Vale da Lua, Éden e Encontro das Águas – Veadeiros

Nossa primeira vez juntos na Chapada, para finalmente conhecer o Vale da Lua. Que delícia que foi! Não tínhamos nem 1 ano de namoro e o Fábio tinha comprado o Bob (um Uno) havia pouco tempo. Essa foi a segunda vez que pegamos estrada, só nós dois. A primeira, um mês antes, fomos à Pirenópolis. Outro cantinho que amamos.

Precisando de guia para sua viagem à Chapada dos Veadeiros?

Chegou a hora de você vivenciar uma imersão no Cerrado!
Ande, toque, sinta, respire.
Literalmente mergulhe em suas águas cristalinas. ❤️

Meu nome é Mônica e vou levar VOCÊ para viver dias inesquecíveis!

Guia de Turismo Nacional e América do Sul. Condutora. Cadastur:38.287.548/0001-37 

Clique aqui para entrar em contato comigo.

 

Já se passaram quase 5 anos desde que estivemos lá pela primeira vez, logo não lembro de algumas coisas. Ainda bem que tenho registros dos locais por onde passamos, bendita seja a fotografia – e as postagens do facebook….rs.

 

O Camping

Nessa época, ficamos acampados no Camping Kalabura, que fica mais escondidinho. Acabamos o encontrando devido o fato da cidade estar parcialmente lotada. Durante esse fim de semana estava acontecendo o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada do Veadeiros, evento que atrai pessoas de todas as tribos: “Criado para divulgar e fortalecer manifestações tradicionais populares como a Catira, o Congo, a Curraleira, a Sussa e o Batuque – entre outras danças e toadas típicas do universo cultural da região Centro-Oeste – o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros acontece anualmente no povoado de São Jorge, localizado no município de Alto Paraíso – Goiás.” (fonte).

Como essa foi nossa primeira vez na Chapada e não tínhamos noção do que era o encontro em si, não nos preocupamos em prestigiar o evento da cidade, estávamos “sedentos” por desbravar as cachoeiras. Eu sei…cometemos um pecado! rs. Depois deste ano não voltamos lá em Julho, vamos ver a possibilidade de visitarmos agora, em 2016.

Voltando ao tópico. Como disse anteriormente, nos instalamos no Kalabura, conhecemos o Barú (um cachorrinho muito fofo, o mais lindo que já vi em toda minha existência) e ficamos por ali, brincando com ele, que era baby e muito animado!

vale lua - chapada veadeiros camping kalabura cachorro baru sao jorge alto paraiso

Nesse dia pegamos dicas de cachoeiras com a Úrsula, a dona do local. Ela também nos indicou a Risoteria, que por presente do destino coincidência, era vizinha ao camping. Não lembro exatamente a ordem que fizemos tudo, mas sei que conhecemos o Vale da Lua, o Encontro das Águas e o Éden. Tínhamos a intenção de ir ao Parque Nacional, mas acordamos tarde e na época era necessário o guia. Aqui também fomos à Risoteria Santo Cerrado pela primeira vez, desde então, das 6 vezes que fomos lá, 6 vezes “batemos ponto” no local!

vale da lua - risoteria santo cerrado - sao jorge - alto paraiso - chapada dos veadeiros

Vale da Lua

“O Vale da Lua é o atrativo mais conhecido de Veadeiros, junto com o Parque Nacional. Aqui o Rio São Miguel percorre enormes pedras de granito esculpidas pela água por mais de 600 milhões anos, desenhando algo como crateras lunares.”(fonte). Ou seja, o Vale da Lua é quase que ponto de parada obrigatória da Chapada, gente! Ir àquele lugar e não conhecer o Vale é o mesmo que ir à Paris e não visitar a Torre Eiffel.

Dica: Na região da Chapada dos Veadeiros, existem muitas cachoeiras distantes que vale muito a pena conhecer. Alugue um carro e conheça-as por conta própria!

O melhor de tudo: a trilha que dá acesso às formações rochosas é super tranquila, coisa de 1 km.

 

Encontro das Águas

Um local onde os Rios São Miguel e Tocantinzinho se encontram. Localizado a mais ou menos 20 km depois da Vila de São Jorge, em direção a Colinas do Sul. Bem perto do Éden – a alguns quilômetros depois da bifurcação. A vista do local onde as águas se encontram é bela, mas não dá para tomar banho. Continuando a caminhada você encontra uma especie de prainha, lá sim você pode dar uns mergulhos. O local em si não encheu nossos olhos como outras cachoeiras, mas vale a pena. Indico visitar o Encontro das águas depois de ter conhecido as maiores, mais insinuantes, que acabam por ser também as mais famosas.

 

Éden Águas Termais

Ah, as águas termais do Éden… Esse é outro local onde sempre “batemos ponto”, as vezes mais de uma vez, na mesma viagem. No local estão 3 piscinas termais e também uma pousadinha. Bem perto dali existe também o Morro Vermelho, outro atrativo de águas termais.

O local fica distante 14 km da Vila de São Jorge, sentido Colinas do Sul, bem ao lado do Encontro das Águas.

A Primeira vez que fomos ao Éden a taxa de entrada era R$:10 por pessoa. Agora, está R$: 20.

 

 

Dicas:

1) Vá às Águas Termais Depois de um dia cansativo de trilhas e cachoeiras, pois a água morninha vai te relaxar totalmente. Sem contar o enorme contraste que é sentir água morna depois de se mergulhar nas cachoeiras geladas (ou muito geladas) da região.

2) Não espere encontrar águas quentes, no local existem águas aquecidas de forma natural, causado por um fenômeno que acontece naquele local. Ainda assim, é muito gostoso.

3) Fique mais na primeira piscina, a maior, pois é a mais morna das três, nós sempre ficamos mais tempo nela.

Nós particularmente preferimos ir ao Éden a noite, levamos nosso Isopor com vinho, cervejas, água e petiscos. Quem estiver incumbido de dirigir, leva o suquinho.

*Esse post passará por atualização muito em breve. Já faz um tempinho que estivemos no Éden, então nada mais justo do que reviver tudo isso. O que sabemos por hora, é: não é mais permitido levar bebida em isopor. Acredito que por questões de preservação, pois o espaço não é grande.

Ainda assim, continua excelente para estar com os amigos.


Se você gostou desse post sobre o Vale da Lua, o Éden e o Encontro das Águas, não deixe de ler nossas outras publicações sobre a Chapada:

 

 – Quer mais dicas?

 Dicas Gerais sobre a Chapada!

 Informações importantes para viagem de baixo custo

 Veadeiros nos principais feriados – Ano Novo, Carnaval e Semana Santa – Vale a pena ir?

 10 motivos para se apaixonar pela Chapada dos Veadeiros!

 Tudo o que você precisa saber sobre a Vila de São Jorge

 XVI Encontro de Culturas – Como foi?

 

Onde me hospedo?

 Saiba tudo sobre o melhor camping da Chapada

 

 Já sei! Quer saber mais das cachoeiras!

 Cachoeira do Macaquinho

 Cataratas dos Couros

 Cachoeiras Morada do Sol e Loquinhas

 O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

 Apaixone-se pela Cachoeira Santa Bárbara

 Cachoeiras São Bento e Almécegas

 

Que tal um rango de primeira?

 Não sabe onde comer? Vá até a Risoteria e Café Santo Cerrado e delicie-se!

 Vamos de pizza!


blogs - vem pro cerrado


O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

 

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem


Mônica Rodrigues

Leonina, brasiliense de alma e coração, graduada em Administração em Comércio Exterior e apaixonada por tudo o que envolve o ramo (apesar de não atuar nele). Tem verdadeiro fascínio pelo desconhecido. Acredita que pessoas se tornam melhores ao se depararem com o externo/ diferente, o que foge da “bolha”. Se sente em paz ao viajar e carrega consigo seu namô e sua família pra onde quer que vá.

2 comentários em “Vale da Lua, Éden e Encontro das Águas – Veadeiros

  • 29 de junho de 2018 em 11:33
    Permalink

    Poxa… uma pedida dessas das águas termais depois de um longo dia de trilhas parece divino! Curti a dica dos vinhos hehehe

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *