As praias de Koh Tao

As Praias da Tailândia – Koh Tao

Março de 2017

As praias da Tailândia, definitivamente, conseguiram nos surpreender. Compostas basicamente por areia branca, fina e águas em tons verde/azuladas, são verdadeiras amostras da perfeição na Terra. As Praias tailandesas são composições de cenários que você, definitivamente, nunca vai esquecer. Os enormes paredões, a mata nativa, a rica vida marinha – visível a olho nu. Os Long-tail boats enfeitados com coloridos colares de flores. Absolutamente tudo ali parece ter sido colocado propositalmente, para nos fazer ficar incrédulos no que os olhos insistem em mostrar.

Fizemos uma breve busca e pudemos constatar que existem listas com ranking das melhores praias. Como não conhecemos todas elas  – até porque são muitas, espetaculares, fazendo desta tarefa algo bem difícil – vamos listar as escolhidas por nós, com devidas considerações de cada uma.

 

Praias de Koh Tao

Quem acompanhou nosso roteiro sabe que ao sairmos da Capital Bangkok fomos direto a Koh Tao. Teríamos 8 dias para aproveitar ao máximo as ilhas das Costas Leste e Oeste da Tailândia. Para uma melhor otimização do tempo é interessante conhecer apenas 1 lado das ilhas e explorar bem, pois são muitas. A grande maioria dos viajantes opta por conhecer as ilhas da Costa Oeste. Pontos famosos como Pucket, Railay Beach, Koh Phi Phi e tantas outras estão lá. Nós não iríamos deixar de fora todos esses paraísos e, ainda que não fosse possível conhecer todas, ao menos experimentaríamos uma amostra. Mas também não deixaríamos de conhecer as ilhas pertencentes ao Golfo da Tailândia – ou, pelo menos, uma delas. Simplesmente não dava para deixar de fora esse local que me atraiu feito imã desde a primeira foto que visualizei em algum lugar da internet.

praias de koh tao - tailandia - bangkok - Koh Nang Yuan

 

Praias de Koh Tao, como chegar?

Partindo de Bangkok

Existe apenas uma forma de chegar na ilha: barco (ferry). Para isso, você deve se dirigir até Suratthani ou Shumphom. E, para essas cidades, você pode variar as formas de chegar. Ônibus, avião e trem são as opções. Você irá ter que balancear entre despesa x tempo de deslocamento, e isso depende de quanto está disposto a gastar. Um bom site onde você insere o destino inicial e o destino final e recebe TODAS as opções de deslocamento é o 12GO.

 

As praias de Koh Tao são alguns dos pontos mais procurados e baratos do mundo por interessados em praticar mergulho, seja para uma “experimentação” (batismo), ou para quem busca ser profissional na prática e tirar a carteira (certificado internacional).

praias de koh tao - tailandia - bangkok - sairee cotage
Bem recepcionados – Nosso agradinho no Sairee Cottage Resort

 

Koh Nang Yuan –Fifty Shades of Blue 🙂

É a formação de 3 pequenas ilhas, ligadas por uma faixa de areia. A definição de paraíso está aqui. Suas águas mornas e translúcidas se misturam em tons de todos os azúis que você possa imaginar.

praias de koh tao - tailandia - bangkok - Koh Nang Yuan

Para chegar nela há duas opções mais utilizadas: Pagar o passeio, vendido em qualquer agência da cidade (compramos o nosso na própria pousada Sairee, onde estávamos hospedados). Ou, pegar um Taxi Boat (Long Tail). Ambas as opções são válidas, mas a melhor delas é a segunda. Sim, experimentamos as duas formas, não nos contentamos em conhecer Koh Nang Yuan apenas por algumas horas. Então voltamos no dia seguinte.

De taxi boat você pode negociar o valor da ida e volta. De Koh Tao não leva nem 10 minutos. Além de fazer seu próprio horário, tudo combinado com o barqueiro. Pode negociar também a possibilidade de passar por outras praias e o valor sair bem em conta.

Pelo passeio coletivo, feito em uma embarcação maior que o taxi boat, pagamos 650 bahts (menos de R$: 65), pelo dia inteiro. Aqui era incluso a parada para snorkel em 4 praias + almoço.

 

Recaptulando:

Ou seja, das vantagens em pegar um barco privativo (taxi boat): há a possibilidade de você combinar horários e valores.

 

Dicas:

As monções na costa leste – Ko Tao, Ko Samui e Koh Phangan vão de setembro a dezembro, mas, nada impede que você pegue alguma chuva fora de temporada.

Paga-se 10 Baht para entrar no espaço que é mantido pelo NangYuan Resort.

Chegue a esta ilha, preferencialmente, antes do meio dia. Dá pra curtir por algumas horas, antes que a grande maioria das embarcações chegue e tudo seja tomado por turistas, especialmente os chineses (eles estão por todos os cantos!) rsrs.

Precisa relembrar sobre a extrema importância do uso do protetor solar? Ainda que não, vou enfatizar: Use/leve. Providencie também bonés, pois nessa praia quase não há sombra.

O espaço da ilha conta com uma lanchonete e um restaurante, logo na entrada.

Para ter direito ao kit guarda sol + duas cadeiras, é necessário o pagamento de 150thb (menos de R$:15), sem direito a consumação. Vale a pena, pois o sol da Tailândia é demasiado intenso, ainda mais na época de fomos.

Logo ao chegar, faça a parte mais “difícil”do dia, suba até o Mirante e seja recompensado com essa bela vista. JAMAIS deixe de conhecer o Mirante, pois ao vivo esta visão é estonteante.

Mais dicas! #)

Após se maravilhar no Mirante e tirar todas as fotos que conseguir (meio apressado, a depender do tamanho da fila de pessoas querendo fazer o mesmo); refresque-se naquelas águas. Mas antes de se aventurar, anota mais essa:

Se possível, leve um par de calçado aquático ou compre por lá. Não foram poucos os turistas que vimos machucados. O fundo daquela praia é cheio de vida marinha, dentre esta, enormes ouriços (grandes mesmo, nunca tinha visto ouriços daquele tamanho), pedras pequenas e pontudas, pepinos do mar em grande quantidade e mais uma infinidade de seres que você deve se limitar a ver. Nem tocar é recomendado.

Para saber um pouco mais sobre as praias de Koh Tao e do Golfo da Tailândia: Koh Samui e Koh Phangan, visite o Blog Viajando na Janela. Aqui o post está bem completinho, falando inclusive das praias que não visitamos. 🙂 

Espero que tenham gostado. Ainda tem alguma dúvida?? Manda pra gente nos comentários!

E para inspirá-l(@) a colocar as praias de Koh Tao no seu roteiro, segue um registro de um dos mais sinistros pores do sol que presenciamos nesses 23 dias de Sudeste Asiático. <3

praias de koh tao - tailandia - bangkok - por do sol


sudeste asiatico, por onde comecar - tailandia - laos febre amarela - anvisa

O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

 

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem | Chip 4G

Gif por Marco Martina


Mônica Rodrigues

Leonina, brasiliense de alma e coração, graduada em Administração em Comércio Exterior e apaixonada por tudo o que envolve o ramo (apesar de não atuar nele). Tem verdadeiro fascínio pelo desconhecido. Acredita que pessoas se tornam melhores ao se depararem com o externo/ diferente, o que foge da “bolha”. Se sente em paz ao viajar e carrega consigo seu namô e sua família pra onde quer que vá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *