Cachoeira Paraíso, em Pirenópolis – Saiba Tudo!

O estado de Goiás é mesmo um imenso território envolvido pelas maiores belezas e riquezas existentes no Cerrado. Engana-se quem pensa que só a Chapada dos Veadeiros guarda joias preciosas. Não mesmo. A biodiversidade está por todo o território, muitas vezes escondida por detrás dos “oceanos” de plantação de soja e da atividade agroindustrial como um todo. O turismo de aventura, sustentável e acessível é uma realidade ainda pouco divulgada, mas que existe e que deve sim ser mais estimulada. E é por isso que fomos à Cachoeira Paraíso. Para mostrar para vocês que existe um programa que envolve turismo, natureza e lazer para a família inteira.

O complexo da Cachoeira Paraíso faz parte da Fazenda Araras. Nela existem três principais quedas d’água, que são: Cachoeira Paraíso propriamente dita, a Cachoeira da Laje e a Cachoeira do Lobo. As duas últimas fazem parte da Reserva Ecológica Várzea do Lobo e o rio que corta a propriedade, pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Tocantins.

 

Ou seja, aqui podemos desfrutar de um “banho de cerrado“. Assim como nossa querida Chapada dos Veadeiros, essa região é abundante em águas puras e cristalinas.

 

Localização da Cachoeira Paraíso

Saindo de Pirenópolis, você deverá acessar a GO-338, sentido Goianésia. Daí em diante, serão aproximadamente 23 km de estrada pavimentada. Após esse trecho, haverá uma entrada de chão batido, em que placas indicam o caminho para a Cachoeira Paraíso e outras que existem naquela região.

O ideal é que você use o Maps ou Waze para se orientar, mas na falta do mesmo, há diversas placas durante todo o trajeto. É tranquilo demais.

Dica: Na região de Pirenópolis, existem muitas cachoeiras distantes que vale a pena conhecer. Alugue um carro e conheça-as por conta própria!

 

Estrutura

Piscina Aquecida

Piscininha amor…

Ahhh! Depois de tanta caminhada, nada mais justo do que um relaxante banho em água semi-aquecida. Acontece que, por ser piscina grande e de borda infinita, essa piscina não chega a ficar muito quente – ou não ficou quando estávamos lá. Ainda assim, o banho foi bem gostoso, ainda mais observando esse espetáculo acontecer: o descer do astro rei.cachoeira do paraiso - cachoeira do lobo - cachoeira da laje - pirenopolis - goias - cerrado (5)

 

Estacionamento Interno

Todo o espaço da Cachoeira Paraíso é cercado. Logo que você chegar à portaria, deverá fazer o pagamento do ingresso para day use no valor de R$ 30 por pessoa (junho de 2019) e estacionar o possante. Mas caso você tenha reserva de hospedagem, a entrada é por uma lateral e o pagamento não é cobrado, pois está incluso no valor da diária.

 

Restaurante

O restaurante panorâmico da Cachoeira Paraíso é enorme e oferece almoço de tradicional comida caipira, das 13 as 16 hrs. Quando fomos não almoçamos, pois ainda teríamos que visitar as cachoeiras. Porém, fizemos duas marmitinhas que foram maravilhosamente degustadas ao final do passeio, em nosso Loft.

Nesse dia, as opções disponíveis em panela de barro eram: 2 tipos diferentes de arroz (branco e com açafrão), feijão, carne(s), galinha caipira, macarrão, bolinho de arroz, banana assada, abóbora, linguiça, entre tantas gostosuras genuinamente “de roça”. Também havia salada, mas quase passou despercebida…rsrs .

 

No restaurante são servidas ainda sobremesas, como: doces de leite, goiaba e mamão; pudim, queijo e sorvete (tá difícil escrever essa parte sem salivar, confesso). 

Obs: O restaurante funciona – com esse menu listado – aos sábados, domingos e feriados. Em dias de semana é oferecido menu à la carte, assim como em dias chuvosos. Preço do kg: 49,90.

 

Bar

Não chegamos a consumir nada no bar, mas vi que eles vendem água, Gatorade, sucos de polpa, cervejas e drinks. Também servem porções a la carte. 

 

Playground

Ao lado do Restaurante fica o playground da Cachoeira Paraíso. Mais um motivo para levar as crianças à Cachoeira. Aqui a garotada toda se diverte.

 

Redário

Imagina você se acabar em um almoço genuinamente caipira e poder tirar uma siesta logo após? Pois é, o redário fica estrategicamente localizado entre o restaurante e o bar. São cerca de 10 redes e é praticamente impossível resistir.

cachoeira do paraiso - cachoeira do lobo - cachoeira da laje - pirenopolis - goias - cerrado (47)

 

O local conta ainda com quadra de vôlei. Há também vários banheiros e duchas distribuídos no percurso da trilha, calçada em pedra Pirenópolis, o que torna acessível uma cachoeira e 2 Poços.

 

Área de Camping

A área de camping conta com banheiros feminino e masculino, mesa, geladeira e pia. Confesso que senti falta de um fogão, ou algo que facilitasse o processo do cozimento dos alimentos. 

 

Próximo a área de camping, pude ver um açude, em que não era permitida a entrada para banho. Mas a vantagem é: em frente a ela, há algumas churrasqueiras liberadas para o pessoal acampado.

 

Cachoeiras

Trilha Cachoeira Paraíso

A primeira que fizemos. Super fácil, esse percurso nos leva à cachoeira que dá nome a todo o complexo. A Cachoeira Paraíso fica a apenas 120 metros do estacionamento. É linda demais! Suas águas em tom verde jade são convidativas, mas atenção: o poço é fundo. São aproximadamente 6 metros de profundidade, em 60m² de poço. Esse ponto é ideal para jump, mas claro, tomadas todas as cautelas. Também há o risco de escorregões em pedras, cuidado.

 

Dica: Por ser o ponto de mais fácil acesso, a Cachoeira Paraíso se torna mais atraente fora de finais de semana, ou, nas primeiras horas do dia, quando o espaço abre. Também pode ser deixada para o final, pois ela é bem aberta e bate sol o dia todo.

Seguindo poucos metros adiante, você encontrará outro ponto de banho que nos lembrou muito os Poços da Loquinhas, na Chapada dos Veadeiros. Essa água verdinha fica incrível quando bate o sol, uma graça. Estava bem cristalina esse dia. O poço não é fundo, o que torna o banho mais seguro para crianças – acompanhadas de um adulto, sempre.

 

Por fim, após caminhar cerca de 1 km, há a última piscina natural. O calçamento chega muito próximo, mas há um trechinho que deve ser feito pelas pedras.

 

Trilha Cachoeira do Lobo e Cachoeira da Laje

Para ter acesso a essas cachoeiras, é necessário voltar todo o caminho feito até aqui. A entrada para ambas as trilhas fica bem próxima à portaria, antes mesmo do restaurante. A partir de agora o percurso é roots, mas a trilha não é longa, tendo apenas 2,3 km para se chegar a cachoeira da Laje, a mais distante. Nós, que já temos alguma experiência com trilhas, achamos tranquilo. Não há grandes obstáculos a serem atravessados. 

A Cachoeira da Laje é uma queda de baixo volume d’água. Por conta disso, em épocas de seca ela se torna inexistente. O mais bonito aqui é a coloração das pedras por onde corre a água, um tom que mescla amarelo e laranjado, lindo de viver! Me lembrou as Cachoeiras de Ibitipoca. Aqui não há muito espaço para banho, pois não existe poço. Porém, no caminho de regresso, bem pertinho dela há uma piscina natural. Nós não chegamos a entrar porque estava ficando tarde e, nessa hora, nem um fiapinho de sol batia nela.

 

Já a Cachoeira do Lobo é formada por uma parede de aproximadamente 11 metros, que finaliza em uma bela piscina, onde a parte mais funda dificilmente ultrapassa os 1,5 metros. O curioso nela é o fato de estar entre dois paredões, encobertos de mata verde, formando uma paisagem diferente da que estamos acostumados.

 

O acesso a essa parte dá-se através de uma escadaria, super segura. Achei excelente a iniciativa, pois não há risco de escorregões (a menos que seja por extrema falta de atenção).

cachoeira do paraiso - cachoeira do lobo - cachoeira da laje - pirenopolis - goias - cerrado (11)

 

Obs: É possível fazer rapel na lateral desse paredão. Para saber mais, entre em contato diretamente com os responsáveis por telefone ou Whatsapp. Todas as vias de comunicação estão no fim desse artigo.

 

Dicas Gerais

  • Não importa qual será o percurso que você fará primeiro, para um lado será 1 km, para o outro 2,3; mas importa fazer os dois, isso sim eu recomendo.
  • Juntando ambas as trilhas, o trajeto toma, aproximadamente: 7 km.
  • Ainda que não seja uma caminhada que exija grande esforço, vá preparado(a). Leve lanches, água e um tênis apropriado. Há pedras, e algumas partes de terreno acidentado.
  • Não esqueça o protetor solar. Também é bom carregar repelente.

 

No mais, aproveite cada particularidade distribuída ali, você vai ter acesso a uma vasta biodiversidade. Um Cerrado bem preservado, belíssimo!

 

Pousada Cachoeira Paraíso

É, não bastasse tantas horas de contato com esse lindo cerrado, um pôr do sol divino, passamos nosso final do dia relaxando e curtindo uma ‘casinha’ que pudemos chamar de nossa. O Loft da Cachoeira Paraíso é totalmente equipado. Preparado para receber casais e/ou famílias, de até 4 pessoas

Os quartos (lofts) da Pousada Cachoeira Paraíso contam com cama de casal + bicama de solteiro, sofá, 1 mesa de escritório, ar-condicionado, TV, guarda-roupas (com cobertores extras para pessoas friorentas, como euzinha); banheiro espaçoso e todo trabalhado nas tão famosas pedras pirenópolis. Tem até secador de cabelo. Já a cozinha é interligada com churrasqueira e uma varanda. Nela há fogão de indução, pia, armários (já equipados com nossas necessidades: pratos, copos, taças, talheres, etc); forno microondas e, como não poderia faltar, os ganchos para a rede.

 

Valores da Pousada Cachoeira Paraíso

Reservamos pelo Booking e pegamos um preço promocional, de R$ 300 a diária, pelo loft na Pousada Cachoeira Paraíso, que é muito semelhante ao valor cobrado no apartamento. Um valor justo, levando em consideração tudo o que nos foi oferecido. Pagamos por conforto e aconchego, num espaço só nosso. Sério, acordar, abrir a janela e dar de cara com essa paisagem de puro cerrado, é ter a certeza de um dia maravilhoso que está por vir! Lembrando que, nessa diária está incluso o acesso a todo o espaço.

A proposta aqui é que você traga o necessário para não precisar se deslocar. Venha com refeições fáceis de fazer e bebidas de sua preferência. Você ainda pode se aventurar num churrasco. Basta trazer carnes e temperos, pois os materiais necessários para corte e manuseio estão no loft.

cachoeira do paraiso - cachoeira do lobo - cachoeira da laje - pirenopolis - goias - cerrado (40)

 

Nós trouxemos lanches e bebidas. Nossas refeições foram compradas no restaurante e armazenadas na geladeira.

Obs: Como nos hospedamos de domingo para segunda, após as 17 hrs já não havia serviço a la carte, então é bom que se venha preparado para não passar fome. 

 

Check In e Check Out na Pousada Cachoeira Paraíso: 14 e 12 hrs, respectivamente.

Check In e Check Out no camping: 09hrs.

*para mais de duas pessoas, é acrescido R$ 100 a diária do loft – por pessoa. 

 

Pontos Fortes

O Staff foi sempre muito atencioso. Eduarda, da recepção, tirou todas as nossas dúvidas e foi bastante sincera sobre a temperatura da piscina aquecida e a falta de wi-fi no período noturno.

O conforto a que fomos proporcionados no loft da Pousada Cachoeira Paraíso foi excepcional! Percebia-se que tudo era muito novo e em perfeita manutenção.

O café da manhã estava nota 10! Havia frutas, suco, iogurte, café, leite, bolos, biscoitos, pães e ovos, feitos na hora. Fernanda, que nos atendeu, era de uma simpatia que fez tudo ficar ainda melhor.

Obs: Junto a grande variedade de alimentos havia algumas invasoras abelhas. Mas calma, estas não eram abelhas perigosas, e sim, abelhas doceiras. Que sequer possuíam ferrão. Fernanda nos disse que elas dão tanto trabalho, que por conta da “disputa de território”, o outro restaurante está sendo construído.

 

Pontos a Serem Melhorados

A ausência de internet nos deixou temporariamente apreensivos, pois chegamos das cachoeiras com zero sinal de nossas operadoras. Estávamos incomunicáveis. Para nossa sorte, o caseiro propôs que usássemos o único telefone com rede disponível, ao menos para avisar nossas famílias que estávamos bem e assim o fizemos.

Ao que parece, esse problema seria resolvido com urgência, pois a internet chega por placas solares, que até então eram pequenas e seriam trocadas por maiores. Provavelmente, até a liberação desse post essa questão deverá estar solucionada. 

 

Recapitulando

Endereço

GO-338, saída para Goianésia. Zona Rural Cachoeira Paraíso, Pirenópolis, CEP 72980-000, Brasil

Entradas

Day Use R$30 por pessoa

Telefone/ whatsapp

(62) 99938 – 5490

Outros

Site | Facebook Instagram

 


Durante as horas que ficamos desconectados, aproveitamos para fazer algumas fotos noturnas. Procuramos por pontos longe da luz e encontramos alguns. Segue abaixo registros do que é o verdadeiro céu do Cerrado, ao cair da noite.

 


Curiosidade: Você sabia que a localização privilegiada do Planalto Central coloca a Serra dos Pireneus como sendo uma das mais altas do Bioma Cerrado?

“Os pontos mais elevados do Cerrado estão na cadeia que passa por Goiás em direção sudeste-nordeste” (fonte) nela estão a Chapada dos Veadeiros, com 1250 metros de altitude, em média; e Pirenópolis, com 1385 metros. É por isso que temos um céu assim, tão incrível. Mesmo o céu de Brasília é contemplado com tamanha amostra, mas as luzes artificiais da cidade nos impedem de enxergar.

Temos quase que diariamente um espetáculo noturno, literalmente, sobre nossas cabeças. Mas para enxergá-lo é preciso sair da babilônia. E olha, você não precisa ir tão longe, como para o Atacama. Ele está bem aqui, faz parte do Planalto. É o nosso cerrado!

cachoeira do paraiso - cachoeira do lobo - cachoeira da laje - pirenopolis - goias - cerrado (26)

 


O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

 

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem


Mônica Rodrigues

Leonina, brasiliense de alma e coração, graduada em Administração em Comércio Exterior e apaixonada por tudo o que envolve o ramo (apesar de não atuar nele). Tem verdadeiro fascínio pelo desconhecido. Acredita que pessoas se tornam melhores ao se depararem com o externo/ diferente, o que foge da “bolha”. Se sente em paz ao viajar e carrega consigo seu namô e sua família pra onde quer que vá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *