Belo Horizonte – Encontro RBBV 2016

Belo Horizonte, 25 de nov. de 2016

Hoje traremos para vocês um conteúdo recheadíssimo sobre o Encontro RBBV! Vocês preferem com queijo Canastra ou carne de sol? 🙂

A Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) é uma comunidade que nasceu em Novembro de 2011 e neste ano comemora seu quinto aniversário. Hoje constituída por mais de 1000 membros, a RBBV atua em todos os segmentos da blogosfera, auxiliando em partes que vão desde a profissionalização do blog, relacionamento com empresas do ramo de viagens e turismo; comportamento e ética; e tudo mais que envolva o tema.

Para celebrar este marco de 5 anos, alguns membros se reuniram e trabalharam duro na viabilização do Encontro. A região da Pampulha, de Belo Horizonte, foi a escolhida para ser cidade sede. E isso foi possível, em grande parte, devido ao apoio oferecido pela Belotur e Secult, que são respectivamente, empresa e secretaria responsáveis pela divulgação do turismo na cidade.

A programação do encontro RBBV contou com diversas palestras e discussões, tour pelos pontos mais famosos e confraternizações.

Todas as vezes que fui à Belo Horizonte, foram de passagem, rumo ao Rio de Janeiro para as férias em família. Logo não cheguei a conhecer nada, a não ser de vista, no caminho. Essa oportunidade seria então o casamento perfeito entre duas vontades: Conhecer BH e participar de um encontro tão importante, que provavelmente trará ao blog as mudanças necessárias para que ele cresça e venha a agradar ainda mais o nosso público: vocês.

Sexta-feira, 25 de Nov – Abertura oficial do Encontro RBBV

Saímos de nossos respectivos empregos rumo ao aeroporto bastante ansiosos. Muitos dos blogueiros da RBBV já estavam em BH e tinham, inclusive feito programas super interessantes.

Chegamos ao Aeroporto de Confins e fomos de encontro à nossa carona. Um dos participantes, Fábio do Dicas Nova York nos aguardava para que pudéssemos ir. Ele e mais duas blogueiras, pessoas simpaticíssimas. Ainda bem que encontramos pessoas dispostas a ajudar umas as outras. Há opções de ônibus que saem bastante de Confins à Pampulha, mas confesso que já estávamos bem cansados para andar de ônibus para lá e cá levando malas.

Chegamos no jantar de boas-vindas, oferecido pelos patrocinadores e apoiadores do evento, no tradicional Restaurante Maria das Tranças. Havia se passado uma hora do horário marcado. Logo, foi inevitável sentir aquele frio na barriga e uma sensação um tanto incômoda por muitos ali já se encontrarem entrosados. Cumprimentamos alguns blogueiros e fomos logo em busca de um desinibidor (também conhecido popularmente como cerveja…rs).

Aquela noite já foi um bom indicativo de tudo o que viria nos dias posteriores.

Saímos do restaurante com uma sacolinha recheada de presentinhos. Vale destacar o Chip da EASYSIM4U que nos permitirá fazer ligações e estar conectados em vários países! Amamos!

Chegamos no Hotel Quality Pampulha, pra nossa estadia para o fim de semana. Check in feito, subimos para o quarto, e curtimos um sono reparador. Obs.: Já iriamos ficar nesse hotel e então fomos contemplados por meio de um sorteio da Rede com diárias grátis. Ou seja, hotel TOP, de graça! 😀

Sábado, 26 de Nov. – Tour em Belo Horizonte

Programação Intensa.

Acordamos cedo, tomamos nosso café (vários pães de queijos <3) e seguimos rumo ao MAP (Museu de Arte da Pampulha), considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Tivemos um dia riquíssimo, com direito a palestras, um pouco da história do Museu (projetado por ninguém menos que nosso Oscar Niemeyer) e tour pela cidade.

Durante as palestras que aconteceram no MAP pudemos aprender bastante sobre temas como: Tendências de Mercado, uso das Mídias Sociais e Monetização. A Viajanet, Patrocinadora Platinum do Encontro enviou uma representante da empresa e nos apresentou um novo programa de afiliados. (Foto: Alessandra Fratus / Tô Pensando em Viajar)

encontro-rbbv-2016-participantes-blogs-palestras-rede-brasileira-de-blogueiros-de-viagem-belo-horizonte-pampulha-minas-gerais

Mais tarde fomos liberados para o almoço. Duas “Food Kombis” nos aguardavam, prontas para servir sanduíches, churrasquinhos e o carro chefe de Minas Gerais: o famoso pão de queijo recheado – e põe recheio! Vale até ressaltar o recheado com DOCE DE LEITE, servido pelo pessoal da Gertrudes Gourmet. Esse povo mineiro sabe conquistar!!

Terminado o almoço voltamos ao MAP, conhecemos um pouco da exposição, da história do museu que foi um cassino e ainda tivemos contato com a Jardineira da Pampulha Retrô Tour, um veículo Chevrolet datado de 1957 que realiza passeios pelos principais pontos turísticos. (Primeira foto: Coisos On The Go)

Início do City Tour

Por volta das 15 horas seguimos para o City Tour, que nos levou aos principais pontos turísticos da cidade. Foram eles: a Igreja de São Francisco de Assis (outra belíssima obra de Oscar Niemeyer ), o Mirante do Mangabeiras e a Praça da Liberdade.

A Praça da Liberdade foi nosso último ponto de turismo e posso dizer que foi meu local preferido!

Por ser uma praça ENORME, bem arborizada, cheia de banquinhos, pipoqueiros e tudo mais que uma praça tem direito. Ficamos encantados com o corredor central de Palmeiras Imperiais. É também envolvida por muitos espaços culturais e prédios históricos. Dalí mesmo atravessamos a rua e conhecemos um pouco da amostra do CCBB.

Confraternização na Choperia Albanos

A noite, depois de tudo isso, finalizamos o dia na Choperia Albanos. Porque, né, gente? Esse negócio de caminhar o dia todo e tirar fotos cansa e dá muita sede. Ainda bem que nossos organizadores pensam em tudo. rs…

O bar serve chopp artesanal, super leve. Também bebemos drinks e nos serviram petiscos deliciosos! O grande prêmio da noite vai para a caipirosca de abacaxi de Marataízes (Sério gente, quando garçom especificou o local de origem da fruta eu tive que experimentar imediatamente. E foi nota 10!). O atendimento também merece destaque, impecável. Tivemos uma noite especial. (Fotos: 1 – Blog Apaixonados Por Viagem; 2 e 3 – Turistando no Mundo)

Domingo, 27 de Nov – Palestras

O último dia do Encontro de Blogueiros da RBBV foi dedicado à Palestras, painéis e workshops. Se eu tivesse que definir esse domingo com uma palavra, seria algo como “overcontent” ou excesso de conteúdo. Mas conteúdo de qualidade!

Algumas pautas:

• De blogueiro a empreendedor de sucesso;
  • Projetos criativos e inspiradores para elevar seu blog ao cume – Antônio Jr e Gustavo Ziller ( Idealizador do Projeto 7 cumes, com transmissão no Canal Off;
  • Relacionamento da indústria de turismo com os blogueiros – Moderação: Thiago Khoury, painelistas: Alberto G. Martins, Garon Piceli e Flavia Perin;
  • Conteúdo & SEO – Rafael Sette Camara do 360 Meridianos;
  • Turismo Sustentável/Responsável – Luiza Antunes (360 meridianos), Cris Marques (Dentro do Mochilão) e Claudia Saleh (Aprendiz de Viajante);
  • Workshop de Fotografia e Vídeo – Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Mauricio Oliveira (Trilhas e Aventuras) e Fabio Pastorello (Viagens Cinematográficas).

Nossas Considerações: Fazer parte desse evento foi algo de extrema significância para nós. Não conseguimos mensurar o valor do que foi tudo o que vivenciamos. Conteúdo de primeira, patrocinadores e apoiadores que acreditam no potencial dos Criadores de Conteúdo, e gente disposta a ajudar, compartilhar conhecimento, experiências, sorrisos. É algo que vai muito além do profissional cheio de formalidades, é um espaço onde você pode ser o que quiser. À todos os membros RBBV, nosso sincero agradecimento. Obrigada também àqueles que acreditaram, foi sucesso! Patrocinadores: Viajanet, EASYSIM4U, Zarpo, Booking.com. Apoio: Setur, Belotur e Complexo da Pampulha. Transportadora aérea oficial: Latam Airlines.

Abaixo o Carômetro dos participantes do Encontro (Foto: Alessandra Fratus / Tô Pensando em Viajar)

Blogs Participantes:

360meridianos | A Fragata Surprise | Abrace o Mundo | Andar Comigo | Aos Viajantes | Aprendiz de Viajante | Aprontando as Malas | As viagens de Trintim | Atravessar Fronteiras | Aventure-se | Bagagem de Memórias | Blog Apaixonados por Viagens | Blog da Glacy | Blog Pé na Estrada | Blog Só Viagem | Carta sem Portador | Cheap Trip | Coisos on the Go | Colagem | Colecionando Viagens | Com os pés no Mundo | Compartilhe Viagens | Contando Destinos | D&D Mundo Afora | Dentro do Mochilão | Desce Turismo | Destinos por onde andei | Diário de Turista | Dicas e Roteiros de Viagens | Dicas Nova York| Em Cantos Pelo Mundo | Entreviagens | Escolha Viajar | Foco no Mundo | Fora da Toca | Freitas para o Mundo | Gaby Pelo Mundo | Gastando Sola Mundo Afora | Guia&Turismo | Idas e Vindas da Carol | Janela para o Mundo | Juny pelo mundo | Kari Desbrava | Leve Sem Destino | Locomotiva Viajante | Longe e perto | Longe Voar | Love and Travel | Luana Prazeires Collection | Mari Pelo Mundo | Meu Destino | Mil e Uma Viagens (1001 Trips) | Mineiros na Estrada | Nerds Viajantes | O Baú do Viajante | Olívia Garimpando Por Aí | Papo de Turista | Para Viagem |Pegadas na Estrada | Próxima Parada | Próximo Embarque | Quer saber? Eu amo viajar! | Quero Viajar Mais | Retrip Viagens | RêVivendo Viagens | Rodei | Segredos de Viagem | Sendocy | Sentidos do Viajar | Tá na minha Rota | Tirando Férias | Tire a Bunda do Sofá | Tô Pensando em Viajar | Trilhamarupiara Diário de Viagens | Trilhas e Aventuras | Turista Profissional | Turistando com a Lu | Turistando no Mundo | Uma Senhora Viagem | Vamos por Aí | Viagem Mais Fácil | Viagem sem frescura | Viagens Bacanas | Viagens Cine | Viagens Invisíveis | Viaggiando | Viajanderia | Viajando com Bruno Sgromo | Viajando com Sy | Viajando em 3.. 2.. 1.. | Viajando no Mapa | Viajante Comum | Viajar pela Europa | Viaje em Família | Viajei Bonito | Viciada em Viajar | Vícios de Viagem | Vida Cigana | Vida sem Paredes | Vivi na Viagem | Volto Logo | Vontade de Viajar | Wanna Dreams | Xplora | Ziga da Zuca

O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem

Mônica Rodrigues

Leonina, brasiliense de alma e coração, graduada em Administração em Comércio Exterior e apaixonada por tudo o que envolve o ramo (apesar de não atuar nele). Tem verdadeiro fascínio pelo desconhecido. Acredita que pessoas se tornam melhores ao se depararem com o externo/ diferente, o que foge da “bolha”. Se sente em paz ao viajar e carrega consigo seu namô e sua família pra onde quer que vá.

19 comentários em “Belo Horizonte – Encontro RBBV 2016

• 19 de dezembro de 2016 em 11:09
    Permalink

Que máximo, queridos. Já começou bem demais esse trem de post hahaha. Muito legal mesmo, parabéns pelo trabalho e adorei o novo layout, tá demais!!!

• 19 de dezembro de 2016 em 11:48

Obrigada Fábio!! 🙂

Xará do noivo, só pode ser gte boa! hehehehe..

Esse trem dá é uma saudade, sô!

Bjim

• 18 de dezembro de 2016 em 22:03
    Permalink

Migaaaaa!! Adorei seu post. Rico, cheio de detalhes e claro, muita simpatia!!! Nossa, deu vontade de viver aquilo tudo de novo. Como faz?
    Obrigada por ter me oferecido um pedacinho do seu pão de queijo recheado com doce de leite. Só assim pude comprovar que mineiro não brinca em serviço. Aproveito também para fazer uma nota mental com um aviso para nunca mais passar perto desse pão de queijo dos deuses… kkk
    Amay te conhecer! Espero que a gente possa se encontrar em breve, seja no Rio, seja em Brasília, BH ou em qualquer lugar (rimou!)
    Beijos da Zê

PS: Te devo uma batida de côco 😉

• 19 de dezembro de 2016 em 01:09

Miga, ComoFazPelamoooor?!!

A saudade não passa, né? Tá um trem isso!

Obrigada pelo Feedback. Vindo de vc nos deixa ainda mais felizes! ^^

Ah..eu nem tendo burlar a minha mente, se tem uma coisa que eu sou louca é por um doce de leite, aí o Minêro pega e junta duas especialidades maravilhosas!? Judiação define bem… #adeusDieta. hehehe

Vamos agilizar esse reencontro, eu não consigo me contentar só em te ver no Stories.

Ps: Deve nada! Eu que devo alguma coisa ká senhora goste e ainda não descobri. :p

Beijão :*

• 18 de dezembro de 2016 em 17:53
    Permalink

Que bacana o post ficou!!! Adorei conhecer vocês seus lindos!!!

• 19 de dezembro de 2016 em 01:01
      Permalink

Obrigaaaaaaaaada Vivi, sua lyndah!

Nos inspiramos na sua postagem! 😀

Grande Beijo!

Saudades

• 18 de dezembro de 2016 em 17:49
    Permalink

O encontro foi muito bom!
    Já com saudades e esperando pelo próximo. 🙂

• 18 de dezembro de 2016 em 17:46
    Permalink

Legal o post Monica! O encontro foi muito bom.

• 18 de dezembro de 2016 em 17:45
    Permalink

Olá, estou lendo cada post, adorando ver o ponto de vista de cada um. O ponto comum entre todos nós é que ficamos encantados com o Encontro e conhecemos blogueiros muito legais. beijocas

• 18 de dezembro de 2016 em 17:48
      Permalink

Também já lemos alguns posts Lilian e estamos amando! Que saudade disso tudo, né? Beijão! 🙂

• 18 de dezembro de 2016 em 17:43
    Permalink

Ah… este encontro já deixou saudades!
    Te “vejo” na mentoria com a Lillian! 😆
    Bjs!

• 18 de dezembro de 2016 em 17:47
      Permalink

Ô, como deixou Ana Paula!

“É nóis” na mentoria..hehehe bjão 😉

• 18 de dezembro de 2016 em 17:32
    Permalink

Queridos, ficou PERFEITO o post!!! Parabéns pelo relato preciso e cheio de emoção. Beijocas

• 19 de dezembro de 2016 em 00:56

Obrigada Dri!! 😀

Que bom que vcs estão gostando, ficamos muito felizes!!

Ó, estamos nos inspirando muito no Atravessar Fronteiras, no I love Trip e no de uma amiga para criar nossa postagem sobre Bsb! Está 80% encaminhado e vai ser todo linkadinho!

Beijinhos!

• 18 de dezembro de 2016 em 17:31
    Permalink

😆 Este encontro foi sensacional, assim como esse post que contou tudo e transmitiu bem o alto astral destes dias em Belo Horizonte.

• 18 de dezembro de 2016 em 17:36

Opa, valeuzão Paulo César!! 😆
      Qual seu blog pra gte acompanhar? daqui eu não consigo ver nenhuma informação sobre vc. Mas calma que isso tá mudando…Estamos migrando pro WP, daí a comunicação vai fluir melhor!