Bem vindos à Região das Águas e Cavernas do Cerrado. Território que compreende não apenas o Parque Estadual Terra Ronca, em São Domingos e arredores; como também as localidades de Mambaí, Formosa, Posse, entre outras.
Localizado no Nordeste do Estado de Goiás, entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, o Parque Estadual Terra Ronca (PETeR) guarda um dos maiores complexos de cavernas do país.
Criado em 1989, com 57 mil hectares, o Parque Estadual Terra Ronca “abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul. Existe na área feições como cavernas, grutas e dolinas, além da riqueza da fauna e flora exclusivas do ambiente cavernícola, bem como espécies do Cerrado ameaçadas de extinção. Possui belezas cênicas como cascatas, cachoeiras e rios de águas cristalinas”. (fonte)
Por que Terra Ronca?
A primeira teoria é “devido ao ronco que o rio faz dentro das cavernas”, por isso o nome Terra Ronca.
Já a versão dada pelo Nelsilvan, nosso guia, seria por conta dos cavaleiros tocando a boiada nos arredores da região, fazendo eco e reverberando dentro das cavernas.
Onde Fica o Parque Estadual Terra Ronca
O Parque Estadual Terra Ronca fica entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, sendo 400 quilômetros distante de Brasília (BR020 – GO 112) ou 440 quilômetros se você optar em chegar por São Domingos (BR 020). Uma viagem que leva cerca de 6 horas ou mais, devido ao fluxo de caminhões em pista simples ou por conta da estrada de terra.
Distâncias de Brasília e Goiânia até o Parque Estadual Terra Ronca
O Parque Estadual Terra Ronca fica a pouco mais de 400 quilômetros de Brasília e 600 quilômetros de Goiânia. O aeroporto mais próximo é o de Brasília.
Como Chegar em Terra Ronca
Partindo da capital, Brasília, o segue-se pela BR-020. Caso o viajante queira ficar só nos arredores do Parque, deverá entrar sentido Posse e Guarani de Goiás.
Porém, caso o roteiro inclua atrativos em São Domingos, a estrada é seguindo pela BR-020, “reto toda a vida”, chegando a acessar uma parte do território da Bahia, mas virando à esquerda no trevo para São Domingos, que fica em São Desidério – BA.
Infelizmente não é recomendado ir a Terra Ronca de ônibus, visto que todos os atrativos são distantes uns dos outros e não há transporte no povoado.
Se você quer muito ir mas não tem veículo ou não dirige em estrada, fale comigo. Monikete é Guia de Turismo e pode levar você!
Mapa de Terra Ronca
O que Fazer em Terra Ronca
Com cerca de 260 cavernas catalogadas, cachoeiras, nascentes, veredas e riquíssima fauna e flora; Terra Ronca é o destino ideal para os espeleologistas e amantes da natureza – como eu e você 🙂).
Guia em Terra Ronca
Para tanta aventura nesses locais, em sua maioria, absolutamente escuros e com características peculiares, é obrigatória e imprescindível a presença do condutor local.
Nós contratamos o Nelsivan, que é nativo, conhece muito bem os interiores daquelas imensas grutas e de quebra, ainda faz fotos excelentes!
Não gente, os interiores das cavernas não são iluminados! hehehe.. Alguns guias mais espertos levam pequenas lanternas. Eles pegaram essas dicas com fotógrafos e fizeram sua própria divulgação.
Contato Nelsilvan
Outros guias em Terra Ronca
Nós também recomendamos o trabalho do Willian (@terraronca_wilian), que mora em São Domingos e tem verdadeira paixão por tudo aquilo.
E claro, seu Ramiro (@ramiro.terraronca), que é praticamente o precursor de toda a atividade praticada nessa rica região de cavernas.
Cavernas
Para o público geral, são 5 cavernas abertas para visitação, que são:
Caverna Angélica
A 8ª maior caverna do Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Cavernas feito pela Sociedade Brasileira de Espeleologia. São mais de 14 quilômetros para percorrer todo seu interior, sendo necessário pernoitar dentro dela.
Mas calma que se você não quer se aventurar tanto, pode fazer apenas o percurso tradicional, feito por qualquer visitante. São apenas 3 quilômetros de trilha, mas o suficiente para vermos os salões, as estalactites, estalagmites, as cortinas, o espelho d’água, as bacias de travertino e tantas outras formações belíssimas.
Terra Ronca I e II
Cartão postal de Terra Ronca. Seu monumental portal com 96 metros de altura por 120 de largura, faz desse atrativo o mais visitado e exuberante.
Sua trilha é relativamente curta, tendo apenas 800m até a ressurgência (nome dado à saída da caverna, quando há). Seu percurso é uma aventura, pois possibilita ao visitante voltar à entrada principal passando por cima da enorme formação. Nada menos do que 110m de altura.
Já a Caverna Terra Ronca II foi batizada assim por ser, em um passado muito distante, parte da Terra Ronca I. Após um desmoronamento, elas passaram a ser duas cavernas.
Considerada uma das trilhas de percurso difícil, a Caverna Terra Ronca II é um desafio para quem busca explorar seu interior. As boas línguas falam que todo seu esforço é recompensado pela beleza estonteante.
Caverna São Bernardo
Dos mais belos interiores, com grandes salões, formações imensas e paredões bem altos. Sua entrada é através de uma dolina (depressão no solo que forma uma cratera circular na superfície. Acontece geralmente em estruturas rochosas constituídas por calcário).
Nela, além de todas as formações já mencionadas, encontramos também pequenos animais que habitam seu interior e as curiosas pérolas esculpidas pela água.
Caverna São Mateus
A maior caverna do Parque, 4ª maior do Brasil, com aproximadamente 24 quilômetros de extensão. Seu acesso é feito através de uma pequena fenda com o auxílio de cordas.
Caverna São Vicente
Com 17 quilômetros de extensão, essa também é considerada uma das maiores do país. Provavelmente a experiência mais radical de todas as cavernas visitadas do Parque Estadual Terra ronca, pois só é possível acessá-la em um rapel de 30m.
Em seu interior, nada menos do que 14 cachoeiras dão o toque especial ao/à aventureiro(a) que habita em nós..rs.
Você sabia?
Quase todos os animais que vivem nos interiores das cavernas de Terra Ronca são cegos. A exceção vai para os morcegos e a aranha armadeira.
Além desses dois seres vivos mencionados, a fauna das caverna engloba ainda alguns pequenos peixes albinos, o amblipígio (parente da aranha), grilos, alguns aracnídeos e muitos mosquitos rs.
Mas Terra Ronca não é só caverna. Por lá você pode ainda se refrescar em banho de cachoeiras, que são:
Cachoeiras
Cachoeira das Palmeiras
Cachoeira de fácil acesso, água cristalina e um mirante de fazer qualquer um suspirar e agradecer por estar presente em um local abundante em águas e mata nativa.
A Cachoeira das Palmeiras fica próxima à Caverna São Bernardo (que em dado momento, se une a outra caverna, a Caverna das Palmeiras, onde os dois rios, São Bernardo e Palmeiras, se encontram). Assim, é uma ótima pedida para o descanso pós-caverna.
Cachoeira São Bernardo
Outra cachoeira que além de ser belíssima, forma uma pequena praia. Ideal para famílias com crianças.
E mais…
Terra Ronca vai muito além das cavernas e cachoeiras; tem nascentes e veredas, paisagens de tirar o fôlego.
O que Fazer em São Domingos
Em Terra Ronca você deve parar para ficar, nem que seja 1 dia inteiro em São Domingos, município a qual pertence o Parque Estadual Terra Ronca. Os motivos estão logo abaixo:
Nascente na Fazenda Suçuarana
Um atrativo relativamente novo. Esse percurso de rio é formado por nascentes que vem da Serra Geral. Água puríssima, cristalina.
São dois pontos de banho diferentes, mas ambos fazem parte da fazenda.
Para acessar esse local, fale com o Willian ou com a Julia (@parque_terra_ronca). Ambos estão autorizados a levar grupos.
Veredas de São Domingos
A paisagem mais bonita de cerrado, para mim, está nessas veredas. Gente, só de olhar é imediata a sensação de paz.
Nessas Veredas é possível fazer flutuação. Quem opera esse tipo de atividade também é o Willian, então fale com ele.
Se você não souber nadar, fique tranquilo, pois o Willian disponibiliza colete salva-vidas e snorkel, além de passar todas as orientações e praticar a atividade junto.
Dica: Faça os dois atrativos, Nascente e Veredas no mesmo dia. É tranquilo e ainda dá para pegar um pôr do sol belíssimo na orla da cidade de São Domingos, perto do letreiro.
Onde Ficar em Terra Ronca
Pousada Sertão Veredas
Nossa escolha em São Domingos. Uma hospedaria simples, mas super bem localizada, perto de pequenos comércios e da lagoa do rio São Domingos.
Na Pousada Veredas ficamos em um quarto duplo com uma cama de casal e 2 de solteiro; banheiro privativo, varanda, TV, ar condicionado e frigobar.
O café da manhã, incluso na diária, possuía boa variedade de opções, como pães, frutas, sucos, geleias e ovos preparados na hora.
Mas o melhor da pousada é o staff, todos muito atenciosos e dispostos a ajudar.
E deixa eu te dizer uma coisa, é o casal Willian e Julia, que tem autorização para nos levar às Nascentes e Veredas de São Domingos, então se você estiver hospedado(a) aqui as coisas ficam bem mais fáceis.
Pousada Estação Lunar
Localizada perto do Parque Estadual Terra Ronca, essa pousada possui dependências simples, com café da manhã e refeições (pagas à parte), muito bem avaliadas e um staff empenhado em ajudar na experiência.
Hospedagem Portal da Terra
Hospedagem localizada no Povoado de São João, entre os principais atrativos de Terra Ronca. Destaque para o café da manhã, a simpatia do anfitrião e um mirante próprio para o visitante assistir ao pôr do sol.
Pousada Alto da Lapa
Nossa escolha em Terra Ronca. Essa pousada além de estar em excelente localização, a apenas 850 metros da caverna Terra Ronca 1, oferece um maravilhoso tratamento ao hóspede.
Absolutamente tudo posto a mesa de café da manhã é feito ali mesmo, pelas mãos mágicas de Dona Aenis, que acorda muito antes do galo cantar, as 3:30, para colocar as mãos -literalmente – na massa.
Além da farta oferta gastronômica, de comida feita na hora e salada colhida diariamente; ainda aproveitamos uma piscina que estava em excelente temperatura, a vista que é super privilegiada e todo o charme de redes, balanços e plaquinhas.
Para entrar em contato com o pessoal da Pousada Alto da Lapa, acesse esse whatsapp.
Hospedagem do Seu Ramiro
Que tal ficar na casa do precursor do turismo em caverna em Terra Ronca?
A casa do seu Ramiro, figura única e conhecedor de tudo ali – literalmente, o homem das cavernas – é mais uma opção simples, super em conta, que oferece também café da manhã a um precinho de R$ 15*, Jantar R$ 30* e lanche para a trilha. Refeição caipira, feita em fogão a lenha, do jeito que a gente gosta.
Hospedagem em quarto ou camping.
Seu Ramiro ainda pode ser seu guia e te levar para as melhores cavernas
*(valores ref. a out. 2023)
Clique aqui para entrar em contato com Seu Ramiro.
Observação
Todas as hospedagens – especialmente as localizadas próximas ao Parque Estadual Terra Ronca – são simples na estrutura.
O “luxo” em Terra Ronca está em toda a variedade de café da manhã feito artesanalmente, na possibilidade de contato com araras vermelhas e canindé, nas refeições feitas de forma caseira, no carinho e atenção prestados pelos anfitriões e na natureza que nos cerca.
Não espere quartos amplos, amenidades de hotel ou mesmo frigobar.
O ideal aqui é levar uma quantia (em dinheiro, pix ou cartão), para pagar as refeições e lanches para a trilha.
Média de cada refeição – prato individual: R$ 35/40 (muito bem servido).
Distâncias dos Atrativos de Terra Ronca
- São Domingos à Caverna Angélica: 20 quilômetros;
- São Domingos ao Povoado: 40 quilômetros;
- Povoado à Pousada Alto da Lapa:13 quilômetros;
- São Domingos à Caverna Terra Ronca 1: 53 quilômetros.
Obs: A Caverna Angélica está localizada entre São Domingo e o Povoado de São João, sendo uma boa pedida para o dia pós ida às nascentes e flutuação, antes mesmo de fazer o check-in na segunda hospedagem.
Quantos dias ficar em Terra Ronca
5 dias e não se fala mais nisso. rs Ok, se você não dispõe de 5 dias inteiros, pelo menos 3 seria o ideal para explorar 3 cavernas e ao menos, 1 rio.
Quando ir a Terra Ronca – Melhor Época
Por se tratar de cavernas, com passagem de rio por dentro em quase todas, a melhor época para se estar em Terra Ronca seria a seca – de abril a outubro, geralmente.
De todo jeito, o parque recebe visitantes mesmo em época de chuvas, podendo haver passeios em alguns dos atrativos, caso o clima esteja aberto.
Para quem não sabe: as chuvas no cerrado costumam acontecer quase sempre em um período do dia. É muito comum amanhecer com céu azul e fechar o tempo em meados da tarde. Difícil “invernar” (chover o dia inteiro).
O Que Levar à Terra Ronca
Roupas
- 2 Botas ou tênis para as trilhas (tenha duas pois uma vai molhar completamente nas cavernas);
- Calça de trekking/ legging (protegem melhor as pernas contra arranhões nas pedras, picadas de mosquitos etc);
- Camisas manga longa com fator de proteção UV (mais uma vez, esse tipo de camisa irá proteger melhor contra a luz solar, mosquitos etc);
- Roupas de banho;
- Boné, óculos escuros, protetor solar;
- Meias cano longo;
- Mochila;
- Ítens de higiene pessoal;
- Medicação de uso recorrente ou para necessidades básicas, como analgésicos, anti-séptico;
Obs: Os EPIs deverão ser disponibilizados pelos guias, que são capacetes e lanternas de cabeça. Caso você tenha lanternas, leve, pois sempre pode ajudar – inclusive na hora de fazer as fotos.
Alimentos para os Atrativos
Caso você queira garantir seu lanche, leve:
- Pães de forma;
- Ingredientes para seu sanduíche (caso precise mantê-los na geladeira, entre em contato com a hospedagem);
- Frutas in natura;
- Frutas desidratadas;
- Castanhas;
- Água – pelo menos 2L para cada trilha/caverna;
- Barras de cereal/barras de proteína;
Biscoito e suco de caixinha podem ser quebra-galho na hora de uma reposição instantânea de energia – caso você não tenha restrição quanto a ingestão dos mesmos.
Dica de sanduíche energético:
Pão de forma, pasta de amendoim e banana nanica ou prata. Faça um sanduba com esses 3 ingredientes e depois volte aqui para me contar o que achou. 🙂
Roteiro 5 Dias em Terra Ronca
Dia 1
Chegada à São Domingos: Check-in na hospedagem e ambientação.
Assistir ao pôr do sol na orla da represa de São Domingos. Funciona como uma grande lagoa mesmo.
Dia 2
Manhã
Visita à Nascente da Fazenda Suçuarana. 2 pontos de banho.
Dica: Ao sair da fazenda peça para o Willian descer com vocês a rodovia que corta a Serra Geral, é ali pertinho (e talvez você já tenha passado por esse local, mas vale a pena repetir, é um dos trechos de estrada mais lindos desse Goiás).
Há a possibilidade de agendar almoço caipira com o pessoal da fazenda. Se informe.
Tarde
Flutuação nas Veredas de São Domingos: Uma delícia! Colete salva-vidas e snorkel são disponibilizados pelo Willian;
Final do dia na orla do rio São Domingos. Aquele pôr do sol é incrível!
Dia 3
Manhã
Caverna Angélica: Check-out na pousada após café da manhã e seguir até a Caverna Angélica, que fica entre São Domingos e o Povoado de São João.
Dificuldade: fácil. cerca de 3km de trilha no total.
Observação: tenha algum guia já agendado. Caso o Willian não possa acompanhar, fale com o Nelsilvan, o seu Ramiro ou outro guia local. Não é recomendado chegar em Terra Ronca sem guia, pois pode ser difícil encontrar um de imediato.
Tarde
Check-in na hospedagem.
Descanso na piscina.
Dia 4
Manhã
Caverna São Bernardo: Prepare-se para molhar os pés – e o corpo quase todo. Uma das experiências preferidas por quem passa no Parque Estadual Terra Ronca.
Dificuldade: intermediária. Percurso total tem cerca de 4 quilômetros.
Tarde
Cachoeira das Palmeiras: O descanso após a experiência – gostosa – da Caverna São Bernardo. Cachoeira linda, de fácil acesso. O visitante pode ir por conta, sem necessidade de guia.
Dia 5
Caverna Terra ronca I: A grande boca. Belíssima! Uma experiência diferente, pois ida e volta não são pelo mesmo local – retorno por cima da caverna. Uma vista estupenda de 110m.
Observação: Não vá até a beira do topo (como fiz), pois é arriscado. rs
Dica: Caso você tenha bom preparo físico e tenha esse dia inteiro em Terra Ronca, recomendo fazer também a Caverna Terra Ronca II. Dizem que o que ela tem de bela, tem de difícil. Uma trilha mais técnica, que exige bem dos membros inferiores e superiores.
Quanto Custa uma viagem a Terra Ronca
Trabalhamos com valores R$ rs. Por alto, o que mais você precisa saber sobre o quanto custa uma viagem a Terra Ronca é:
- Hospedagem: na faixa dos R$ 250 a diária/casal com café da manhã (em São Domingos ou próximo ao Parque);
- Entrada na Fazenda Suçuarana e Veredas: R$ 10 (cada atrativo, por pessoa);
- Guia para levar às nascentes e fazer a flutuação: R$ 160;
- Guia em Terra Ronca: R$ 250. Se você estiver em grupo vale muito a pena;
- Alimentação: almojanta na pousada Alto da Lapa – R$ 35/40 o prato individual;
- Porção de frango a passarinho e batata frita na orla da lagoa de São Domingos: R$60.
Dicas Gerais Terra Ronca
Lembre-se de abastecer em São Domingos, Guarani de Goiás ou Posse, pois no povoado não há posto de combustível.
A estrada de São Domingos até o povoado de São João é ruim, tendo partes com muitas pedras, então é melhor viajar em carro alto ou seguir “na manha”, sem pressa, ou você pode ter um pneu rasgado – ou algo pior.
O valor dos guias varia, na faixa dos R$ 250*, podendo ser dividido em um grupo;
Saiba: O valor do guiamento é calculado por caverna, não por dia.
No mais, dentro do Parque Terra Ronca eu achei as distâncias relativamente próximas, afinal somos acostumados a rodar entre 35 e 70 quilômetros de estrada de chão na Chapada dos Veadeiros (rs).
Otimizando bem sua hospedagem fica fácil se deslocar sem cansar muito.
Caso você tenha mais tempo livre, outra possibilidade é conhecer Terra Ronca e Mambaí na mesma viagem, que foi o que fizemos. Em breve, venho com todas as informações sobre essa vizinha que também tem belezas únicas!
Espeleologia em Terra Ronca
Com certeza o Parque Estadual de Terra Ronca é um sonho para muitos espeleólogos. Diferente do roteiro tradicional, que permite que nós, reles mortais (rs), possamos explorar 5 cavernas na região, os espeleólogos podem, com autorização do parque e acompanhamento de um guia local, explorar outras cavernas e ir além do percurso tradicional liberado para nós.
Lembra que a Caverna Angélica é uma das maiores do país? Pois bem, é possível pernoitar nela, uma experiência que dura 24 horas.
Visite Terra Ronca
Toda essa região possui um enorme potencial turístico, mas infelizmente o poder público ainda não enxerga isso. De todas as cidades interioranas que já visitei, o Povoado de São João foi o que mostrou menos estrutura para atender a demanda de visitantes. Aquela região guarda uma variedade absurda de espécies endêmicas, sendo considerado hotspot de biodiversidade, mas faltam estudos e cuidados com a conservação.
O que posso fazer aqui, como guia de turismo e comunicadora, é encurtar distâncias. Conhecer para conservar é preciso. Aquilo que não se conhece, não se dá valor.
É por isso que eu chamo você, vamos a Terra Ronca?
#VivaLeve
O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.