12 Cachoeiras em São João d’Aliança, Chapada dos Veadeiros

São João d’Aliança, Portal da Chapada dos Veadeiros. A partir daqui você tem acesso a um mundo de cachoeiras e atrativos naturais.

Precisando de guia para sua viagem à Chapada dos Veadeiros?

Chegou a hora de você vivenciar uma imersão no Cerrado!
Ande, toque, sinta, respire.
Literalmente mergulhe em suas águas cristalinas. ❤️

Meu nome é Mônica e vou levar VOCÊ para viver dias inesquecíveis!

Guia de Turismo Nacional e América do Sul. Condutora. Cadastur:38.287.548/0001-37 

Clique aqui para entrar em contato comigo.

 

A pequena cidade de São João d’Aliança vem crescendo e melhorando sua estrutura para recebimento dos visitantes.

Adentrando algumas estradas de chão, encontramos as primeiras cachoeiras “padrão Veadeiros”, com seus grandes poços, quedas e águas cristalinas, e é sobre elas que vamos falar agora.

 

1) Cachoeira do Label

Famosa por seus 187 metros de queda, incrustada em um paredão imenso e imponente, a Cachoeira do Label é hoje um santuário de conservação.

Distante 26 km de estrada de chão da cidade de São João d’Aliança, os detalhes sobre essa cachoeira você encontra aqui.

A novidade é que agora a Cachoeira do Label conta com espaço para camping, simples, mas que atende todas as necessidades básicas de quem quer acordar em meio à natureza.

Outro fator importante de se ressaltar: a trilha, que está muito bem demarcada, inclusive com ponte suspensa

 

2) Cachoeira do Cantinho

Selvagem! Esse é o adjetivo que define bem a magnitude dessa cachoeira. Paredão de 30 metros, queda d’água de grande volume que deságua em um poço enorme e profundo. 

A entrada para a Cachoeira do Cantinho fica a alguns quilômetros após o segundo posto de combustível de São João d’Aliança, sentido Alto Paraíso.

Coloquei maiores informações em um reels no nosso Instagram (se você não segue, siga @levesemdestino ). Você também pode se informar com a Dona Zeria (62) 9846-1082/ @cachoeiradocantinho.

Ou, você ainda pode me chamar para te levar lá! Como a mais nova Guia de Turismo Nacional/Mercosul e Condutora, agora posso te levar para explorar esse imenso Goiás com segurança. ❤

 

3) Cachoeira das Paredes

Localizada na mesma propriedade da Cachoeira do Cantinho. São dois paredões divididos por um grande poço verde. A trilha para chegar nessa cachoeira não é tão simples – tanto que não a encontramos na primeira ida – logo, para este atrativo é bom estar acompanhado de guia (cola em mim que dá certo rs).

O percurso para ambas as cachoeiras pode ser considerado nível médio, por conta de inclinações/desníveis. Tendo, se feito pelo caminho mais curto, uma média de  7 quilômetros

 

4) Cachoeira do Bonito

Mais uma das belas cachoeiras de São João d’Aliança com trilha considerada fácil, sendo de apenas 800 metros. Ideal para famílias com crianças. São 9 quilômetros de estrada de terra, placas sinalizam o caminho.

Para maiores informações consulte a página @cachoeiradobonitooficial no Instagram.

*Créditos 2ª imagem: @cachoeiradobonitooficial 

 

5) Bocaina do Farias

Para quem gosta de se sentir desafiado(a). A Bocaina do Farias abriga cachoeiras, rios e um grande cânion.

Trilha de nível difícil, sendo altamente recomendado estar com guia, tanto por conta da estrada (25 quilômetros cada trecho), quanto pela aventura que toda a experiência proporciona. 

 

6) Complexo Veadeiros

3 quedas localizadas em um espaço cercado pela mata nativa. Borda infinita com vista exuberante para o cerrado. O Complexo Veadeiros não possui trilha longa, mas sim, íngreme, feita em uma escadaria de madeira.

São 13 quilômetros de estrada de terra a partir de São João d’Aliança. O caminho é o mesmo que vai até a Cachoeira do Label. Já a trilha tem 1,6 quilômetros e é considerada nível médio por conta a inclinação.

*Créditos: @complexoveadeiros no instagram

 

7) Complexo Macaquinhos

10 cachoeiras fenomenais distribuídas em uma trilha de 2,5 quilômetros – até a última, a Cachoeira do Encontro. O Complexo Macaquinhos é considerado um dos melhores picos de toda a Chapada dos Veadeiros. Mais detalhes e observações você encontra aqui.

chapada-dos-veadeiros-sao-joao-dalianca-cachoeira-do-label-cantinho-paraiso-cactos-dragao-macaco-bocaina-farias-bonito-macaqu (1)

 

8) Cachoeira do Macacão

Mais um dos melhores atrativos de toda Veadeiros. São duas belas cachoeiras – Cachoeira da Escadaria e Catedral – localizadas em um local sagrado, de difícil acesso, sendo necessário veículo 4×4. Trilha de nível mediano. Obrigatória a presença do guia.

 

9) Cachoeira do Dragão

Para quem gosta de desafios. A Cachoeira do Dragão é composta por duas enormes quedas formadas pelas águas do Complexo Macaquinhos e Macacão.

Trilha considerada difícil com cerca de 4 quilômetros e parte de travessia feita a nado.

Obrigatória contratação de guia e necessário uso de neoprene, capacete e colete salva vidas.

 

10) Paraíso dos Cactos

Poços de águas esverdeadas, pequenas quedas, ofurôs e cactos sobre as pedras tornam esse espaço literalmente, um paraíso.

O Paraíso dos Cactos está situado em São João d’Aliança, porém para chegar até lá, percorre-se 45 quilômetros após deixar a pequena cidade em direção a Alto Paraíso – caminho que vai até o Macacão.

De acordo com o Sr Marconi, responsável pelo espaço, são 20 quilômetros de estrada de terra, transponível por qualquer tipo de veículo. A trilha tem pouco mais de 5 quilômetros no total, sendo considerada fácil.

chapada-dos-veadeiros-sao-joao-dalianca-cachoeira-do-label-cantinho-paraiso-cactos-dragao-macaco-bocaina-farias-bonito-macaqu (1)

*Crédito: @paraisodocactos no instagram.

 

11) Cachoeira do Dominguinhos

Hospedagem, restaurante e cachoeira no mesmo espaço.  Um local que pouca gente conhece – incluindo nós, que temos que fazer uma visitação para conferência rs.

 

12) Balanço do Mário

Um espaço estruturado onde o visitante pode, literalmente, se jogar de um balanço e cair sobre o Rio das Brancas.

O Balanço do Mário fica a 11,2 quilômetros de São João d’Aliança, sendo 10 quilômetros de estrada asfaltada e o restante estrada de terra.


E aí, o que você achou dessa lista de cachoeiras de São João d’Aliança?! Já deixa aí nos comentários qual você vai visitar.

Vale ressaltar que a grande maioria delas pode ser feita em um bate e volta partindo de Brasília-DF e arredores. Você também pode colocá-las no roteiro de ida ou volta da Chapada dos Veadeiros.

E por que não, passar alguns dias na pequena cidade?! Bora? Eu levo você!


O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

 

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem


Mônica Rodrigues

Leonina, brasiliense de alma e coração, graduada em Administração em Comércio Exterior e apaixonada por tudo o que envolve o ramo (apesar de não atuar nele). Tem verdadeiro fascínio pelo desconhecido. Acredita que pessoas se tornam melhores ao se depararem com o externo/ diferente, o que foge da “bolha”. Se sente em paz ao viajar e carrega consigo seu namô e sua família pra onde quer que vá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *