O que fazer em Cristalina – Vem Pro Cerrado

A cidade dos Cristais foi escolhida como sede desse evento e, a partir de agora, iremos lhe contar o que fazer em Cristalina. Não à toa, um dos nossos membros, o Luciano do Viagem sem frescura, é nativo com orgulho. Cristalina, sempre tão receptiva e calorosa, é mais uma amostra do que há de melhor em nosso Goiás. A simplicidade do cristalinense é o ponto mais alto de tudo o que podemos encontrar na pequena cidade, com cerca de 60 mil habitantes.

 

História de Cristalina

Localizada a apenas 130 km da Capital BSB (BR-040), Cristalina é uma cidade descoberta por bandeirantes, chegados da capital paulista, por volta do século XVIII, que na época vinham em busca de ouro. Encontraram muito cristal e, por conta disso, deram à região o nome de Serra dos Cristais (fonte). Mas naquele tempo, não deram muita importância às pedras.

Só em 1879, o então povoado passou a ser interessante (do ponto de vista financeiro).

“Dois franceses, Etiene Lepesqueur e Leon Laboissére, vindos da vizinha cidade de Paracatu, onde residiam comercializando ouro, receberam uma amostra de quartzo vindo da Serra dos Cristais. Enviaram para a França, tendo então ótima aceitação, sendo vendidas a preços altamente compensadores.

Interessados pelo negócio, voltaram e estabeleceram no local um núcleo inicial do povoado, comercializando com lucros vantajosos que em pouco tempo fizeram apreciável fortuna. Ali, devido à pureza e qualidade do minério, começam a ser transformadas em instrumentos de ótica e em ricas peças de artesanato por exímios artesãos e vão enfeitar as salas da sofisticada e nascente burguesia industrial. Iniciou então, a promessa de grandes lucros.” Fonte

 

Você sabia?

Houve grande demanda do cristal dessa cidade durante a época da Segunda Guerra. O mineral magnetite, que também é encontrado ali, é usado na construção de bússolas.

 

Vem Pro Cerrado, o que é??!

O Vem Pro Cerrado é um projeto fundado por 8 Blogueiros de viagem, moradores da região e apaixonados por esse Bioma; que estão dispostos a mostrar as belezas, as peculiaridades que só o Cerrado oferece, a cultura, gastronomia e as diferentes alternativas, que vão fazer você facilmente trocar aquela praia por uma bela cachoeira.

Sim, o Bioma Cerrado é agraciado por incontáveis cachoeiras, das mais belas possíveis! De todas as formas e tamanhos, elas enchem os olhos. Enormes paredões, águas cristalinas, mais ou menos gelada, a gosto do freguês.

Não curte cachoeira? Não tem problema. Aqui você também encontra alternativas das mais variadas. Cidades históricas, vinícolas, ambientes de criação, experimentação e vivência. Vem com a gente, Vem Pro Cerrado!

“Se arruma aqui que tá bom, aqui tá dez. Se arruma tem espaço na van, tem espaço na van”…rs. Vem Pro Cerrado e agregados

Agora o que você realmente quer saber: Afinal, o que fazer em Cristalina??

Cristalina é mais um daqueles cantinhos que a gente conhece e logo se apaixona! A cidade está cercada por belezas naturais, um povo pra lá de hospitaleiro, culinária simples, típica goiana; além do clima de cidade interiorana.

Para começar a descobrir o que fazer em Cristalina, você pode escolher qualquer um dos atrativos abaixo. Vou listar aqui o roteiro que fizemos:

 

1 – Mercado do Cristal

Há em Cristalina inteira, várias lojinhas onde você encontra todo tipo de arte e decoração feitas com a pedra que dá nome à cidade. Mas, se você busca uma maior variedade delas, este Mercado é o lugar certo. São 7 lojas. Nelas você consegue até a versão bruta do mineral. Mas, obviamente, as que saltarão aos olhos são as lapidadas, trabalhadas em jóias, enfeites para o lar e objetos excelentes para quem busca um presente diferenciado.

 

Funciona no local o escritório da Associação dos Artesãos de Cristalina que representa outros artesãos que não tem loja. O espaço conta com lanchonete, banheiro, espaço para evento e estacionamento.  Aqui é possível ver os artesão trabalhando e saber um pouco mais sobre a pureza de cada peça.

 

Curiosidade:

Nem todas as pedras preciosas são “nativas” do local. As pedras típicas de Cristalina são os cristais Citrino, rutilado e fumê – apenas . Mas por conta delas, houve uma demanda por pedras de todas as formas. O local atrai este tipo de público.  Nada mais justo, pois as mãos que trabalham aqui são extremamente profissionais. É cada arte que fica difícil escolher uma só.

o que fazer em cristalina - goias - serra dos cristais - vem pro cerrado - mercado do cristal - pedra chapeu do sol. jpg (5)

 

Dentro da lojinha da Associação, tivemos um momento que foi bem gostoso. Vimos de perto as peças, jóias das mais delicadas, artes, cores. Era difícil até piscar. Tudo era bastante bonito e atraente. Ao final da visita, ainda ganhamos um mimo fofo: um pacotinho com 7 pedras da sorte para cada integrante. Nele havia Ônix, Ágata, Citrino, Quartzo Verde, Ametista Quartzo Rosa e Cristal. Adoramos! Carrego meu Citrino (uma das pedras da sorte do leonino) na carteira. 🙂

Saiba mais no site deles!

 

2 – Pedra Chapéu do Sol

O nosso roteiro “o que fazer em Cristalina” inclui alguns cartões postais. Entre eles, uma formação geológica impressionante! Capaz de deixar qualquer ser vivente “cabreiro”. Uma pedra imponente, gigantesca, com mais de 100 toneladas, equilibrada em uma base de cerca de 1 metro. A pedra está localizada dentro de uma fazenda. O dono, seu Eduardo Fernandes, faz de tudo para manter o local livre de vândalos. Para ter acesso a pedra não é necessário pagamento e a estrada que leva a ela é de chão batido, mas em ótimas condições.

De acordo com nosso guia, o local já foi fundo de mar, e muito provavelmente ficou daquela forma após a “secagem” do oceano.

A Pedra também já serviu de abrigo à nossos antepassados. Pinturas rupestres feitas há milhares de anos guardam parte da história. Nelas estariam calendários que simbolizam a contagem dos dias e imagens de animais.

O acesso à famosa Pedra se faz pela BR-040, virando a direita na rua logo após o Posto de Gasolina JK. Daí em diante segue-se 6km pela GO-309 (terra batida). Há várias placas indicando o caminho. O lugar fica numa zona rural, portanto sem estrutura, mas isso não impede a visita ou diminui a beleza do passeio.

o que fazer em cristalina - goias - serra dos cristais - vem pro cerrado - mercado do cristal - pedra chapeu do sol. jpg (5)

Dicas:

Leve água, repelente e algum lanche. Leve também a sacolinha de lixo, pois no local não tem estrutura nenhuma e deve ser mantido limpo.

 

Trilha:

Neste mesmo local há uma pequena trilha onde é possível contemplar a vegetação típica e uma bela vista. Como estávamos acompanhados pelo guia, foi interessante ir além da pedra. Caso você esteja em grupo pode se aventurar também, ela é curta. Mas não vá se estiver sozinho.

 .

3 – Lagoa dos Cristais (Adventure Park)

Gente, nós conhecemos isso aqui quando era apenas um garimpo abandonado.

 

É inacreditável que tudo tenha se transformado (e o processo ainda está rolando), em tão pouco tempo.

 

Em outubro de 2019 fomos convidados por Géssica e Frank, da Fluid Escola e Operadora de Mergulho, a ver de perto o início desse processo de transformação. Da Lagoa dos Cristais brota água natural e límpida – nesse tom extremamente instagramável..rs. Nesse dia a escola nos apresentou um projeto ousado, que inclui: rapel, tirolesa, bungee jump, Caiaque, além obviamente do mergulho profissional e Stand Up Paddle.

 

Mergulho no Adventure Park

Agora essa é para os amantes de mergulho de Brasília: já pensou poder trocar o Lago Paranoá – onde você não enxerga um palmo abaixo da superfície – pela Lagoa dos Cristais?! Então, é totalmente possível. Eu fiz o mergulho de batismo e curti demais. Recomendo! 😀

 

É, aposto que Cristalina subiu muito no seu conceito, hein? A cidade vem nos trazendo gratas surpresas. Quanto mais o tempo passa, mais ela se torna um bom destino para turismo de aventura ou para ser curtido em família.

 


Para ter acesso a isso tudo você deve entrar em contato com a equipe da Fluid através do das redes sociais ou WhatsApp:

@fluidmergulho (61) 993638781


  • Atenção, por se tratar de área privada, o acesso dá-se exclusivamente pela Fluid, então nem pense em fazer “gambiarra” rs. Fale com a Géssica, ela é super gente boa e o rolê tem valores bem justos.

Para você ter uma ideia de como era o garimpo, dá uma conferida no post da Dri, do Atravessar Fronteiras

 

4 – Igreja Matriz de São Sebastião

Nossas dicas de o que fazer em Cristalina vão além de pedras preciosas e belezas naturais. Um belo local para se admirar o descer do sol e fazer fotos. Obviamente que se você for católico, pode ainda se programar para assistir à missa. A igreja é cercada por um belo jardim, super bem cuidado.

o que fazer em cristalina - goias - serra dos cristais - vem pro cerrado - mercado do cristal - pedra chapeu do sol - garimpo - igreja

 

5 – Balneário das Lajes

Este lugar tem um espaço especial separado no meu ❤️. Estive pela primeira vez aqui bem criança, há mais de 25 anos. Sério, é uma das lembranças mais remotas que eu guardo. Lembro de um dia muito feliz. Eu descia pelas corredeiras até não aguentar mais.

Um lugar assim merece um post exclusivo, e ele está bem aqui: Balneário das Lajes – Cristalina/GO.

 

 

E aí?! Tá bom ou quer mais?

Se você gostou das dicas de o que fazer em Cristalina, não deixe de acompanhar as próximas publicações do blog. Nelas abordaremos a melhor opção de hospedagem da cidade.

Hospedagem em Cristalina:


Agradecimentos:

Prefeitura de Cristalina, à Câmara Municipal de Cristalina e à Secretaria de Turismo de Cristalina, por apoiarem o 1º Encontro do Vem Pro Cerrado (VPC).
Sara Biacchi, Secretária de Turismo de Cristalina, pelo apoio ao Encontro, por nos acompanhar em quase todas as visitas e por sua simpatia.
Eduardo Fernandes, proprietário da Fazenda Sucupira, mais conhecida como Chapéu do Sol por nos mostrar as belezas de suas terras, garimpo e sonhos.
Balneário das Lajes por receber o grupo VPC e permitir conhecermos tamanha beleza natural.
Jeep Club Cristalina pela grande aventura do passeio de jeep na trilha e rio do Balneário das Lajes.
Aos amigos e parceiros Marinês e Luciano, blog Viagem sem Frescura, e Caio Fleury, ex Secretario de Turismo de Cristalina, organizadores do I Encontro de Blogueiros do Vem Pro Cerrado em Cristalina.
Géssica e Frank da Fluid Mergulho, pelo convite para conhecer o Adventure Park e por compartilharem conosco todos os planos.


o que fazer em cristalina - goias - serra dos cristais - vem pro cerrado - mercado do cristal - pedra chapeu do sol. jpg (2)


O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

 

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem


Mônica Rodrigues

Leonina, brasiliense de alma e coração, graduada em Administração em Comércio Exterior e apaixonada por tudo o que envolve o ramo (apesar de não atuar nele). Tem verdadeiro fascínio pelo desconhecido. Acredita que pessoas se tornam melhores ao se depararem com o externo/ diferente, o que foge da “bolha”. Se sente em paz ao viajar e carrega consigo seu namô e sua família pra onde quer que vá.

5 comentários em “O que fazer em Cristalina – Vem Pro Cerrado

  • 25 de agosto de 2018 em 23:50
    Permalink

    A cidade não tem nada pra fazer, as lojas no final de semana fecham todas, pra achar uma farmácia foi uma luta, quase desistir! Se tem algum atrativo aqui..esta escondido

    Resposta
    • 26 de agosto de 2018 em 17:32
      Permalink

      Laydiane, que pena que quando você foi as lojinhas estavam fechadas.
      Quando fomos também era final de semana, e ao menos no sábado, elas estavam abertas. :/

      O que mais nos chamou atenção em Cristalina foi a cachoeira e os atrativos mais afastados. Realmente aos domingos não deve haver muitas opções, até porque a cidade é pequena (supondo que você tenha estado lá num dia desses).

      Resposta
    • 7 de setembro de 2020 em 10:35
      Permalink

      Quem deseja visitar a zona rural e a natureza com certeza tem atrativos. Quem quiser visitar lojas e shoppings vá pra Brasília.

      Resposta
  • 5 de novembro de 2017 em 14:05
    Permalink

    Wou! Quanta coisa massa esse Cerrado tem!
    Posso falar? Já quero voltar haha

    Parabéns pelo Projeto Vem Pro Cerrado, tenho certeza que ele tomará proporções inimagináveis!

    Um abraço

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *