Cachoeira dos Cristais – Um Clube Natural em Veadeiros

Hora de apresentarmos à vocês o clubinho da Chapada dos Veadeiros. Isso mesmo, trata-se de um excelente espaço que conta com toda infraestrutura para receber famílias inteiras. A Cachoeira dos Cristais é uma excelente pedida para os mais diversos tipos de perfis. Ter esse atrativo no roteiro é praticamente obrigatório. São diversas vantagens, e os motivos vamos detalhar para você, agora.

 

Localização

A primeira grande vantagem. Localizada a 8 km de Alto Paraíso (5 km de estrada de asfalto + 3 de chão batido), chegar à Cristais, para quem está na principal cidade da Chapada,  é extremamente fácil. Você pode vir a essa cachoeira de bike, carro, ou a depender do seu grau de disposição, a pé.

Dica: Na região da Chapada dos Veadeiros, existem muitas cachoeiras distantes que vale muito a pena conhecer. Alugue um carro e conheça-as por conta própria!

Para chegar à Cachoeira dos Cristais, saindo de Alto, deve-se seguir a GO-118, sentido Cavalcante. A entrada para as cachoeiras é a direita, sinalizada por placa.

cachoeira dos cristais - chapada dos veadeiros - alto paraiso - goias - cerrado - centro oeste (14)

 

Estrutura

Estacionamento interno – A entrada para o terreno das Cachoeiras dos Cristais é cercada. Logo que você chegar a portaria, deverá apresentar-se, fazer o pagamento do ingresso, de R$ 20* por pessoa (dezembro de 2018*) e estacionar o possante – caso essa tenha sido sua forma de chegar.

 

Restaurante/Lanchonete

Na Cachoeira dos Cristais é oferecido almoço a 46,90 o quilo. Aqui você também encontra o delicioso pastel da Vendinha 1961. Pois sim, o dono do melhor pastel da Chapada dos Veadeiros também administra esse espaço.

 

Turma da Preguiça (Brinquedos – Cama Elástica – Slackline)

Integrado a toda a área reservada ao restaurante, há um palco, onde cantores locais se apresentam. Há também uma lojinha vendendo roupas de banho. Logo a frente fica o espaço “Turma da Preguiça”, uma ampla área verde onde visitantes podem esticar a canga e cumprir a tarefa a qual o espaço foi destinado..rs.

Aqui, crianças e adultos compartilham de minutos super agradáveis. Quando fomos, a cama elástica e o slackline estavam disponíveis para os visitantes.

 

Inseguro na montagem de seu roteiro?

Se você está confiante nas nossas informações mas ainda se sente inseguro(a) para montar seu roteiro, fale conosco! Basta apenas preencher um pequeno formulário com algumas informações e nós fazemos um orçamento para você. Organizamos um programa totalmente personalizado. De acordo com o estudo de seu perfil, lhe passaremos informações de hospedagem, alimentação, e claro, todos os atrativos organizados diariamente para você curtir bastante sua viagem à Chapada dos Veadeiros.

Fechando sua hospedagem e aluguel do carro em nossos links afiliados, você recebe seu roteiro DE GRAÇA!

Cachoeiras

Logo a frente, a pouquíssimos passos do espaço anterior, há os dois primeiros pontos de banho: a Cachoeira do Felipe e o Poço da Vovó. Mais uma vantagem em se estar aqui, pois ambos são ideais para crianças, mesmo as bem pequenas (obviamente que acompanhadas dos pais e/ou responsáveis). 

 

Adiante, são vistos mais poços e quedas menores, todos devidamente sinalizados com placas. A dica aqui é: siga até a última, a Cachoeira Véu de Noiva, tire fotos, delicie-se na grande ducha que há nela e volte. A medida que você for retornando, faça pequenas paradas para mais banho, contemplação e fotografias.

 

 A trilha que leva até à última queda da Cachoeira dos Cristais é de apenas 500 metros;

 A Cachoeira Véu de Noiva é também a mais bonita, então não deixe de chegar até ela;

 No Complexo há ainda outro caminho,  a Trilha Água Fria, de 1700 metros que leva até a cachoeira de mesmo nome. Como chegamos no período da tarde e o clima estava bem instável, preferimos conhecer, por hora, apenas a Cachoeira dos Cristais. Obviamente que vamos voltar lá e fazer o percurso inteirinho. Você imagina se vamos perder a chance de comer mais pastéis e tomar cerveja novamente de conhecer o restante de toda aquela área. 😁

cachoeira dos cristais - chapada dos veadeiros - alto paraiso - goias - cerrado - centro oeste (30)

 

Camping

Pensa só que delícia deve ser acordar em contato com a mata, ao som de passarinhos, cachoeiras e ainda ter acesso a toda essa estrutura! Sim, é possível. A diária para ficar acampado é R$ 30*

*fora da alta temporada. Valores referentes a Dez/2018.

 

cachoeira dos cristais - chapada dos veadeiros - alto paraiso - goias - cerrado - centro oeste (30)

 

Nossa Experiência na Cachoeira dos Cristais

Das cachoeiras famosas da Chapada, essa era a única que não conhecíamos. Como assim, casal? Pois é, por conta do fácil acesso, eu sempre imaginei que durante os finais de semana e feriados o espaço ficasse demasiadamente lotado. Fato é que de tanto esperarmos o dia perfeito, acabamos não aguentando mais e indo num dos momentos de super alta temporada, a virada 2018/19.

Resultado: Uma tarde agradabilíssima. Chegamos, fizemos nossa trilha sem pressa, demos aquela energizada no corpo e voltamos. Nós estamos muito acostumados a passar o dia inteiro em trilhas, andando quilômetros e carregando tudo o que necessitamos. Fazemos isso com gosto e grande paixão, pois sempre há uma recompensa maravilhosa que nos aguarda. Mas as vezes, fazer programinhas light também são necessários. Não é fácil levar a família inteira para uma trilha puxada, já para a Cachoeira dos Cristais, é tranquilo e apropriado. 💚

 

Dicas e Sugestões de Roteiro

A indicação aqui é: coloque a Cristais para o momento de chegada ou saída de Veadeiros. Isso, vamos supor que você chegou à Chapada no período da tarde e a ansiedade é grande demais: não pense duas vezes.

Ou: Supondo que você esteja acompanhado(a) de crianças, pessoas de mais idade e/ou mobilidade reduzida.

Ou ainda: Passou a semana toda no batidão: trilha longa + diversas cachoeiras por dia + cansaço físico (é gente, uma hora o corpitcho pede arrego..rs ).

Em todas essas situações: Cachoeira dos Cristais!

E há ainda quem venha à Chapada para descanso mesmo. Pouco esforço por opção, tá valendo! O que não vale é ficar preso na Babilônia (cidade grande, tomando poluição o ano inteiro).

E claro, não deixe de reservar um tempo para saborear os deliciosos pastéis e tomar uma gelada (ou suco, se você não bebe ou é o motorista da vez). Sério, a experiência fica bem melhor assim. 🙂

 

Mais Informações

cachoeira dos cristais - chapada dos veadeiros - alto paraiso - goias - cerrado - centro oeste (3)

Endereço

Cachoeira CristaisChapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás, Goiás 73770-000, Brasil

Telefone

(62) 3446-1174

Outros

Site | Facebook | Instagram.  

 


É isso pessoal. Ficou com alguma dúvida? Use e abuse do espaço dos comentários. E se você quer um força na montagem do roteiro, faça sua solicitação no grupo: Chapada dos Veadeiros – Informações, dicas e Companhia, do Facebook.

#VivaLeve

Conecte-se 💚

cachoeira dos cristais - chapada dos veadeiros - alto paraiso - goias - cerrado - centro oeste (3)


O Leve Sem Destino preza pela total transparência com seus leitores. Nosso passeio foi em forma de parceria, mas garanto que o relato é imparcial e pode ser reforçado pelos relatos dos demais viajantes no TripAdvisor


O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

 

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem


Mônica Rodrigues

Leonina, brasiliense de alma e coração, graduada em Administração em Comércio Exterior e apaixonada por tudo o que envolve o ramo (apesar de não atuar nele). Tem verdadeiro fascínio pelo desconhecido. Acredita que pessoas se tornam melhores ao se depararem com o externo/ diferente, o que foge da “bolha”. Se sente em paz ao viajar e carrega consigo seu namô e sua família pra onde quer que vá.

10 comentários em “Cachoeira dos Cristais – Um Clube Natural em Veadeiros

  • 14 de maio de 2019 em 09:33
    Permalink

    Obrigada Fábio. Valeu pelas ótimas dicas. Vou dividir minha hospedagem: 3 dias em Alto Paraiso, 1 em Cavalcante e 3 em São Jorge. Só a hospedagem de São Jorge que ainda não reservei. Mas já estou pesquisando e vi pelo Bokking. Com certeza farei aqui através do Blog. Assim também como o aluguel do carro.
    Quando eu tiver meu roteiro quase definido mando por aqui pra voce e Mônica me dizerem o que acham e
    sei que me darão mais dicas. Boas vibrações e só coisa boa pra vocês!

    Resposta
  • 13 de maio de 2019 em 15:10
    Permalink

    Oi Mônica, estou montando meu roteiro e vou dizer de novo como estou amaaaando seu blog.
    Suas dicas com tanta riqueza de detalhes me ajudarão bastante
    Vou passar 7 dias na Chapada em Agosto e sei que não é suficiente para conhecer a infinidade de belezas que a Chapada oferece, mas quero aproveitar ao máximo, então no dia que irei conhecer a Cachoeira dos Cristais, consigo visitar outra Cachoeira? Qual seria ?

    Resposta
    • 13 de maio de 2019 em 20:45
      Permalink

      Boa noite Sandra!
      Primeiramente, ficamos felizes em saber que estamos ajudando. Segundo, sobre a sua pergunta: sim, você consegue. Dá para casar até com mais duas, a cachoeira da Água Fria (que é dentro da propriedade da Cristais, porém por outra trilha); E Loquinhas, pela proximidade.
      7 dias é um tempo muito bom para quem está indo pela primeira vez. Dá pra curtir bem e conhecer bastante coisa.
      Você já sabe em que cidade vai ficar e já tem reserva? E carro, já está alugado?
      Se quiser, nós montamos um roteiro para você, totalmente personalizado. A contrapartida que pedimos são as reservas pelos nossos links: Booking e RentCars.
      Assim, você nos ajuda a manter o blog ativo. Qualquer coisa nos chame.

      Abração!

      Resposta
  • 23 de janeiro de 2019 em 22:36
    Permalink

    Desde que decidi passar minhas férias na Chapada não vivo mais sem o blog de vocês! Está me ajudando muito nos preparativos !
    Obrigada !

    Resposta
    • 23 de janeiro de 2019 em 23:54
      Permalink

      Monique, obrigadaaa!

      A gente ama receber esse tipo de feedback. significa que estamos indo pelo caminho certo 😀

      Se você quiser alguma dica mais certeira, deixe sua dúvida no post ou entre em contato por direct, do nosso instagram.

      Boa sorte na montagem do roteiro. Você vai se apaixonar perdidamente!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *