Vale da Lua, Éden e Encontro das Águas – Veadeiros

Nossa primeira vez juntos na Chapada, para finalmente conhecer o Vale da Lua. Que delícia que foi! Não tínhamos nem 1 ano de namoro e o Fábio tinha comprado o Bob (um Uno) havia pouco tempo. Essa foi a segunda vez que pegamos estrada, só nós dois. A primeira, um mês antes, fomos à Pirenópolis. Outro cantinho que amamos.

Já se passaram quase 5 anos desde que estivemos lá pela primeira vez, logo não lembro de algumas coisas. Ainda bem que tenho registros dos locais por onde passamos, bendita seja a fotografia – e as postagens do facebook….rs.

 

O Camping

Nessa época, ficamos acampados no Camping Kalabura, que fica mais escondidinho. Acabamos o encontrando devido o fato da cidade estar parcialmente lotada. Durante esse fim de semana estava acontecendo o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada do Veadeiros, evento que atrai pessoas de todas as tribos: “Criado para divulgar e fortalecer manifestações tradicionais populares como a Catira, o Congo, a Curraleira, a Sussa e o Batuque – entre outras danças e toadas típicas do universo cultural da região Centro-Oeste – o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros acontece anualmente no povoado de São Jorge, localizado no município de Alto Paraíso – Goiás.” (fonte).

Como essa foi nossa primeira vez na Chapada e não tínhamos noção do que era o encontro em si, não nos preocupamos em prestigiar o evento da cidade, estávamos “sedentos” por desbravar as cachoeiras. Eu sei…cometemos um pecado! rs. Depois deste ano não voltamos lá em Julho, vamos ver a possibilidade de visitarmos agora, em 2016.

Voltando ao tópico. Como disse anteriormente, nos instalamos no Kalabura, conhecemos o Barú (um cachorrinho muito fofo, o mais lindo que já vi em toda minha existência) e ficamos por ali, brincando com ele, que era baby e muito animado!

vale lua - chapada veadeiros camping kalabura cachorro baru sao jorge alto paraiso

Nesse dia pegamos dicas de cachoeiras com a Úrsula, a dona do local. Ela também nos indicou a Risoteria, que por presente do destino coincidência, era vizinha ao camping. Não lembro exatamente a ordem que fizemos tudo, mas sei que conhecemos o Vale da Lua, o Encontro das Águas e o Éden. Tínhamos a intenção de ir ao Parque Nacional, mas acordamos tarde e na época era necessário o guia. Aqui também fomos à Risoteria Santo Cerrado pela primeira vez, desde então, das 6 vezes que fomos lá, 6 vezes “batemos ponto” no local!

vale da lua - risoteria santo cerrado - sao jorge - alto paraiso - chapada dos veadeiros

Vale da Lua

“O Vale da Lua é o atrativo mais conhecido de Veadeiros, junto com o Parque Nacional. Aqui o Rio São Miguel percorre enormes pedras de granito esculpidas pela água por mais de 600 milhões anos, desenhando algo como crateras lunares.”(fonte). Ou seja, o Vale da Lua é quase que ponto de parada obrigatória da Chapada, gente! Ir àquele lugar e não conhecer o Vale é o mesmo que ir à Paris e não visitar a Torre Eiffel.

O melhor de tudo: a trilha que dá acesso às formações rochosas é super tranquila, coisa de 1 km.

 

Encontro das Águas

Um local onde os Rios São Miguel e Tocantinzinho se encontram. Localizado a mais ou menos 20 km depois da Vila de São Jorge, em direção a Colinas do Sul. Bem perto do Éden. A vista do local onde as águas se encontram é bela, mas não dá para tomar banho. Continuando a caminhada você encontra uma especie de prainha, lá sim você pode dar uns mergulhos. O local em si não enxeu nossos olhos como outras cachoeiras, mas vale a pena conhecer. Indico conhecer o Encontro das águas depois de ter conhecido as maiores, mais insinuantes, que acabam por ser também as mais famosas.

 

Éden Águas Termais

Ah, as águas termais do Éden… Esse é outro local onde sempre “batemos ponto”, as vezes mais de uma vez, na mesma viagem. No local estão 3 piscinas termais e também uma pousadinha. Bem perto dali existe também o Morro Vermelho, outro ponto de águas termais, mas este não conhecemos ainda.

O local fica distante 14 km da Vila de São Jorge, sentido Colinas do Sul. Estrada de terra

A Primeira vez que fomos ao Éden a taxa de entrada era R$:10 por pessoa. Agora ao que parece está R$: 20, não temos certeza, pois quase fomos lá dia 3 de Janeiro, mas não rolou devido as condições climáticas. Falei sobre isso na terceira postagem sobre a Chapada. Para nós o preço está um tanto abusivo, mas ainda compensa, o motivo está logo abaixo no 3ª tópico!

 

Dicas:

1) Vá às Águas Termais Depois de um dia cansativo de trilhas e cachoeiras, pois a água morninha vai te relaxar totalmente. Sem contar o enorme contraste que é sentir água morna depois de se mergulhar nas cachoeiras geladas (ou muito geladas) da região.

2) Não espere encontrar águas quentes, no local existem águas mornas de forma natural, causado por um fenômeno que acontece naquele local. Ainda assim, é muito gostoso.

3) Essa dica vai mudar sua vida: Leve seu Isopor de bebidas!

Enquanto nas cachoeiras você vai com seu lanche e todo o gás para desbravar a beleza da vegetação, da natureza e tudo o que tem direito, no Éden e no Morro Vermelho você vai para relaxar de todo o esforço feito anteriormente, logo, nada mais justo do que relaxar em grande estilo! Não sei como são as regras no Morro Vermelho, mas no Éden é permitido levar Caixa Térmica, sem problema. Apenas tenha o cuidado de não deixar lixo para trás. Tome cuidado também para não relaxar de mais, acabar dormindo naquelas águas morninhas e se afogar, pois isso não é difícil de acontecer (rsrs).

4) Fique mais na primeira piscina, a maior, pois é a mais morna das três, nós sempre ficamos mais tempo nela.

Nós particularmente preferimos ir ao Éden a noite, levamos nosso Isopor com vinho, cervejas, água e petiscos. Quem estiver incumbido de dirigir, leva o suquinho.

O local é excelente para estar com os amigos.


Se você gostou desse post sobre as belas Vale da Lua, Éden e Encontro das Águas, não deixe de ler nossas outras publicações sobre a Chapada:

 

 – Quer mais dicas?

 Dicas Gerais sobre a Chapada!

 Informações importantes para viagem de baixo custo

 Veadeiros nos principais feriados – Ano Novo, Carnaval e Semana Santa – Vale a pena ir?

 10 motivos para se apaixonar pela Chapada dos Veadeiros!

 Tudo o que você precisa saber sobre a Vila de São Jorge

 XVI Encontro de Culturas – Como foi?

 

Onde me hospedo?

 Saiba tudo sobre o melhor camping da Chapada

 

 Já sei! Quer saber mais das cachoeiras!

 Cachoeira do Macaquinho

 Cataratas dos Couros

 Cachoeiras Morada do Sol e Loquinhas

 O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

 Apaixone-se pela Cachoeira Santa Bárbara

 Cachoeiras São Bento e Almécegas

 

Que tal um rango de primeira?

 Não sabe onde comer? Vá até a Risoteria e Café Santo Cerrado e delicie-se!

 Vamos de pizza!


blogs - vem pro cerrado


sudeste asiatico, por onde comecar - tailandia - laos febre amarela - anvisa

O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

 

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem

Gif por Marco Martina


Mônica Rodrigues

Leonina, brasiliense de alma e coração, graduada em Administração em Comércio Exterior e apaixonada por tudo o que envolve o ramo (apesar de não atuar nele). Tem verdadeiro fascínio pelo desconhecido. Acredita que pessoas se tornam melhores ao se depararem com o externo/ diferente, o que foge da “bolha”. Se sente em paz ao viajar e carrega consigo seu namô e sua família pra onde quer que vá.

2 comentários em “Vale da Lua, Éden e Encontro das Águas – Veadeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *