7 Fatos Científicos que provam que Viajar é bom para sua saúde

O site MatadorNetwork listou 7 Fatos Científicos que provam que Viajar é bom para sua saúde. Nós, o casal Leve Sem Destino, identificamos muito da lista em nossas próprias experiências. E como não poderia ser diferente, trouxemos esse excelente artigo para você, caro leitor. Adaptado à nossa forma de enxergar cada tópico. O texto original você encontra no negrito em azul.

 

1- Receita para aumentar sua imunidade/saúde: Viaje mais!

Pesquisa publicada no site ExperienceLife intitulada: “Sujeira, germes e outras amigáveis imundices” (tradução livre), afirma que – Expor seu corpo a uma variedade de bactérias não é apenas seguro, mas  essencial para a imunidade e saúde humana.

É aquela velha história: crianças que crescem brincando na terra, parquinho, se sujando horrores, beijando o cachorro da família e beliscando a ração do mesmo tendem a se tornar adultos saudáveis. Ao contrário daquelas que mal pisam no chão descalços e, não raro, são acometidos de doenças recorrentes e por vezes, severas.

E por que viajar aumenta a imunidade?! Ora, quando você sai do seu ambiente, para outra Cidade/Estado/País, seu corpo tende a se adaptar a milhares de novas bactérias, fazendo-o muito mais forte!

Obs: Isso não quer dizer que você pode “burlar” sua higiene básica viu?! Rituais cotidianos de higiene devem ser uma constante, a diferença aqui são as novas bactérias a que seu corpo será exposto.

 

2- Mais viagens, menos estresse

Acredito que essa informação não seja nenhuma novidade para você. Mas é bom reafirmar: Em média, após 3 dias de iniciada uma viagem, você tende a se sentir mais relaxado e descansado, menos ansioso e com uma melhora evidente no humor. E o melhor, segundo a mesma pesquisa, os benefícios não desaparecem após o retorno à rotina, durando ainda alguns dias ou semanas.

 

3- Viajar melhora a atividade cerebral

De acordo com as próprias considerações do Matador: “Viagem expande sua mente. Você conhece novas pessoas, se adapta a diferentes situações, se torna mais global e culturalmente consciente. Isso tudo é bom para sua saúde, pois novas experiências aumentam a flexibilidade cognitiva, mantendo a mente afiada. Estudos têm mostrado uma ligação entre turismo e um aumento da criatividade, um sentido mais profundo de consciência cultural e crescimento pessoal.”

Pronto, é exatamente essa a sensação que nós sentimos com todas nossas experiências com viagens que tivemos até aqui. E digo mais, para nós, sair da zona de conforto é a forma mais eficaz de se evoluir como ser humano. Quanto mais longe, maior o choque cultural, maior o sentimento de necessidade de adaptação e menor o pré-conceito. Já falei em outra postagem e repito: As culturas e tradições são aquilo que seus olhos vivenciam, não o que os telejornais informam.

 

4- Viajar diminui o risco de doença cardíaca

Este tópico tem muito a ver com o segundo. Pelo simples fato de que pessoas que costumam fazer pausas (férias ou pequenas escapadas em finais de semana/feriados) se tornam menos estressadas e ansiosas.

Na pior das hipóteses, ainda que você trabalhe constantemente com pressão e cobranças, tais intervalos lhe ajudarão a diminuir os agentes estressores.

 

5- Viajar nos mantém em forma

Sim, mas calma lá. Nós não estamos falando sobre passar férias em um Resort\Cruzeiro all Inclusive, ok? Vamos ser mais específicos ao perfil do viajante-aventureiro-explorador-curioso. “Mas eu não sou aventureiro”. Amigo(@), se você gosta de conhecer determinado local caminhando, fazendo seus registros, mergulhando (em mares, rios, lagoas), enfim, explorando o mínimo esperado, você já está fazendo, provavelmente, mais do que estaria no seu dia a dia. E isso é super válido para sua saúde física e mental. Muitas vezes perdemos horas no trajeto, por isso, as horas restantes devem ser bem aproveitadas.

 

6- Há muitos locais no planeta com propriedades curativas

Com este tópico nós não poderíamos concordar mais. O texto do site menciona fontes termais naturais na Turquia, Islândia ou Costa Rica. Mas gente, pra quê ir tão longe!? Locais com propriedades de cura, que melhoram a aparência da pele, aliviam dores, estresse, aumentam a longevidade, isso nós temos aqui, demais!

Onde? Eu sei que você já sabe, mas sim, vá a Chapada dos Veadeiros e a todas as nossas outras Chapadas. Conheça nossas praias de água doce em Alter do Chão. Relaxe nas praias paradisíacas de águas mornas do nosso Caribe Brasileiro – Maceió, Maragogi, São Miguel do Milagres. Praias espetaculares de águas geladas e renovadoras: Arraial do Cabo, Cabo frio, Parati, entre tantas outras. Tenha contato direto com a natureza no nosso Amazonas, Pantanal, Cerrado, entre tantas outras biodiversidades. Relaxe nas nossas lagoas – Lagoa do Paraíso, Lençóis Maranhenses. Por fim, a cura está aqui, caro leitor. Apenas vá!

 

7- Viajar aumenta sua longevidade

Entendemos este tópico como a junção de todos os tópicos anteriores. Pois como já mencionado, viajar reduz os níveis de estresse, aumenta a imunidade, melhora a saúde do cérebro, nos torna mais ativos, aprimorando nosso aspecto físico e mental. Logo, receita para um envelhecimento saudável: Viaje! O máximo que você puder. Permita-se experimentar o melhor que nosso planeta tem à oferecer. sem medo de ser feliz! 🙂

E aí, gostou do artigo?! Concorda? Deixe sua opinião nos comentários ou em nossas redes sociais.


sudeste asiatico, por onde comecar - tailandia - laos febre amarela - anvisa

O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

 

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem | Chip 4G

Gif por Marco Martina


Fábio Brasil

Brasiliense, formado em Ciência da Computação e louco por tecnologia. Assim que começou a ganhar um pouco de dinheiro e comprou um carro, passou a viajar bastante com sua namorada e parceira de blog, Mônica Rodrigues. Degustador amador de vinhos, cervejas e bons drinks. Pronto para aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *