Cachoeira dos Cristais – Um Clube Natural em Veadeiros
Hora de apresentarmos à vocês o clubinho da Chapada dos Veadeiros. Isso mesmo, trata-se de um excelente espaço que conta com toda infraestrutura para receber famílias inteiras. A Cachoeira dos Cristais é uma excelente pedida para os mais diversos tipos de perfis. Ter esse atrativo no roteiro é praticamente obrigatório. São diversas vantagens, e os motivos vamos detalhar para você, agora.
Precisando de guia para sua viagem à Chapada dos Veadeiros?
Chegou a hora de você vivenciar uma imersão no Cerrado!
Ande, toque, sinta, respire.
Literalmente mergulhe em suas águas cristalinas. ❤️
Meu nome é Mônica e vou levar VOCÊ para viver dias inesquecíveis!
Guia de Turismo Nacional e América do Sul. Condutora. Cadastur:38.287.548/0001-37
Clique aqui para entrar em contato comigo.
Ainda não sabe onde ficar na Chapada dos Veadeiros?
Localização
A primeira grande vantagem. Localizada a 8 km de Alto Paraíso (5 km de estrada de asfalto + 3 de chão batido), chegar à Cristais, para quem está na principal cidade da Chapada, é extremamente fácil. Você pode vir a essa cachoeira de bike, carro, ou a depender do seu grau de disposição, a pé.
Dica: Na região da Chapada dos Veadeiros, existem muitas cachoeiras distantes que vale muito a pena conhecer. Alugue um carro e conheça-as por conta própria!
Para chegar à Cachoeira dos Cristais, saindo de Alto, deve-se seguir a GO-118, sentido Cavalcante. A entrada para as cachoeiras é a direita, sinalizada por placa.
Estrutura
Estacionamento interno – A entrada para o terreno das Cachoeiras dos Cristais é cercada. Logo que você chegar a portaria, deverá apresentar-se, fazer o pagamento do ingresso, de R$ 20* por pessoa (dezembro de 2018*) e estacionar o possante – caso essa tenha sido sua forma de chegar.
Restaurante/Lanchonete
Na Cachoeira dos Cristais é oferecido almoço a 46,90 o quilo. Aqui você também encontra o delicioso pastel da Vendinha 1961. Pois sim, o dono do melhor pastel da Chapada dos Veadeiros também administra esse espaço.
Turma da Preguiça (Brinquedos – Cama Elástica – Slackline)
Integrado a toda a área reservada ao restaurante, há um palco, onde cantores locais se apresentam. Há também uma lojinha vendendo roupas de banho. Logo a frente fica o espaço “Turma da Preguiça”, uma ampla área verde onde visitantes podem esticar a canga e cumprir a tarefa a qual o espaço foi destinado..rs.
Aqui, crianças e adultos compartilham de minutos super agradáveis. Quando fomos, a cama elástica e o slackline estavam disponíveis para os visitantes.
Cachoeiras
Logo a frente, a pouquíssimos passos do espaço anterior, há os dois primeiros pontos de banho: a Cachoeira do Felipe e o Poço da Vovó. Mais uma vantagem em se estar aqui, pois ambos são ideais para crianças, mesmo as bem pequenas (obviamente que acompanhadas dos pais e/ou responsáveis).
Adiante, são vistos mais poços e quedas menores, todos devidamente sinalizados com placas. A dica aqui é: siga até a última, a Cachoeira Véu de Noiva, tire fotos, delicie-se na grande ducha que há nela e volte. A medida que você for retornando, faça pequenas paradas para mais banho, contemplação e fotografias.
A trilha que leva até à última queda da Cachoeira dos Cristais é de apenas 500 metros;
A Cachoeira Véu de Noiva é também a mais bonita, então não deixe de chegar até ela;
No Complexo há ainda outro caminho, a Trilha Água Fria, de 1700 metros que leva até a cachoeira de mesmo nome. Como chegamos no período da tarde e o clima estava bem instável, preferimos conhecer, por hora, apenas a Cachoeira dos Cristais. Obviamente que vamos voltar lá e fazer o percurso inteirinho. Você imagina se vamos perder a chance de comer mais pastéis e tomar cerveja novamente de conhecer o restante de toda aquela área. ?
Camping
Pensa só que delícia deve ser acordar em contato com a mata, ao som de passarinhos, cachoeiras e ainda ter acesso a toda essa estrutura! Sim, é possível. A diária para ficar acampado é R$ 30*
*fora da alta temporada. Valores referentes a Dez/2018.
Nossa Experiência na Cachoeira dos Cristais
Das cachoeiras famosas da Chapada, essa era a única que não conhecíamos. Como assim, casal? Pois é, por conta do fácil acesso, eu sempre imaginei que durante os finais de semana e feriados o espaço ficasse demasiadamente lotado. Fato é que de tanto esperarmos o dia perfeito, acabamos não aguentando mais e indo num dos momentos de super alta temporada, a virada 2018/19.
Resultado: Uma tarde agradabilíssima. Chegamos, fizemos nossa trilha sem pressa, demos aquela energizada no corpo e voltamos. Nós estamos muito acostumados a passar o dia inteiro em trilhas, andando quilômetros e carregando tudo o que necessitamos. Fazemos isso com gosto e grande paixão, pois sempre há uma recompensa maravilhosa que nos aguarda. Mas as vezes, fazer programinhas light também são necessários. Não é fácil levar a família inteira para uma trilha puxada, já para a Cachoeira dos Cristais, é tranquilo e apropriado. ?
Dicas e Sugestões de Roteiro
A indicação aqui é: coloque a Cristais para o momento de chegada ou saída de Veadeiros. Isso, vamos supor que você chegou à Chapada no período da tarde e a ansiedade é grande demais: não pense duas vezes.
Ou: Supondo que você esteja acompanhado(a) de crianças, pessoas de mais idade e/ou mobilidade reduzida.
Ou ainda: Passou a semana toda no batidão: trilha longa + diversas cachoeiras por dia + cansaço físico (é gente, uma hora o corpitcho pede arrego..rs ).
Em todas essas situações: Cachoeira dos Cristais!
E há ainda quem venha à Chapada para descanso mesmo. Pouco esforço por opção, tá valendo! O que não vale é ficar preso na Babilônia (cidade grande, tomando poluição o ano inteiro).
E claro, não deixe de reservar um tempo para saborear os deliciosos pastéis e tomar uma gelada (ou suco, se você não bebe ou é o motorista da vez). Sério, a experiência fica bem melhor assim. 🙂
Mais Informações
Endereço
Cachoeira Cristais, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás, Goiás 73770-000, Brasil
Telefone
(62) 3446-1174
Outros
É isso pessoal. Ficou com alguma dúvida? Use e abuse do espaço dos comentários. E se você quer um força na montagem do roteiro, faça sua solicitação no grupo: Chapada dos Veadeiros – Informações, dicas e Companhia, do Facebook.
#VivaLeve
Conecte-se ?
O Leve Sem Destino preza pela total transparência com seus leitores. Nosso passeio foi em forma de parceria, mas garanto que o relato é imparcial e pode ser reforçado pelos relatos dos demais viajantes no TripAdvisor.
O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.
 - Vendinha 1961 – O Melhor Pastel da Chapada dos Veadeiros
- Quanto custa viajar pelos países Chile, Bolívia e Peru
Olá,
Gostaria de saber se é viável ir até a cachoeira das Loquinhas a pé vindo de Alto Paraíso e quanto tempo levaria.
oi Isabela, tudo bem?
Então, dá sim. A distância vai depender de onde você está partindo, mas o ideal seria você ir de carona, sempre há veículos seguindo para a Loquinhas.
A estrada é de terra, o que também nos deixa no modo “empanados”…rs.
Partindo ali do centro de Alto são mais ou menos 4 km para chegar.
Espero ter ajudado. 🙂
Mônica e Fábio. Quero agradecer todas as valiosas dicas que voces me deram. Voltei essa semana da Chapada dos Veadeiros e já estou com vontade de retornar. Que lugar incrivel! superou minhas expectativas. Nenhuma foto ou vídeo consegue descrever a chapada. Como eu já havia dito, fiquei 7 dias por lá, e dividi minha hospedagem: 2 dias em Alto Paraiso, 2 dias em Cavalcante e 3 em São Jorge. Foi a melhor coisa que fiz, pois só estando lá pra entender a logistica do lugar. Roteiro pronto na mala, dicas suas de onde comer, ficar, distancias, etc. tudo isso foi essencial pra sair tudo perfeito. Só quero deixar uma dica para as pessoas que como eu fazem caminhadas diarias e exercicios fisicos: Trilha é completamente diferente! Eu pensava: “Vai ser moleza! o que são 4 km de trilha?” mero engano. É puxado e cansativo. Muitas subidas, escalando pedras, sol quente na cabeça. Sou do Rio de Janeiro e a baixa umidade do cerrado pesou. Muito seco. Sugiro que cada um faça no seu ritmo, curtindo o local, não se preocupando em visitar mil cachoeiras ao mesmo tempo, e já se programando pra voltar lá novamente. Entendo agora o porque de vocês dois voltarem tantas vezes, há muito o que explorar! Gratidão mais uma vez.
Olá Sandra! Que bom que voltou aqui, lembramos bem de você. A Chapada é realmente muito maravilhosa e provavelmente, você irá voltar. O seu relato irá ajudar muitos dos nossos leitores a se sentirem motivados.
Realmente, frequentar academia não te deixa preparado para trilhas (ou não o suficiente…rs), mas quanto mais experiências em meio a mata, menos cansaço físico. O corpo acostuma.
Abraços. Até seu retorno 😉
Obrigada Fábio. Valeu pelas ótimas dicas. Vou dividir minha hospedagem: 3 dias em Alto Paraiso, 1 em Cavalcante e 3 em São Jorge. Só a hospedagem de São Jorge que ainda não reservei. Mas já estou pesquisando e vi pelo Bokking. Com certeza farei aqui através do Blog. Assim também como o aluguel do carro.
Quando eu tiver meu roteiro quase definido mando por aqui pra voce e Mônica me dizerem o que acham e
sei que me darão mais dicas. Boas vibrações e só coisa boa pra vocês!
Sandra, agora sou eu, Monikete…rsrs.
Obrigada pela força! Reservando pelos nossos links a gente consegue manter o blog no ar e trabalhar cada vez mais para melhor atender vocês 🙂
Faça assim, mande aqui nos comentários (para que outros leitores possam ver e se basear), e mande também para o e-mail contato@levesemdestino.com
Nós vamos pegar ele e dar aquele “tapa”! rsrs..
Deixaremos sugestões para você, tanto de cachoeiras, quanto de outros lugares que você possa estar visitando. Nossa Chapada vai MUITO ALÉM das cachoeiras. Vc verá! 😉
Excelentes vibrações para você também.
Bjos.
Olá casal “The Best”, segue meu pré – roteiro na Chapada dos Veadeiros.
Peço ajuda e dicas caso achem que devemos mudar:
Chego no aeroporto de Brasilia no sábado pouco antes de 12 hs.
Vamos alugar um carro no aeroporto, previsão de chegar em Alto Paraiso 15/16 hs.
Queriamos fazer o chekin na pousada ir para a Cachoeira Loquinhas, mas lendo os
posts e comentários to começando a achar que não vai valer a pena:
Poços com pouca água em Agosto, vamos aproveitar pouco tempo devido ao horário
que vamos chegar, pouco sol e pagar o valor mais caro das cachoeiras de lá:$ 35,00.
Na minha opinião acho que no sábado devemos procurar apenas um belo lugar para assistir ao por do sol ( talvez o Jardim de Maytrea) ir ao mercadinho local pra comprar
frutas, água mineral e uns biscoitinhos pra começarmos as trilhas no domingo.
2º dia Domingo:
Almecegas I,II, São Bartolomeu
Cachoeira dos Cristais, trilha da água fria
3º dia Segunda-feira:
Catarata dos Couros e na volta Cachoeira do Papagaio
Vamos na noite de segunda para Cavalcante ( já reservei pousada lá)
4º dia terça-feira:
Santa Bárbara, Capivara e depois de almoçar no parque vamos para a Cachoeira
Poço Encantado( sei que fica em Teresina de Goiás, um pouco distante, acham que vale a pena e dá tempo de aproveitar a “praia” de lá?)
5º dia quarta- feira:
Vamos nos hospedar numa pousada que fica na entrada do parque.
Vamos para São Jorge fazer a trilha do Mirante da Janela.
Voces acham que dá tempo antes de ir pra lá, conhecer e fazer as trilhas do Vale das Araras? (fiquei apaixonada pelo local , lendo e vendo as fotos de vocês lá)
6º dia quinta-feira:
Trilha dos Saltos 80 e 120 mts
( parece ser puxada e não dá pra fazer mais nada nesse dia né? )
7º dia sexta-feira:
Trilha dos Canions I e II + Carioquinhas
(puxada também, sei que teremos disposição mais não sei se teremos pernas pra conhecer outro local hehehe)
8º dia sábado:
Cachoeira do Cordovil e Poço das Esmeraldas
Nosso voo de volta ao Rio de Janeiro é só as 19 hs. Então queríamos ir cedinho pra Cordovil e Esmeraldas, fazer nosso chekout na pousada até 12 hs e passar no Vale da Lua antes de pegar a estrada.9 ( Será que dá ?? )
Ufaaa! É isso! Vou fazer 50 anos em agosto, mas estou tão animada ou mais ainda que minha filha que tem 23 hehehe.
Aguardo os “tapas” e ajustes no meu roteiro e também convite de casamento de vocês! kkkkkkkkkk
Beijo grande .
Olá Sandra!
Primeiramente, desculpe a demora, pois estivemos bem ocupados durante o fim de semana.
Você disse que vai alugar um carro em Brasília, por que não faz a cotação por nosso link do Blog? Clique aqui nesse link da rentcars: https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=494&utm_source=www.levesemdestino.com&utm_medium=link
Assim você colabora com o crescimento do Blog e ainda retira o carro com menos burocracia, direto no aeroporto! 😉
Sobre seu roteiro, vamos por partes:
1º dia – Sábado:
Considerando que vocês cheguem as 15h/16h, não valerá a pena fazer a Loquinhas. É uma boa ideia procurar um mercadinho e depois assistir ao por-do-sol no Jardim de Maytrea. Aproveite e dê um rolê a pé pela cidade de Alto Paraíso pois é uma gracinha! A noite vocês podem procurar algum desses restaurantes: Zu’s Bistrô, Vinil Bistrô, Vendinha 1961 ou Vila Chamego (pizzaria).
2º dia – Domingo:
Excelente opção conhecer as cachoeiras da Fazenda São Bento, mas cachoeira de São Bartolomeu não conhecemos hehehe. Provavelmente, você quis dizer cachoeira São Bento. Dá pra casar com a Cristais, mas não sabemos se dá para fazer a trilha da Água Fria, pois é um pouco mais longa. Depende do pique de vocês. Nossa dica seria tirar um tempinho após a trilha das Cristais para pedir um pastelzinho e tomar uma cervejinha!
3º dia – Segunda:
Perfeito!
4º dia – Terça:
Se você for se hospedar em Alto ou em São Jorge no fim deste dia, vale a pena fazer Poço Encantado. Se for voltar para Cavalcante, não.
5º dia – Quarta:
Você já fechou essa hospedagem de São Jorge no Booking? Se não, faça pelo nosso link, como combinado: https://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?aid=1168543&label=sandra-coment&sid=6d941010788fa9f8aa7c01700f0ce222&sb=1&src=searchresults&src_elem=sb&error_url=https%3A%2F%2Fwww.booking.com%2Fsearchresults.pt-br.html%3Faid%3D1168543%3Blabel%3Dsandra-coment%3Bsid%3D6d941010788fa9f8aa7c01700f0ce222%3Btmpl%3Dsearchresults%3Bac_click_type%3Db%3Bac_position%3D0%3Bclass_interval%3D1%3Bdest_id%3D-624424%3Bdest_type%3Dcity%3Bdtdisc%3D0%3Bfrom_sf%3D1%3Bgroup_adults%3D2%3Bgroup_children%3D0%3Binac%3D0%3Bindex_postcard%3D0%3Blabel_click%3Dundef%3Bno_rooms%3D1%3Boffset%3D0%3Bpostcard%3D0%3Braw_dest_type%3Dcity%3Broom1%3DA%252CA%3Bsb_price_type%3Dtotal%3Bsearch_selected%3D1%3Bshw_aparth%3D1%3Bslp_r_match%3D0%3Bsrc%3Dindex%3Bsrc_elem%3Dsb%3Bsrpvid%3D342a09cf9cb80087%3Bss%3DAlto%2520Para%25C3%25ADso%2520de%2520Goi%25C3%25A1s%252C%2520Goi%25C3%25A1s%252C%2520Brasil%3Bss_all%3D0%3Bss_raw%3Dalto%2520paraiso%3Bssb%3Dempty%3Bsshis%3D0%3Bssne%3DCristalina%3Bssne_untouched%3DCristalina%26%3B&ss=S%C3%A3o+Jorge%2C+Goi%C3%A1s%2C+Brazil&is_ski_area=&ssne=Alto+Para%C3%ADso+de+Goi%C3%A1s&ssne_untouched=Alto+Para%C3%ADso+de+Goi%C3%A1s&city=-624424&checkin_year=&checkin_month=&checkout_year=&checkout_month=&group_adults=2&group_children=0&no_rooms=1&from_sf=1&ss_raw=s%C3%A3o+jorge&ac_position=0&ac_langcode=xb&ac_click_type=b&dest_id=900050986&dest_type=city&place_id_lat=-14.177149&place_id_lon=-47.814571&search_pageview_id=342a09cf9cb80087&search_selected=true&search_pageview_id=342a09cf9cb80087&ac_suggestion_list_length=5&ac_suggestion_theme_list_length=0
Não recomendamos que você faça outra trilha casada com o Mirante da Janela, pois essa é muito intensa. Você percorre cerca de 8km e como você irão sair de Cavalcante, irá tomar bastante tempo.
6º dia – Quinta:
Pode fazer, ou Vale da Lua, ou águas termais a noite.
7º dia – Sexta:
Exato!
8º dia – Sábado:
Recomendamos que façam a Cordovil e Poço Esmeraldas, almocem no Rancho do Valdomiro e deixem o Vale da Lua, como já dito, para quinta ou sexta.
Você vai ter um dos melhores aniversários da sua vida, vai curtir demais e preparem-se para querer voltar! 🙂
Veja se ficou tudo claro e aguardamos suas reservas!
Beijos
Oi Mônica, agradeço mais uma vez as dicas, ficou tudo claro, farei as reservas por aqui com certeza.
Confundi as cachoeiras do complexo São Bento, com a São Bartolomeu que fica no Vale das Araras, hehehehe…infelizmente terei que cortar o Vale das Araras do meu roteiro, é muita coisa pra conhecer!! Vou ter que voltar.( que coisa chata ! kkkkk )
Quero conhecer também em São João da Aliança a Bocaina do Farias que lugar lindo..
Beijo pro casal ” The Best”.
É. terá que voltar sim. Tem ainda a cachoeira do Label, em São João da Aliança, a maior do Goiás. São 187 metros de queda.
Ela eu indico fazer na volta para Bsb, mas como vocês já tem a Cordovil, melhor não arriscar chegar tarde para devolver carro e pegar voo.
Beijão.
Não esquece da gente. E volte para nos contar como foi 😉
Oi Mônica, estou montando meu roteiro e vou dizer de novo como estou amaaaando seu blog.
Suas dicas com tanta riqueza de detalhes me ajudarão bastante
Vou passar 7 dias na Chapada em Agosto e sei que não é suficiente para conhecer a infinidade de belezas que a Chapada oferece, mas quero aproveitar ao máximo, então no dia que irei conhecer a Cachoeira dos Cristais, consigo visitar outra Cachoeira? Qual seria ?
Boa noite Sandra!
Primeiramente, ficamos felizes em saber que estamos ajudando. Segundo, sobre a sua pergunta: sim, você consegue. Dá para casar até com mais duas, a cachoeira da Água Fria (que é dentro da propriedade da Cristais, porém por outra trilha); E Loquinhas, pela proximidade.
7 dias é um tempo muito bom para quem está indo pela primeira vez. Dá pra curtir bem e conhecer bastante coisa.
Você já sabe em que cidade vai ficar e já tem reserva? E carro, já está alugado?
Se quiser, nós montamos um roteiro para você, totalmente personalizado. A contrapartida que pedimos são as reservas pelos nossos links: Booking e RentCars.
Assim, você nos ajuda a manter o blog ativo. Qualquer coisa nos chame.
Abração!
Desde que decidi passar minhas férias na Chapada não vivo mais sem o blog de vocês! Está me ajudando muito nos preparativos !
Obrigada !
Monique, obrigadaaa!
A gente ama receber esse tipo de feedback. significa que estamos indo pelo caminho certo 😀
Se você quiser alguma dica mais certeira, deixe sua dúvida no post ou entre em contato por direct, do nosso instagram.
Boa sorte na montagem do roteiro. Você vai se apaixonar perdidamente!