos conversados?

Saiba mais sobre o que fazer em época de Chuva na Chapada dos Veadeiros nesse post.

 

Cachoeiras que fecham nesse período

Travessia Sete Quedas, Cachoeira dos Dragões e, eventualmente (a depender do volume de precipitações), Loquinhas.

 

Porque ir à Chapada dos Veadeiros em Época de Seca

Na época de seca, o céu está quase sempre com pouquíssimas nuvens, fazendo com que durante a tarde fique bem azul e a noite, bastante estrelado. Durante essa época, você pode dormir tendo a certeza de que quando acordar o tempo vai estar perfeito para um belo passeio e um delicioso banho de cachoeira

Obs: Por ser área de preservação, fazer trilhas durante esse período não chega a ser tão difícil, mas claro, deve-se levar em consideração o nível do trecho percorrido e o preparo físico de quem vai encará-la. E mais, estar bem hidratado(a) e protegido(a) de raios solares é crucial; pois a umidade cai bastante e nossas árvores, em sua maioria, tortas e baixinhas; não oferecem muito abrigo debaixo de sombras. 

 

Em que cidade devo me hospedar?

Veja a resposta para essa pergunta nesse post completíssimo. Nele, você encontrará também várias dicas de hospedagem para todos os gostos e bolsos. A Chapada dos Veadeiros envolve muito mais do que Alto Paraíso e São Jorge. Logisticamente falando, muitas vezes vale a pena ficar em São João da Aliança, Cavalcante, ou na própria Comunidade Kalunga. 

 

Quantos dias são necessários para conhecer a Chapada dos Veadeiros?

Essa questão é muito relativa quando estamos falando de Chapada dos Veadeiros. As dimensões desse lugar abrangem mais de 300 cachoeiras.

Mas, vamos lá! Uma das dicas de viagem para que consiga conhecer o mínimo da Chapada dos Veadeiros, é que você fique pelo menos 5 dias

Temos aqui, vários posts que podem lhe ajudar na montagem de seu roteiro. E a seguir você encontrará algumas ideias:

 

O que fazer na Chapada dos Veadeiros em dois dias

  • Almécegas I,II e São Bento + Loquinhas ou Cristais;
  • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Optando pelas trilhas Cânion 2 e Cariocas ou Saltos, Corredeiras e Carrossel).

Obs: A ordem dos fatores não altera o resultado (rs). Ou seja, Faça os atrativos levando em consideração seus horários de chegada e saída. Se você tiver o dia todo disponível, dá para encaixar umas piscinas Termais do Éden ou Morro Vermelho ainda. 

 

O que fazer na Chapada dos Veadeiros em três dias

  • Almécegas I,II e São Bento + Loquinhas ou Cristais;
  • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Optando pelas trilhas Cânion 2 e Cariocas ou Saltos, Corredeiras e Carrossel);
  • Catarata dos Couros e Cachoeira do Papagaio.

 

O que fazer na Chapada dos Veadeiros em quatro dias

Obs: Esse seria o roteiro mais apropriado para quase toda época do ano. É também um dos mais buscados por quem vem à Chapada dos Veadeiros pela primeira vez, com exceção à Cachoeira do Papagaio.

Se você vem em épocas de extrema seca, é válido se informar sobre os níveis d’água nas piscinas da Loquinhas e Vale da Lua

 

O que fazer na Chapada dos Veadeiros em uma semana

Este seria apenas um esboço de um bom roteiro, pois as possibilidades são intermináveis!! São diversas cachoeiras, capazes de satisfazer diferentes perfis. 

 

Qual a cachoeira mais bonita da Chapada dos Veadeiros?

Por gentileza, não faça pergunta difícil. 

Ok, eu tenho sim meu xodó. Ao fim de sua viagem, volte aqui para nos contar qual a sua preferida. A minha: Catarata dos Couros!

 

Quanto Custa uma Viagem à Chapada Dos Veadeiros?

Olha, tá aí uma pergunta complicada de ser respondida, porque nossa Chapada dos Veadeiros é uma região bastante democrática, para quase todos os gostos e bolsos

A Chapada dos Veadeiros está famosa, disso não restam dúvidas. O turismo de massa já é uma realidade em épocas de alta temporada e feriados. Veadeiros bomba mesmo!

Pela lei da oferta e da demanda, os preços sobem, e hoje a maioria das cachoeiras são pagas para se ter acesso. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está prestes a ter a entrada cobrada. A cobrança era para ter começado dia 16/06, mas não sei exatamente por qual motivo, foi adiada para o dia 25/06

Bom, vamos ao que interessa. 

 

Quanto custa uma viagem à Chapada dos Veadeiros por 3 dias

  • Transporte: Retirando o aéreo, que varia muito de onde vem cada visitante, o aluguel de um veículo básico sai por uma média de R$95 a diária (você pode conferir aqui).  R$95 x 3 = R$285;
  • Hospedagem: Os preços variam muito, mas supondo que você escolha uma pousada de bom custo x benefício, vamos pegar como exemplo o Jardim da Nova Era, que possui boa avaliação no Booking. Em minha simulação para 3 dias, em baixa temporada, sai R$ 260, o casal, de sexta a domingo. Mas claro, se você tiver um perfil mais mochileiro pode optar por camping ou hostel com quartos compartilhados. 

 

Obs: Se sua escolha for camping, para economizar e ficar bem acomodado(a), na melhor opção da Chapada dos Veadeiros, saiba que o Leve Sem Destino, em parceria com o Camping e Cabanas Viveiro, tem um Cupom de Desconto especial! Use #levenoviveiro no ato da reserva e tenha 20% de desconto em sua diária. 

  • Alimentação: Se você tem um perfil parecido com o nosso, que faz aquele café da manhã, leva lanche para as cachoeiras e tem como refeição propriamente dita, uma janta, seus gastos se assemelham a: R$ 7 café da Manhã na Padaria Serve Bem, o local que a gente adora fazer o dejejum – preço aproximado de um pão com ovo + um pingado; Aproximadamente R$ 40 de mercado, para duas pessoas (pacote de pão de forma, presunto, queijo, papel laminado, frutas, barrinhas e suco de caixinha); Já a janta sai, em média, R$ 30 o crepe individual no Vinil Bistrô Panelinhas e Crepes; ou R$ 70, uma panelinha que serve bem 3 pessoas. Já na Pizzaria Vila Chamego, a Pizza grande sai entre R$ 30 e 40, em média. 
  • Atrativos: Já que estamos fazendo o cálculo de quanto custa 3 dias na Chapada dos Veadeiros, vamos usar o roteiro que listei, para 3 dias de cachús:
    – Almécegas I,II e São Bento: R$ 40 + Loquinhas (R$ 35) ou Cristais (R$ 20);
    – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (optando pelas trilhas Cânion 2 e Cariocas ou Saltos, Corredeiras e Carrossel): R$ 17*
    – Catarata dos Couros (gratuita) e Cachoeira do Papagaio (R$ 15)

 

Tabela de valores para ingresso no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV). fonte: ecobooking.com.br

 

Obs: Aqui não estou levando em consideração o valor de um guia, que seria indicado para a Catarata dos Couros. Não sei dizer sobre valores dos mesmos, pois variam bastante, mas sei que cada um leva, pelo menos, 6 pessoas.

 

  • Total (levando em consideração 2 pessoas): veículo + hospedagem + alimentação (café, lanches e jantar para 3 dias) + atrativos: R$ 1164 para 2 pessoas, em média

Se você tem nosso perfil de viajante, um pouco mais mochileiro, o valor pode saltar aos olhos. Mas lembre-se do que disse no decorrer do artigo: ofereça caronas (mas carro não anda sozinho, né gente? O valor do rateio para quem sai de Brasília com destino a Alto Paraíso gira entre R$ 30 e R$ 35);

Divida custos, valor do guia. Vá a locais onde a refeição possa ser compartilhada. É mais barato e gostoso.

Nosso caso: nós, quando viajamos com nossos amigos e família, geralmente passamos em mercados de Brasília e fazemos nossas compras referentes ao período da viagem. Compramos café da manhã e lanches. Fazemos muitas dessas refeições no camping, o que barateia e facilita a vida, especialmente em períodos de feriado e Chapada dos Veadeiros lotada.

 

Programas Baratos e Gratuitos na Chapada dos Veadeiros

Toma esse plus, caro leitor, que não desgrudou dessa postagem e tenho certeza que vai compartilhar isso tudo. Você não é egoísta de guardar esse texto, feito com tanto carinho . Anota aí:

 

Cachoeira da Usina

Ao que parece, faz parte da cidade de Alto Paraíso. Tem esse nome por ser antiga represa geradora de energia. Apesar de ser um bonito ponto de poços e quedas, há relatos afirmando que as águas ali não são apropriadas para banho, devido a proximidade com a cidade de Alto. Uma pena estar abandonado, pois é super bonito. Veja mais aqui.

Entrada: gratuita; 

 

Catarata dos Couros

Só ela vale por 10 cachoeiras. Paixão insana!!

Entrada: gratuita;

 

Cachoeira do Papagaio

Rio dos Couros também passa por aqui.

Entrada: R$ 15;

 

Mirante da Janela

Entrada: R$ 15;

 

Cachoeira dos Anjos e Arcanjos

Entrada: R$ 15;

Arcanjos

 

A Chapada dos Veadeiros não é só cachoeira

 

  • Mirante do Jardim de Maytrea;
  • Degustação de cachaças e licores no Rancho do Waldomiro;
  • Pôr do sol visto da Torre do Mirante da Janela;
  • Um rolê pelas cidades de Alto Paraíso e São Jorge;
  • Andar de bike pela ciclovia que liga Alto Paraíso à Vila de São Jorge;
  • Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso;
  • Piscininha: Águas Termais do Éden, Morro Vermelho e Jequitibá

 

 


E aí, tá gostando?! A gente entende ou não desse quintal sagrado? heheheeh

Você conhece outros programas baratinhos ou gratuitos? Fala pra gente


 

Outras dicas de viagem para a sua primeira ida à Chapada dos Veadeiros

  • Respeite a natureza. Nunca deixe seu lixo para trás, especialmente bitucas de cigarro, pois a região é muito seca! Mesmo aqui em Brasília, nós sofremos muito nessas épocas em que a umidade chega a 10%. Nativos de São Jorge que fumam dirigindo costumam guardar bitucas em potes de vidro que carregam consigo. Jamais jogam pela janela.
  • Lembre-se que você está em uma região de preservação, cheia de animais típicos do cerrado, logo, você provavelmente verá araras belíssimas, macaquinhos fofos da espécie sagui, entre outros. Mas como nem tudo são flores, você também pode se deparar com cobras, aranhas ou outras espécies. Porém, não se apavore. Esses animais geralmente vão embora, eles têm mais medo de você do que você deles.
  • Para evitar perrengues com os animais peçonhentos mencionados acima: deixe a barraca sempre fechada, em caso de estar acampado. Observe roupas estendidas no varal antes de retirá-las e dê uma olhada por dentro dos calçados.
  • Faça as trilhas sempre de tênis, especialmente as mais longas!
  • Agora um recado super importante: Lembre-se, você está em território de preservação, cheio de espécies nativas, algumas ameaçadas e extinção, então, nas estradas, de-se-ce-le-re! Por amor à natureza, a todos que dela necessitam e a você mesmo(a).  Todos os anos, diversas espécies de mamíferos, aves e répteis são dizimados, vítimas de atropelamento.  Você está em busca de sossego e descanso, correr para quê?!

 

É isso pessoal, espero que tenham gostado dessa publicação – que já existia, mas foi totalmente repaginada! Nossa Chapada é, sem sombra de dúvidas, um dos locais mais belos e preservados do país! Saiba que esse tipo de turismo, o ecológico e cheio de imersão na natureza, funciona hoje como uma forma de combater o forte poder da agroindústria. O Goiás é grande produtor e exportador de produtos primários, o que movimenta a economia, contudo, invade e destrói importantes áreas de conservação. Então pense que se aventurar por aqui contribui e incentiva de forma super positiva. Abra seus horizontes ao colocar Chapada dos Veadeiros em sua wishlist. E se faltou alguma coisa, não se acanhe! o espaço nos comentários tá aí, use e abuse! 

Um registro de longa exposição, deixando claro nosso recadinho a você: Volte Sempre.

#VivaLeve

 

blogs - vem pro cerrado

O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

 

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem


Mônica Rodrigues

Leonina, brasiliense de alma e coração, graduada em Administração em Comércio Exterior e apaixonada por tudo o que envolve o ramo (apesar de não atuar nele). Tem verdadeiro fascínio pelo desconhecido. Acredita que pessoas se tornam melhores ao se depararem com o externo/ diferente, o que foge da “bolha”. Se sente em paz ao viajar e carrega consigo seu namô e sua família pra onde quer que vá.

9 comentários em “Dicas de Viagem para sua primeira ida à Chapada dos Veadeiros

  • 9 de abril de 2020 em 18:43
    Permalink

    Amei o post, Mônica! Muito útil e expressivo; bem amante da natureza. ?
    Eu e um grupo de amigos que gostam bastante de viajar, estamos planejando ir para Chapada, e esse post só me deixou com mais vontade!!! Esclarece inúmeras dúvidas, até antes mesmo de elas aparecerem, hahaha.
    Muito obrigada pela dica! Muito bom!

    Resposta
    • 27 de abril de 2020 em 10:37
      Permalink

      Olá Camila. Desculpa a demora, por conta da situação que estamos passando, quase não estou acessando o blog.

      Ahh…obrigada! Fico feliz em saber que mesmo em isolamento social as pessoas se mantenham pesquisando sobre esse paraíso puro que é nossa Chapada. <3

      Quando toda essa situação de pandemia passar, te convido a se planejar com a gente. Traz "uzamigo tudu" #) heheheheh..

      Obrigada você pelo carinho. Ajuda muito quem trabalha produzindo conteúdo.

      Beijão :*

      Resposta
      • 2 de dezembro de 2020 em 20:19
        Permalink

        Oiee boa noite
        tudo bem??

        como seria esse planejamento com vocês?

        Resposta
        • 3 de dezembro de 2020 em 10:10
          Permalink

          Talita, bom dia. Tudo joia e vc? 🙂

          Manda um e-mail pra gente que vou te enviar um formulário pra vc preencher, assim temos uma ideia do seu perfil de viajante, pode ser? Por lá mesmo te passo as informações.
          e-mail: bloglevesemdestino@gmail.com

          Até já!

          Resposta
  • 18 de agosto de 2019 em 17:42
    Permalink

    Olá adorei o post. Tem alguma dica de pousada com ar condicionado em alto do paraíso?

    Resposta
  • 24 de julho de 2019 em 20:14
    Permalink

    Oi, Mônica!! boa noite
    eu fiquei com uma dúvida, no valor total estimado que vc colocou de 1164, para 2 pessoas, no caso esse valor é o gasto dessas duas pessoas somados ou é esse valor por pessoa?

    obrigada!!

    Resposta
    • 25 de julho de 2019 em 15:28
      Permalink

      Layla, boa tarde.

      É o gasto de duas pessoas somado sim. Coloquei como se fosse nosso padrão, um casal. Por pessoa sairia, em média, R$ 580. 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *