Ao contrário do que muitos pensam, nossa cidade tem muito a oferecer. Veja você mesmo o guia de o que fazer em Brasília.
“Porque os atrativos da Capital vão muito além dos programas turísticos tradicionais.”
Olá queridos,
Estavam com saudades? Aposto que sim!
Antes de mais nada, gostaram da nova “cara” do blog??! 😀
(Diz que sim, vai?!..rs)
Esses dias estávamos nós, casal Leve Sem Destino, passeando pelo Planalto Central, curtindo uma paisagem bem verdinha, diferente dos tempos de secura que fazem o nariz sangrar, fazendo programas tradicionais (lanche/café/barzinho), outros alternativos: feira com food truck; ficando loucos com o florescer dos flamboyants, quando passou pela nossa mente: Brasília no blog, porque não??! E então criamos essa lista sobre o que fazer em Brasília.
Sim, hoje temos a dificílima missão: Falar sobre nossa cidade Mãe. O que fazer em Brasília? Buscar as melhores palavras para homenageá-la. Afinal, nascemos dela. Somos adaptados para viver no melhor estilo “calango do Cerrado”..rs.
Brasília, bem diferente do mostrado nos canais de TV, é uma cidade jovem, toda modernosa, cheia de curvas! #suspiros
Cosmopolita, arquitetada. Aqui há espaço para todas as mentes, crenças, tribos.
Queria eu conseguir palavras que expressassem tão bem o que é esse “quadradinho” em nossas vidas. Muito mais do que estereótipos prontos, frases formadas sobre o clima seco e as pessoas frias, Brasília é a união de todo um Brasil. E ora se não, de todo nosso planeta. Digo e repito: Aqui há espaço para todos, e a cada dia essa característica tem ficado mais evidente.
Pesquisando hotel em Brasília?
Encontre aqui várias ofertas e não pague nada no momento da reserva.
Reservando por esse link você nos ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso! 😉
Para chegar à Capital Federal não há mistério. Há vôos diretos de quase todas as capitais. Muitos deles costumam ter bom custo-benefício (Sampa e Rio, por exemplo). Logo, você consegue conhecer muito daqui em apenas um final de semana.
O que fazer em Brasília
Programa Turistão
Para quem está sem carro e quer conhecer os principais pontos em uma “lapada só”, recomendamos o City Tour Brasília. Nele você poderá conhecer os principais pontos projetados pelos grandes Oscar Niemeyer e Lúcio Costa; também poderá visitar a feirinha da Torre de TV, comprar souvenirs e fazer um lanche delícia.
Toda essa programação tomará boa parte do seu dia. Mas, se ainda assim, você fez tudo isso e quer mais, recomendamos que pegue um táxi ou Uber para o Pontão do Lago Sul. Assista ali o sol se pôr, magnificente.
O que fazer em Brasília – Programas Alternativos
No quadradinho
Picnik
Dos programas alternativos e com entrada gratuita, este é provavelmente o mais curtido pelo povo brasiliense e por quem escolheu esta cidade para chamar de sua.
Quem escolhe o evento para passar o dia, sempre encontra arte, música, moda, gastronomia e uma diversidade interessante de público.
Entrei na página deles e curti demais a “vibe”. Eles têm essa pegada que é a cara de Brasília. Um evento com espaço para todos, que atrai família, amigos, casais, expositores. Vi também que houve uma edição pet friendly recentemente, mas não sei se será possível levar seu amigo de 4 patas sempre.
Dica: Como o próprio nome diz, para este atrativo leve sua canga e sua cesta de lanches.
Obs: Evento que acontece em datas esporádicas e locais diferentes. Para acompanhar entre na Fan Page deles.
Feirinhas/Encontros de Food Truck
Porque eles tomaram conta da cidade. São uma febre, estão em vários pontos e vieram para ficar! São uma ótima dica de o que fazer em Brasília hoje.
Confesso que tinha um pé atrás em relação a esses veículos que vendem comidas e bebidas, pois os preços inicialmente não eram convidativos. Mas a pegada “diferentona” e a concorrência estão trazendo excelentes mudanças! Muitas vezes eles se concentram na Quadra 206 Norte, e neste mesmo local você encontra diversas opções.
Já vimos: Comida japonesa, Colombiana (Arepas <3), Mexicana, Indiana, Árabe. Além do tradicional hambúrguer, feito por alguns foods truck de forma artesanal. Também há crepes, Arroz Carreteiro (oxente!), comida de boteco…enfim, são tantos. Estamos longe de conhecer todos.
E sim, há os fuscas/kombis que vendem cerveja artesanal. Esses dias vimos uma kombi que vendia sucos, uns 5 sabores (Sucopira), todos expostos de uma forma divertida de se ver. Aliás, vou te contar aqui, esse povo investiu MESMO no negócio. Crise?! Informações extraoficiais dão conta de que o Geléia Burger, por exemplo, começou com um caminhão e hoje eles já estão com seis.
Chefs Nos Eixos
“Evento gastronômico promovido pelo site Querocomer. Comida gourmet na rua, comida de chef a preço acessível, feira gastronômica, domingo no Eixão” (fonte)
Já houveram várias edições do Chefs Nos Eixos desde que o evento foi criado, em 2014. A proposta é levar grandes nomes de famosos restaurantes da capital para cozinhar ao ar livre refeições gastronômicas vendidas a preços populares.
Já fui e curti o programa, que não tem local fixo para acontecer, mas varia entre os eixos Norte, Sul e Monumental.
O acesso é fácil para grande parte da população, logo, sempre lota. Isso não é ruim, mas é algo que precisa ser melhor adaptado, para receber a todos com uma boa estrutura.
Dica: Chegue cedo para garantir um bom local de permanência e seja um dos primeiros a fazer a refeição. Eu levaria também uma canga, pois é comum faltar cadeiras e mesas.
É um evento legal, mas com necessidade de melhorias.
O evento também conta com food trucks, “food kombis” e veículos vendendo cerveja artesanal.
Obs: Outro evento que ocorre algumas vezes por ano, acredito que umas 4.
Para saber mais e acompanhar: Facebook
O que fazer em Brasília – Tome Cerrado
Parque da Cidade
Um dos maiores Parques Urbanos do mundo, o maior da América Latina, localizado na região central da cidade e com acesso partindo de vários pontos. Possui uma área verde de 420 hectares e uma enorme infraestrutura de lazer a céu aberto.
Conta com pistas de caminhada\corrida, ciclovia, parques internos para crianças (Nicolândia, Ana Lídia, Castelinho), lagos, churrasqueiras comunitárias, quadras poliesportivas, quadradões de areias, restaurantes, quiosques, entre outros.
Conta também com uma extensa área coberta utilizada para shows, feiras e eventos culturais – Pavilhão de Exposições.
Bastante democrático, aqui você pode levar a família, os amigos, o cachorro e curtir um dia inteiro!
Parque Olhos D’água
Localizado no final da Asa Norte, Superquadra Norte 413\14. É um parque bem menor que o anterior, que também possui um bom espaço para corridas\caminhadas (pista curta, 2 km de pista de cooper, trilhas e um lago central, chamado de Lago dos Sapos). A única desvantagem deste parque é não ser permitido entrar de bike, patins ou skate.
Bom para: Caminhada/corrida, pic nic.
Procurando aluguel de carro em Brasília?
Na região do Distrito Federal, existem muitos atrativos distantes que vale muito a pena conhecer. Já pensou em conhecer o Congresso Nacional por conta própria? Então, compare aqui em mais de 100 locadoras e busque pelo melhor preço!
Reservando por esse link você nos ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso! 😉
Raia Norte
Caminho do Lago Norte, segue “reto toda a vida”, ao lado do Clube do Congresso. Mais um espaço ideal para esportes na orla, SUP, caiaque e remo. Eventualmente acontecem eventos para reunir a família. E como o SUP está em alta, não podemos deixá-lo de fora de o que fazer em Brasília domingo, por exemplo.
Até o final do ano de 2015 frequentávamos muito essa raia, para aulas de Treino Funcional. A dureza era só acordar cedo, mas super valia a pena, pois depois das aulas exaustivas éramos liberados para o refrescante lago.
Água Mineral
Um dos mais conhecidos parques ecológicos de Brasília. Aqui você entra em contato direto com a fauna e flora do Cerrado. Uma excelente pedida para quem curte trilhas, piquenique, piscinas abastecidas por nascentes (ou seja, água corrente e limpinha) e um dia energizante!
O parque tem duas piscinas conhecidas popularmente por “Nova” e “Velha”, mas ambas em ótimo estado de conservação.
“Ao todo, o parque possui 30 mil hectares de extensão. A área é preservada e tem duas trilhas, a trilha da Capivara, que dura cerca de 20 minutos para percorrer e a do Cristal Água, com cerca de 1 hora de duração.
O parque tem ainda dezenas de nascentes que brotam da terra com água pura e limpa. As águas do parque formam 3 importantes bacias hidrográficas no Distrito Federal, a Tocantins, Paranoá e a bacia de São Francisco.” (Fonte)
Entrada: R$: 13,00 (Dez\2016)
Dicas:
1- Evite ir aos finais de semana, pois fica bem lotado.
2- Não alimente os animais – É comum ver macacos perto dos visitantes e eles costumam ser um pouco abusados, cuidado. Eles podem roubar seu lanche…rs
Calçadão da Asa Norte
Mais uma opção de lazer ao ar livre, onde você pode fazer programas gratuitos (picnic, levar as crianças ao parque, exercícios) ou pagos: Caiaque, SUP, pedalinhos.
Ermida Dom Bosco
Porque o brasiliense resolveu tomar conta do seu espaço. Mais uma opção democrática e ao ar livre, que tem ganhado o coração de todos no quesito “o que fazer em Brasília”. Localizado no Lago Sul (QI29). O espaço recebe jovens praticantes de esportes “radicais” (skatistas, patinadores e ciclistas que se jogam de uma rampa para o lago), famílias com seus pets, grupos de amigos interessados em se refrescar no lago e casais apaixonados a fim de contemplar um dos pores do sol mais bonitos da cidade!
Jardim Botânico
O Jardim Botânico possui uma vegetação composta predominantemente por plantas do Cerrado, que podem ser contempladas nas trilhas.
“A área acessível à visitação é composta pelo Centro de Visitantes, Centro de Excelência do Cerrado, área de Piquenique, Orquidário, Cactário, Biblioteca, Permacultura, Anfiteatro, Trilhas Interpretativas e Jardins Temáticos.” (fonte)
Há ainda um espaço para café da manhã no estilo piquenique, o Restaurante Café Jardim Bom Demais. Sob os pés de eucaliptos, o cardápio oferece diversas opções de café da manhã, brunch, almoço e lanches.
Ficamos sabendo pela primeira vez por um post da Cynara Vianna, Blog Cantinho de Ná. Depois disso, já visitamos o local algumas vezes e adoramos.
E mais:
Tem parquinho para a criançada e escolinha de bike com bicicletas e instrutores.
Entrada: R$: 5,00 – Idosos, crianças e portadores de necessidades especiais não pagam.
Dias e horário de funcionamento: terça a domingo, de 09 h às 17 h.
Aos finais de semana é bom reservar: (61) 3366-5732
Eixão do Lazer
Dos espaços públicos ocupados por seus “donos” (nós), o Eixão do Lazer é para mim o mais democrático de todos, pois são 14 km de área livre asfaltada, que cortam a Capital Federal de Norte ao Sul. O acesso é super fácil para quem mora nas “Asas” de Bsb. Para quem vem dos arredores e das satélites, basta descer em qualquer parada do Eixinho (transporte público). Ou estacionar nas entrequadras.
Nesse grande Centro de lazer, você encontra corredores, ciclistas, skatistas e praticantes de esportes ao ar livre em geral. Também topa com famílias em uma caminhada, carrinhos de bebê, cães e toda a sorte de brasilienses e não brasilienses aproveitando bem este amplo espaço.
Há sempre pelo caminho vendedores de água de coco, afinal aqui o sol reina forte boa parte do ano. Alguns pontos possuem ainda brinquedos infláveis e aluguel de triciclos para adultos e bicicletas para crianças. (No final da Asa Norte há um desses).
Se eu não te convenci ainda de que o Eixão é uma excelente pedida para curtir seu domingo ou feriado na Capital do país, vou fazer uma última tentativa…rs. Convidá-lo a ver a visão da Dri, (Adriana), do Blog Atravessar Fronteiras,que é outra brasiliense apaixonada pelo quadradinho, e faz tudo isso aqui com maridão, filhos e o cachorro. Faz sozinha também, porque ela é do time saúde, corredora profissional!
São nesses Eixos que costumam acontecer eventos de tempo em tempos. Um deles, o Chef nos Eixos, já mencionado aqui.
Dia de funcionamento: Domingos e feriados.
CCBB
Localizado no Setor de Clubes Sul, ao lado de um dos cartões postais de Brasília ( a Ponte JK), o Centro Cultural Banco Do Brasil de Brasília “é a terceira instituição cultural mais visitada no Brasil e a 38ª no mundo” de acordo com a publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2014), fonte.
A primeira opção cultural preferida entre os brasilienses e muitos dos que visitam a cidade. Lá as exposições são gratuitas, as sessões de cinema e teatro tem um custo bem baixo, além de contar amplo espaço verde e esculturas que servem de brinquedos para as crianças. Um convite para um dia inteiro de piquenique.
O fato de estar um pouco afastado do centro não impede ninguém de conhecê-lo. Há ônibus gratuito saindo de vários pontos.
Para saber um pouco mais sobre este rico atrativo e a experiência de uma mãe com seus pequenos, acesse o Blog da Dri – Atravessar Fronteiras. Também indico o texto da Sylvia – Sentidos do Viajar , que teve um agradável dia e curtiu bastante todos os espaços deste lugar.
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Todas as informações úteis você encontra no site do CCBB de Brasília
Torre de TV
Sim, faz parte do programa tradicional para turistas. Mas super se enquadra no quesito “vamos amigo, vou te mostrar muita coisa bacana!”
É um atrativo de turismo que você DEVE conhecer, não só por proporcionar uma espetacular vista de onde está a parte central do avião, nem apenas por conta da bela fonte em frente a torre, mas sim por todo um conjunto: visual urbano de agradar os olhos, feirinha de artesanato com produtos variados e praça de alimentação que reúne sabores do Brasil.
Somos daqui e temos aproveitado esse programa cada vez mais. Super recomendo um fim de tarde contemplando um por do sol. E migo(a), dá uma olhada no que foi esse “fim de domingo” que tivemos.
Torre Digital – A Flor Do Cerrado
Outro atrativo que devemos visita. Este monumento foi inaugurado em 21 de abril de 2012, no aniversário de 52 anos dessa jovem capital.
Fiz uma breve pesquisa e pude constatar que a flor ainda não está preparada para receber o turismo, infelizmente. As cúpulas ainda não estão abertas para visitação, apenas o mirante superior, o que ainda assim, garante uma vista fenomenal, segundo relato de alguns visitantes.
A ideia desse projeto, mais um de Oscar Niemeyer, é que a cúpula mais alta abrigue um bar-café e a mais baixa seja voltada para exposições sazonais.
As visitações são limitadas a um tempo curto de permanência no mirante. Li também relatos de longas filas. Mas claro, se você tiver a oportunidade, por que não? A obra está localizada no Setor Habitacional Taquari. Não há acesso fácil por transporte público, mas conta com estacionamento gratuito.
.
Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt
Se ainda com as condições adversas, você resolver visitar a Flor do Cerrado, aproveite para conhecer também esse Santuário, sendo católico ou não. Por experiência própria: o local transmite muita paz.
O Santuário (que por foto parece mais uma fofa capela), fica a pouco mais de 1 km de distância da Torre e tem uma arquitetura que lembra uma construção européia. Também agrada pela bela visão panorâmica
“Uma réplica minúscula do santuário original, cercado por um jardim bem cuidado, impossível você não se ajoelhar e agradecer o bem da vida” (Fonte: TripAdvisor)
Dica:
1- Para visitar a Flor do Cerrado e o Santuário, vá de chapéu/boné, leve uma garrafa d’água e use protetor solar.
2- Faça o programa que faremos em breve, esteja lá no finalzinho da tarde, para contemplar o descer do sol.
3- Para os católicos de plantão: Há missas durante a semana e finais de semana. Ao que parece a missa de domingo ocorre as 16 horas.
QUE TAL FICAR MOTORIZADO EM BRASÍLIA?
Brasília é famoso por ser tudo longe. De certa forma é verdade. Porém, por ser uma cidade planejada, é muito fácil dirigir por aqui. Então, compare aqui em mais de 100 locadoras e busque pelo melhor preço!
O que fazer em Brasília a noite – Balada LGBT
Como já disse anteriormente (e mais de uma vez), Brasília tem espaço para todo(@)s, e essa lista é democrática, para todo o tipo de público.
Este tópico é especificamente voltado para o público LGBT, que correu no Parque da Cidade, visitou as exposições do CCBB, comeu um hambúrguer do Geléia e agora tá tod(@) trabalhad(@) na vontade de “bater cabelo”.
Besssha, a senhora gostou que eu tô sabendo! Hahaha
Bares
O público GLS, como bom baladeiro que se preze, não chega ao frevo de cara lavada, faz o “esquenta” nem que seja para pedir uma sprite com limão. Logo, nada mais justo do que listar os bares preferidos deste público, que são: O tradicional Beirute da Asa Sul, Bar Barulho (Parque da Cidade), 5uinto Bar e Pinella (espaço bacana com música boa).
Boates
Já as boates preferidas: 5uinto (sim, tem bar e boate, mas não no mesmo espaço), Velvet Pub, Victoria Haus, La Ursa…olha, são muitas.
O que fazer em Brasília a noite – Festas Famosas
Acontecem esporadicamente, mas fique feliz, sempre tem alguma. Abaixo duas bem cotadas.
Mimosa
Festinha boa, toca de tudo e quando eu digo tudo, é TUDO mesmo. Rsrs…
Fomos uma vez em 2014 (se não me engano), onde a Mimosa foi no Laguna, uma casa de festas flutuante (barco), às margens do Lago Paranoá. Nesse dia super curtimos a música, os drinks, o espaço para dança, o espaço Lounge no gramado, onde disponibilizaram cangas para quem quisesse desfrutar de menos badalação.
Odara
Famosa nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi eleita a melhor festa de música brasileira pelo jornal Folha de São Paulo.
“A Festa Odara é uma festa dedicada à música brasileira ao estilo tropicalista: sempre confrontando gerações e ritmos musicais com bandas ao vivo e/ou DJs. […] É a festa que mais trouxe artistas da nova geração para o seu palco.” (fonte: FanPage Festa Odara).
Além dessas alternativas, não podemos deixar de mencionar a Parada Gay de Brasília que acontece todos os anos. Este ano ocorreu em Junho.
O que fazer em Brasília – Contemplação de Ipês
Porque nem só de curvas arquitetônicas é feita a Capital.
Não conhecemos todos os Estados brasileiros, mas algo me diz que Bsb é uma das cidades onde o cerrado e o concreto mais harmonizam-se entre si. Obviamente que também temos problemas de escoamento em épocas de fortes chuvas, mas aqui somos privilegiados por uma diversidade enorme de todos os tipo de árvores, dentre elas os famosos Ipês.
Somos conhecidos pelo clima seco, algo que de cara remete ao sofrimento. “Olha lá o brasiliense, ele sofre com problemas respiratórios, não dorme direito, bota sangue pelo nariz”…
Mas acredite, é no meio desse cenário “decadente” que surgem as maiores belezas. Podemos facilmente tirar fotos de alguns Ipês e enviá-los como nosso cartão postal.
Não crê? Dá uma olhada…
Sim, este ano paramos para ver esses Ipês em detalhes. Nossos famosos pompons são lindíssimos e merecem um bom tempo de atenção.
Os Ipês começam a florescer a partir de maio (os roxos e rosas), seguindo até setembro (Amarelos e brancos).
Dica: Faça um piquenique no Parque da cidade (ou qualquer outro) embaixo de um desses.
O que fazer em Brasília – Dicas de outros blogueiros!
E aí meu povo, estão gostando?? Se vocês querem ainda mais opções, colem aqui no casal Carla e Erval, eles tem nada menos que 101 (isso mesmo, cento e um) programas imperdíveis para curtir Brasília! E olha que eles são paulistas. Isso que eu chamo de paixão pelo quadrado! Blog I Love Trip.
Calma que tem mais: Blog Raízes do Mundo!
É gente, acho que temos uma lista sobre “O que fazer em Brasília” para agradar até o mais exigente dos seres. A postagem ficou (só um pouquinho) extensa, mas acho que consegui transmitir bem o recado.
E olha, há mais atrativos do que todos os listados e linkados, a tendência é surgir mais conteúdo, em breve! E ainda tem gente que diz que não há o que fazer em Brasília.
E galera das Satélites, a próxima missão é explorar os arredores e aumentar nossa lista sobre o que fazer em Brasília. E isso é quase que uma obrigação, pois eu mesma não moro na região central, estou há 16 anos em Sobradinho. Antes morei na Ceilândia.
É isso meus queridos, espero que as dicas aqui ajudem muito nossos visitantes, que são sempre bem vindos. Só não vale falar mal da nossa cidade, porque aí a gente roda a baiana!
Faltou alguma coisa? Conta pra gente nos comentários. Vamos fazer desse espaço um guia geral sobre o que fazer em Brasília! 😀
O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.