12 Cidades Incríveis para Você Conhecer no Estado de Goiás

Goiás, conhecido por suas sua farta gastronomia, belas e incontáveis cachoeiras, paisagens naturais estonteantes e uma história centenária, é prato cheio para quem busca redescobrir um Brasil cheio de particularidades que o tornam único. Saiba, nessa lista as 12 cidades incríveis para você conhecer no Estado de Goiás.

 

1. Alto Paraíso de Goiás – Chapada dos Veadeiros

Município que reúne misticismo, esoterismo, ecoturismo e espiritualidade. Principal cidade da Chapada dos Veadeiros.
Alto Paraíso de Goiás está entre as cidades turísticas mais visitadas do goiás, por quem vem à Chapada dos Veadeiros. Distante 230 km da capital, Brasília o Aeroporto Juscelino Kubitschek  é o mais próximo.

Por ser uma região de vasta natureza e atrativos ao ar livre, a opção mais prática é alugar um carro, pois são muitas cachoeiras, distantes umas das outras. Dessa forma você não depende  de caronas. O automóvel é parte do investimento.

 

A imensidão do céu, os campos de veredas e a aura mística – resultado da enorme placa de quartzo de milhões de toneladas, existente sob o solo – são só algumas das características que fazem da Chapada dos Veadeiros um lugar especial no planeta.

Destino do público apaixonado por ecoturismo e turismo de aventura, hoje ela se abre cada vez mais para famílias inteiras, pessoas em busca terapias holísticas e públicos variados

 

  • A Vila de São Jorge, também muito procurada por viajantes que vem a Chapada dos Veadeiros, é município de Alto Paraíso de Goiás.
  • Dica: Para economizar, pegar caronas ou saber das linhas de ônibus que levam até a Chapada, clique aqui e tenha informações detalhadas.

2. São João d’ Aliança – Chapada dos Veadeiros

Cidade portal da Chapada dos Veadeiros. Guarda cachoeiras belíssimas, como a Cachoeira do Label que com seus 187 metros de altura é a maior do estado de Goiás e que está ainda dentre as seis maiores cachoeiras abertas a visitação no Brasil. A Cachoeira do Label é um verdadeiro tesouro da águas verdes.

 

São João da Aliança guarda ainda tesouros pouco explorados, como o Complexo de Cachoeiras Veadeiros, o Cânion Bocaina do Farias, Cachoeira do Cantinho, Cachoeira do Bonito e a Cachoeira do Dominguinhos.

 

3. Cavalcante – Chapada dos Veadeiros

Popular por suas cachoeiras, que atraem pela beleza e volume de vazão, a Chapada dos Veadeiros é hoje um dos destinos mais cobiçados do Brasil. Vale destacar ainda a riqueza histórico/cultural, com o maior território quilombola do país, no nordeste de Goiás, os povos Kalunga.

Tradição, preservação, ancestralidade, cura. Todas as maiores características estão distribuídas em 240 mil hectares de cerrado. 

cidades-incriveis-goias-o-que-fazer-turismo-cachoeiras-chapada-dos-veadeiros-goiania-pirenopolis-alto-paraiso-cavalcante-formosa-cristalina-caldas-novas-mambai-go- (4)

 

A região que compreende a cidade de Cavalcante abriga a maior área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – PNCV. O território do PNCV, hoje com 240 mil hectares, possui 60% do espaço nessa cidade.

 

  • Saiba: após a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), que aumentou de 60 para os atuais 240 mil hectares, novos municípios passaram a compor a Microrregião, são eles: Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás.

 

Para montar seu roteiro em Cavalcante, se baseie nessa publicação. Nela tem tudo detalhado sobre a Cachoeira Santa Bárbara, Candaru, Complexo Rei do Prata e muito mais.

 

4. Formosa

Mais um destino pertencente a Goiás que foi premiado com uma grande quantidade de cachoeiras, cavernas e sítios arqueológicos.

A cidade de Formosa é movimentada pela atividade de agricultura e pecuária, mas aos finais de semana, as trilhas e diversos atrativos ao ar livre são disputados por nativos e visitantes de outras cidades do Goiás e do Distrito Federal.

Por ser tão próxima à capital e estar a 280 km de Goiânia, Formosa vem ganhando destaque em seus atrativos naturais e pela atividade gastronômica. Formosa faz jus ao nome, suas cachoeiras chamam atenção pela imponência e majestosidade. Seus Parques, pela preservação.

Em Formosa os atrativos imperdíveis são o Salto do Itiquira – com seus 168 metros de queda; a Cachoeira do Indaiá, o EcoBocaina, o Bisnau Ecoturismo, Cachoeira JK e muito mais.

 

5. São Domingos

Guarda um dos maiores complexos de cavernas da América Latina, o Parque Estadual Terra Ronca. Lá, a Caverna da Angélica, Caverna São Bernardo e Caverna Terra Ronca 1 e Caverna São Mateus são os atrativos mais buscados pelas suas belezas e possibilidade de aventura em mundo subterrâneo. 

 

6. Cristalina

Pedras preciosas, belezas naturais e um grande potencial de ecoturismo. Cristalina tem muito a nos mostrar. 

Para mim, uma parada obrigatória em Cristalina é a Pedra Chapéu do Sol, uma formação geológica impressionante! Uma pedra gigantesca, com mais de 100 toneladas, equilibrada em uma base de cerca de 1 metro.

A pedra Chapéu do Sol está localizada dentro de uma fazenda, bem próxima a Lagoa dos Cristais. Para agendar um passeio a esses atrativos fale com o pessoal da Fluid Mergulho.

 

Um roteiro bem bolado em Cristalina tem que passar pela Pedra Chapéu do Sol, pela Lagoa dos Cristais, pelo Balneário das Lajes e pelo Mercado do Cristal. Para um roteiro mais completo, reserve um dia para a Serra dos Topázios e suas belas cachoeiras.

  • Cristalina é uma excelente opção com lugares pra relaxar em Goiás.

 

7. Goiânia

Capital quente e acolhedora. Terra da feira livre, comida boa, mulher bonita e sertanejo raiz. Cidade amada!
Goiânia é uma capital predominantemente quente. Não importa o mês, os termômetros vão estar beirando ou passando os 30 graus nos horários de maior incidência de sol.

 

Goiânia, para os mais íntimos, Gyn, é uma Capital planejada, arborizada, com uma grande variedade de parques e diversos de atrativos para preencher dia e noite. Nela não faltam opções de bares, restaurantes, feiras e programas ao ar livre. 

A capital do Goiás é moderna, mas mantém os traços da simplicidade, do homem do interior, de sotaque carregado. É também uma das cidades turísticas mais visitadas do Goiás.

  • Goiânia é a capital dos parques: são 192 áreas verdes, sendo 42 parques e bosques, ideais para passeios e pratica de exercício físico; ex: Parque Flamboyant, Parque Vaca Brava, Bosque dos Buritis; 
  • Feiras: famosas na capital, elas estão por todos os lados da cidade. Goiânia conta 122 feiras livres cadastradas pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semic).  Nela você pode visitar a Feira do Cerrado, Feira da Lua,  Feira Hippie etc.
  • Baladas sertanejas e bares alternativos: a vida noturna goiana é agitada. Atrai principalmente o público sertanejo, mas conta com bares voltados para variados estilos musicais.

 

8. Caldas Novas

A capital mundial das águas quentes. A maior estância hidrotermal do mundo. Para quem não sabe, estância hidrotermal é o nome dado às águas quentes que, em sua forma natural, possuem propriedades medicinais e são extremamente relaxantes, ideais para aliviar dores corporais.

Cidade bem estruturada, com grande variedade de parques aquáticos. Estivemos lá há pouco tempo e ficamos hospedados no Privé Praias do Lago Eco Resort. Um final de semana perfeito com Fábio e meus irmãos.

 

  • Caldas Novas e Rio Quente (que faz parte de Caldas), estão entre as cidades turísticas mais visitadas do Goiás.
  • Ambas são opções ideais de lugares pra relaxar em Goiás.

 

9. Pirenópolis

Município histórico, que mantém seus casarões antigos bem preservados, é também forte destino de ecoturismo. Suas ruas calçadas em pedras, casarões antigos, coloridos e bem preservados; e o comércio que mantém as mesmas características da arquitetura colonial fazem desse lugar uma pequena cidade apaixonante

 

  • Dicas: Procure uma pousada bem localizada, próxima a Rua Do Lazer, assim você pode explorar a cidade toda a pé. Ainda que haja ali muitas ladeiras, se locomover nela é fácil e prazeroso.
  • A pequena cidade também é um famoso e atraente polo gastronômico. O menu arroz com pequi, empadão goiano, as pamonhas e os doces são os carros chefe. Parte da cultura. Mas não é só, o município sofre forte influência das culinárias minera e internacional.
  • “Pirí” é mais uma das cidades turísticas mais visitadas do Goiás.
  • É ainda opção com excelentes lugares pra relaxar em Goiás.

10. Cidade de Goiás

Antiga capital do Estado e terra natal de cora Coralina, a Cidade de Goiás é um verdadeiro Patrimônio Histórico e Cultural Mundial, por conta de sua arquitetura barroco-colonial, muito bem conservada. A fachada de suas edificações são apaixonantes.

Dica: Há quem conheça a Cidade de Goiás por Goiás Velho. Olha, os nativos de lá não curtem muito, então vamos chamar conforme o primeiro nome..rs.

 

11. Mambaí

Tem tudo que listamos sobre atrativos de ecoturismo e mais um pouco. Mambaí fica próxima a fronteira com a Bahia e é abençoada por cachoeiras, rios, lagos, cavernas, cânions. Em Mambaí é possível fazer pêndulo, rapel, tirolesa ou só curtir banho de cachoeira.

  • A Cachoeira do Funil é a maior sensação de Mambaí.
  • Mambaí faz parte da Área de Proteção Ambiental Nascentes do Rio Vermelho.

 

12. Aragarças

Vizinha a Barra do Garças, na fronteira com o Mato Grosso, Aragarças é banhada pelas águas do Rio Araguaia, que na época da vazante forma praias muito aproveitadas pelos aragarcenses. Por fazer parte da “tríplice” Aragarças, Barra do Garças e Pontal do Atalaia, os atrativos principais estão entre uma e outra cidade, podendo estar ainda em Baliza, que é bem próxima, onde fica a majestosa Salto do Paraguassú.

 

1ª Foto gentilmente cedida pelo Thermas Água Santa.

Thermas Água Santa (Aragarças) e Salto do Paraguassú (Baliza). Ambas excelentes opções para que ficar em Aragarças.

 

Melhores Cidades em Goiás: Bônus

  • Cidades turísticas mais visitadas de Goiás:
    Goiânia, Caldas Novas, Rio Quente, Alto Paraíso de Goiás e Pirenópolis.
  • Lugares pra relaxar em Goiás:
    Parque Flamboyant, em Goiânia; Privé Praias do Lago, Caldas Novas; Rua do Lazer, Pirenópolis; Águas Termais do Éden/ Morro Vermelho e Jequitibá, em Colinas do Sul (Chapada dos Veadeiros); Salto do Itiquira, em Formosa; Lagoa dos Cristais, em Cristalina; Nascente do Rio Bom Jesus, Mimoso de Goiás.
  • Lugares românticos em Goiás:
    Goiás é romance puro (rs). Mas para especificar: Risoteria Santo Cerrado, na Vila de São Jorge, Pirenópolis inteira – com destaque para a Feira de Quintal.
  • Cidades com cachoeiras em Goiás:
    Todas né? rs. Perto de Goiânia também há. Nosso estado é muito bem localizado no planalto central. Berço das águas, então vamos facilmente encontrar cachoeiras até mesmo em pequenas cidades como Baliza, Mimoso de Goiás e dentro do Distrito Federal.
  • Turismo interior de goiás:
    Mambaí, Buriti Alegre, Caiapônia são cidades goianas que começam a aparecer.
  • Lugares baratos para viajar em goiás:
    Cidades muito famosas acabam se tornando caras, a depender da época, especialmente nesse período de incertezas causadas pela pandemia do Covid-19. Mas sim, temos opções de lugares baratos em Colinas do Sul, São João da Aliança, Mambaí, Terra Ronca, Formosa e Goiânia.

 

É isso pessoal, uma lista com o que há nas melhores cidades de Goiás. Aqui, onde a natureza foi generosa com o cerrado. Faltou alguma cidade?? Você tem alguma sugestão? Aproveita pra deixar aí nos comentários.

 

VivaLeve.


O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

 

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem


Mônica Rodrigues

Leonina, brasiliense de alma e coração, graduada em Administração em Comércio Exterior e apaixonada por tudo o que envolve o ramo (apesar de não atuar nele). Tem verdadeiro fascínio pelo desconhecido. Acredita que pessoas se tornam melhores ao se depararem com o externo/ diferente, o que foge da “bolha”. Se sente em paz ao viajar e carrega consigo seu namô e sua família pra onde quer que vá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =