Roteiro para um fim de semana no Litoral Norte do Espírito Santo – Pocando no ES 3

Essa é pra você que já leu todo o post anterior, sobre os 9 motivos para você conhecer o Espírito Santo, e não sabe por onde começar.  O Espírito Santo é um estado relativamente pequeno, possuindo uma área de pouco mais de 46 mil km². É o quarto menor estado do Brasil. Para quem vai começar a explorar as terras capixabas, o ideal é começar pela Capital Vitória e a vizinha Vila Velha. Se você quer dicas sobre o que fazer nessas duas cidades, clique aqui. Agora, se você prefere ver de pertinho o roteiro que fizemos no Pocando no Espírito Santo 3ª edição, cola aqui que eu te conto! Saiba o que fazer no Litoral Norte do Espírito Santo e já comece a programar sua viagem!(O roteiro é para um fim de semana, mas como o post ficaria muito grande, resolvemos dividir em 2).

 

O que fazer no Litoral Norte do Espírito Santo – Sábado, 28 de outubro

 

Casa de Pedra

Acordamos cedinho e fomos forrar o estômago, pois o dia prometia ser intenso. As 9 da manhã nossa van já seguia rumo à Casa de Pedra, em Vila das Artes. Sim, uma Vila que se formou tomada por verdadeiras obras e cores. A Casa de Pedra foi responsável pelo interesse de outros artistas em se estabelecer na região.

 

Esta casa é do senhor Neusso Ribeiro, que viveu nela por dezesseis anos. Há mais de 10, é atrativo turístico. A melhor parte desse passeio é saber um pouquinho da história. O Senhor Neusso vem de uma família de artesãos. Humilde, ele viu em pedras encontradas na praia e sobras de troncos de madeira, a possibilidade de criar um abrigo para a família. Obviamente que sem deixar de lado o talento e a criatividade. De acordo com nosso guia, Marcelo Ribeiro (Guia & Turismo): “Esta casa é uma mistura de museu, galeria de arte, atelier, lugar de paz e tranquilidade, de boa energia.”

 

Dicas:

 Antes de visitar a Casa, procure se informar se o artista se encontrará nela, pois a presença dele ajuda muito na compreensão da história.

Leve algum dinheiro, pois no atelier no Senhor Neusso há muitos objetos de decoração à venda, feitos com sobras de madeiras que ele encontra na rua ou restos de construções. Estas são tão belas que você vai ficar louc(@) para levar ao menos uma.


 A história dessa casa é tão interessante, que te convido a saber mais através das impressões desse querido viajante, Mateus, do O Baú do Viajante.


Horário de visitação:

Das 08 as 17 hrs

Valores:

Pede-se uma taxa simbólica de R$ 3.

Localização:

Rodovia ES-010 (litoral norte) no sentido Jacaraípe a Nova Almeida. Entrar à esquerda na Rua N.S. de Lurdes e seguir. Assim que terminar de subir a ladeira você chega à casa. Na rodovia tem sinalização. Tel.: (27) 3252-6029.

 

Restaurante Espaço Maresia’s

Seguindo o roteiro sobre o que fazer no litoral norte do Espírito Santo, partimos rumo a Manguinhos e pela Orla caminhamos até o Espaço Maresia’s. Lá fomos muito bem recepcionados (com direito a drink de boas vindas),  pela Bia e o Chef David. Apesar do clima não estar tão ensolarado quanto gostaríamos, o ambiente estava ideal para um almoço de horas.

 

Restaurante pé na areia, com vista para o mar e uma “rede bem gostosa prá deitar” (do que mais a gente precisa heim?). Lá fomos servidos com o melhor da gastronomia capixaba: Peroá frito, Moqueca de Badejo fresco, Moqueca de banana, e arroz com frutos do mar, fora todos os acompanhamentos.

Gente, bendita seja a culinária capixaba! Fica até difícil descrever a composição de sabores postos àquela enorme mesa. Panelas de barro borbulhantes, de excelente aparência e cheiro inebriante.


Você sabia?

 Diferente da Moqueca baiana, a capixaba não vai azeite de dendê e leite de coco – ou seja, é saudável, deliciosa e fit…rs


Dica:

 Se você for adepto a drinks docinhos, peça a caipirosca de amora ?

Ao final dessa orgia gastronômica (rs), foi inevitável resistir àquelas redes. Como estávamos em um grupo grande, tivemos que optar pela “rede social”…rs

Nossa vontade era ficar ali todo o restante da tarde, no balanço, mas ainda teríamos muita programação na agenda para contar pra vocês e incluir em nosso roteiro sobre o que fazer no litoral norte do Espírito Santo.

Seguimos e chegamos na Praia das Falésias, ali fizemos algumas fotos e contemplamos a paisagem. Você acha mesmo que falésias bonitas só existem na Região Nordeste? #SabeDeNada

 

Igreja e Residência dos Reis Magos

Localizada em Nova Almeida, distrito de Serra, é uma construção jesuítica do século XVI. Está fixada no alto de um morro, a 40 metros de altura. Dela é possível se vislumbrar de uma bela visão panorâmica da cidade, praça e o mar.

“Construídas para durar enquanto durasse o mundo, eram assim as construções dos jesuítas que vieram com a descoberta do Brasil. Além de serem eternas, tinham que ficar em um ponto estratégico, no alto e perto do mar e de um rio. No alto, os jesuítas poderiam ter visão dos arredores, e a construção como uma fortaleza protegida de possíveis ataques. Teriam contato com o velho mundo através do mar e poderiam explorar o interior do novo mundo navegando pelos rios.” (fonte: Guia & Turismo)

 

Uma excelente opção de o que fazer no Litoral Norte do Espírito Santo, ainda mais para quem busca um turismo religioso, fortíssimo em todo o Estado,  não é mesmo?!

Localização: Rua Reis Magos, s/n. Nova Almeida, Serra – ES

Telefone: (27) 3253-1842

Funcionamento: terça a domingo das 9h às 17h.

Na temporada de verão, a Igreja permanece aberta até às 22h. Todos os domingos, celebração às 8:30h e missa às 20:30h.

 

Dicas:

 Após conhecer a Igreja, explorar bem sua parte interna e fazer belas fotos, separe um tempo para degustar do Tradicional Quindim de Nova Almeida e/ou o Picolé de Itú.

 

Praia de Gramuté – Aracruz

Localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA), essa praia foi nosso último destino aquele dia, antes de seguirmos para o hotel. Esta praia é quase particular e possui formações rochosas que formam pequenas piscinas. No local não há estrutura para receber o turista – até por ser uma APA. Sendo assim uma ótima opção para quem busca apenas relaxar sem tumulto.

O que fazer no litoral norte do Espírito Santo - roteiro - Pocando no ES 3 - praia de gramute - aracruz

 

O Bristol La Residence

Este encontro não seria possível sem o apoio e a confiança de quem acredita no potencial dessa rede de influenciadores. Nossos parceiros são peças fundamentais em todos os posts, inclusive esse sobre o que fazer no litoral norte do Espírito Santo. Nossa ida a Aracruz foi viabilizada pela Rede Bristol Hotels. Aqui se hospedaram todos os Blogueiros vindos de outros estados, inclusive eu, que tive o privilégio de dividir o quarto com a Talita do Blog Me Deixa Ser Turista. Apesar de ter sido apenas por uma noite, por conta da programação frenética de todo o evento (rs), pude desfrutar de um banho reparador e uma tranquila noite de sono.

O Bristol La Residence fica em frente a Orla da Praia de Camburi e a 10 minutos do Aeroporto de Vitória. O quarto com duas camas de solteiro é amplo e equipado com sofá, uma mesa de centro, cadeiras, ar-condicionado, mesa de escritório e uma mini cozinha. Nosso quarto também possuía uma varandinha excelente, que nos possibilitava admirar o calçadão e o mar.

O café da manhã é bem variado, servido em um espaço amplo. Vale salientar o charme de uma obra de arte que enfeitava uma das paredes. Pontos que são cartões postais de de Vitória e Vila Velha: a Terceira Ponte, o Convento da Penha, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, entre outras. 

No mais, o Staff também merece parabéns, pois foram super atenciosos.

Observações:

O Hotel vem passando por reformas, logo, muitas melhorias! Quando estivemos lá a piscina tinha acabado de ser reinaugurada. 

Pode melhorar: os elevadores necessitam de reformas, pois a demora em conseguir utiliza-los estava um pouco além da média. Mas fontes extraoficiais me informaram que a restauração já está sendo providenciada. 

 

O link para reservar é esse aqui!

 

*Eu Mônica, do Leve Sem Destino, fiquei hospedada no Bristol La Residence. Declaro que mesmo sendo parceiro, o relato é imparcial e retrata minha experiência.


E ai, tá bom ou quer mais?! 

Nossos leitores não se cansam que eu sei. Então aqui  finalizamos a primeira parte, e em breve você contará com a 2ª parte do roteiro sobre o que fazer no litoral norte do Espírito Santo. Não perde!

 

#VivaLeve


O que fazer no litoral norte do Espírito Santo - roteiro - Pocando no ES 3 - banner


sudeste asiatico, por onde comecar - tailandia - laos febre amarela - anvisa

O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

 

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem

Gif por Marco Martina


Mônica Rodrigues

Leonina, brasiliense de alma e coração, graduada em Administração em Comércio Exterior e apaixonada por tudo o que envolve o ramo (apesar de não atuar nele). Tem verdadeiro fascínio pelo desconhecido. Acredita que pessoas se tornam melhores ao se depararem com o externo/ diferente, o que foge da “bolha”. Se sente em paz ao viajar e carrega consigo seu namô e sua família pra onde quer que vá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *