Onde Comer em Alto Paraíso – As Melhores Opções

Alto Paraíso: um município que reúne misticismo, esoterismo, ecoturismo e espiritualidade. É a principal cidade da Chapada dos Veadeiros, com maior capacidade para acolher visitantes de diversos perfis. De viajantes que buscam curtir dias em meio à natureza a pessoas que procuram alguma cura interna ou externa. Eu, nesses anos todos de Chapada dos Veadeiros, poderia criar um artigo inteiro, especificamente, sobre o município. Mas, por agora, vamos focar nas opções de onde comer em Alto Paraíso. A proposta é a de uma publicação abrangente, que atenda diversos públicos, baseada no que conhecemos, locais que já fomos e mais gostamos. Vamos lá?


Você encontrará nesse artigo opções de:


 

Café da manhã – Onde Comer em Alto Paraíso

1. Padaria Santa Maria

A padaria/lanchonete Santa Maria é realmente uma excelente opção de onde comer em Alto Paraíso de Goiás. Sempre ouvi falar dela e, agora, pudemos conferir. Eu ameiii! Há diversas opções de sucos, vitaminas, smoothies, salgados, mistos, pães, bolos, entre outros.

Da primeira vez que fomos, pedimos nosso combustível diário (café com leite), mais pão de queijo e ovos mexidos para mim; e misto na chapa para o Fábio, que também pediu suco de laranja. Tudo estava tão gostoso que não resistimos, voltamos outras vezes. Em outros dias, experimentei o suco verde e pão de queijo recheado com frango. E também, já fui de bolo de Iogurte – glúten free.  

 

Doces

Nem só de café vive o homem. Eu então, não resisto a um docinho. Tive a possibilidade de experimentar a palha italiana, carro chefe da casa, no quesito doces. Estava muito boa! Mas essa era apenas uma das possibilidades. Olha, a tentação é grande

onde comer em alto paraíso

 

São bolos, tortas, bombas, vulcões (oi?). Sim, cada delícia, pronta para adoçar seu dia. E claro, opções que atendam o público vegetariano e vegano. Tem para todo mundo.

 

Localização: Muito bem localizada, a Padaria Santa Maria está ao lado da rodoviária da cidade

Dica: Na região da Chapada dos Veadeiros, existem muitas cachoeiras distantes que vale muito a pena conhecer. Alugue um carro e conheça-as por conta própria!

Vantagens: Atende o público vegetariano/vegano muito bem. Também pessoas com alguma intolerância (glúten ou lactose).

 

Atendimento: Nota 10! Fomos recepcionados com muita educação pelos balconistas e garçonetes. Pessoal muito prestativo, pronto para atender, mesmo em horário de grande movimento.

Ponto a ser melhorado: Como fomos em alta temporada na Chapada dos Veadeiros (julho), tivemos que esperar alguns minutos para nossos pedidos ficarem prontos. Isso é altamente compreensível, pois o espaço não é grande – mas também não é pequeno. A quantidade de colaboradores é ideal, ao meu ver. O que realmente pega é o período. A Padaria Santa Maria já está famosa entre locais e visitantes. O ideal então é ir sem pressa ou chegar cedo, com tempo livre – até para um melhor aproveitamento da refeição

Inseguro na montagem de seu roteiro?

Se você está confiante nas nossas informações mas ainda se sente inseguro(a) para montar seu roteiro, fale conosco! Basta apenas preencher um pequeno formulário com algumas informações e nós fazemos um orçamento para você. Organizamos um programa totalmente personalizado. De acordo com o estudo de seu perfil, lhe passaremos informações de hospedagem, alimentação, e claro, todos os atrativos organizados diariamente para você curtir bastante sua viagem à Chapada dos Veadeiros.

Fechando sua hospedagem e aluguel do carro em nossos links afiliados, você recebe seu roteiro DE GRAÇA!

 

Curiosidades: A padaria Santa Maria está em Alto Paraíso há 14 anos. Elaine, uma das donas, veio de São Paulo e encontrou na Chapada dos Veadeiros o local ideal para desenvolver suas habilidades culinárias. Atenta à demanda por produtos mais saudáveis, de um público que busca prazer ao se alimentar, ela e sua equipe trabalham cada vez mais para agradar a maioria dos visitantes.

A Padaria Santa Maria é bastante frequentada por nativos e confesso, demoramos muito para vir aqui. Mas agora é ponto certo para nosso café da manhã ou lanchinho de qualquer horário

onde comer em alto paraíso

 

2. Padaria Serve Bem

Outra opção de onde fazer seu dejejum muito boa. Aqui o casamento pingado e pão com ovo são certeza de sucesso! Já o misto tradicional, feito no pão de sal, é preferência número 1 do Fábio. A padaria Serve Bem conquista pela simplicidade. Aqui também há opções de salgados – muito bem recheados; tapiocas, sucos, pão de queijo e bolachas.

 

E por falar em pão de queijo, está exatamente nele nosso ponto fraco. Eu costumo brincar que faço contrabando de pão de queijo da Padaria Serve Bem..rs. Toda vez que volto de Alto Paraíso, são, pelo menos, 3 kg desse pão congelado. Houve uma vez que encomendamos nada menos do que 10 kg..rs. A iguaria é tão gostosa, que nossas famílias entraram na onda da encomenda. Ai de nós se não trouxermos para todos. 😛

onde comer em alto paraíso

 

Também há o biscoito gaúcho, uma delícia. Além de salgados muito bem recheados. 

 

Localização: Outro estabelecimento estrategicamente bem posicionado. A padaria Serve Bem está na principal, ao lado do Mercadinho de mesmo nome.

Vantagens: O acesso é realmente bem fácil, devido a localização centralizada. Estar ao lado do mercadinho também facilita quando há a necessidade de fazer umas comprinhas.

Atendimento: Sempre fomos atendidos muito bem, todas as vezes que estivemos nela. O pessoal é muito solícito

Ponto a ser melhorado: Como, praticamente, todos os estabelecimentos comerciais da Chapada dos Veadeiros, a padaria Serve Bem costuma sofrer com a demanda na alta temporada. Não tem jeito, as cidades ficam bem cheias e as melhores opções de onde comer em Alto Paraíso são sempre as mais buscadas. Então você pode ter que esperar alguns minutos para pedir e ser atendido. Então a regrinha básica: antecipe-se, chegue cedo.  

onde comer em alto paraíso

 

Almoço – Onde Comer em Alto Paraíso

1. Alquimia do Sabor

Buffet variado de comida vegetariana, que atende o público vegano e não vegetarianos muito bem. Almoçamos no Alquimia do Sabor uma vez. Gostamos bastante. Dentre as opções do estabelecimento estão fontes variadas de salada, molhos e pratos famosos como a feijoada, mas em uma versão sem carne – muito famosa por sinal. 

Bem apresentado, no Alquimia  do Sabor a gente saboreia, primeiramente, com os olhos.

 

Localização: Mais um ponto muito bem localizado. No centro, bem na esquina. 

Vantagens: Atende diferentes perfis com uma boa variedade. Recomendo não vegetarianos a experimentarem uma refeição no espaço. Ambiente amplo e ventilado.

Atendimento: Tem tempo que fomos lá, mais de um ano – sim, vamos voltar a qualquer momento; mas lembro que fomos super bem atendidos, com muita gentileza por parte dos colaboradores. 

Ponto a ser melhorado: Não sei como fica em períodos de grande movimentação, mas por ser Self-service no quilo, acredito que todos consigam fazer a refeição sem muita demora.  Algumas avaliações no Tripadvisor alertam para a falta de aviso sobre o restaurante ser vegetariano, talvez esse seja um ponto que possa ser colocado, pois tem gente que não abre mão da carne.

 

2. Vendinha 1961

A Vendinha 1961 é, talvez, o estabelecimento mais preparado para atender o público em geral. Funciona de terça a domingo, das 12 as 00:30 hrs. Durante o almoço, o Self-service é no quilo. Já a noite, são oferecidas porções, sanduíches, caldos e o famoso pastel. O post completo sobre a Vendinha 1961 você encontra aqui.

 

Localização: Centro. Ao lado da agência do Itaú.

Vantagens: Localização, menu variado, opção de almoço, lanches e barzinho. Música ao vivo em finais de semana, férias e feriados.

Atendimento: Melhorou bastante. No mês de julho havia muitos garçons e garçonetes  para nos atender. 

Ponto a ser melhorado: Fila de espera, demora na entrega e pedido trocado são comuns em tempos em que a Chapada dos Veadeiros está com grande fluxo. Mais uma vez a dica é: paciência. Recentemente fomos até a Vendinha 1961 e um dos pastéis veio com sabor diferente, mas estava gostoso. A educação da moça que nos atendia também nos manteve positivos

 

Dica: Se a fome apertar, peça um caldinho! Ele chega logo – e há ainda o buffet, onde você pode se servir a vontade. São 5 ou 6 sabores.

onde comer em alto paraíso

 

3. Bistrô Cravo e Canela

Muito além do sabor, o Cravo e Canela trabalha uma filosofia de apreciação do momento de refeição. Tudo é feito com muito zelo, e antigamente os pedidos demoravam consideravelmente a ficarem prontos. Hoje eles saem de forma mais rápida, mas sem perder o capricho. Creio que eles tenham adaptado a logística do preparo. Também percebi um aumento no número de colaboradores

O Bistrô Cravo e Canela também é voltado a atender o público vegetariano/vegano; mas tem muito não vegetariano frequentando o lugar sistematicamente. Nós, por exemplo.

 

Quase toda vez que vamos à Chapada dos Veadeiros, tiramos tempo para um lanchinho no Bistrô Cravo e Canela. Eu até penso seriamente em experimentar o menu de pratos do dia que eles tem. Há uma curiosidade real em degustar o estrogonoffe vegano, que pelo que li, leva creme de castanha de caju, shitake, cogumelo paris e grão de bico – menina, salivei! 

Ainda não o experimentamos porque existe uma paixão avassaladora entre minhas papilas gustativas e o sanducaxi.

onde comer em alto paraíso

 

Localização: Centro! 

Vantagens: Carta de pratos do dia, sanduíches, açaí, chás, sobremesas lacto e veganas, sucos regionais – oi, Mangaba! – e mais:  as frutas, verduras e legumes servidos na casa são fornecidos por agricultores locais, livre de agrotóxicos! 💚

Atendimento: Cordial. Sempre tivemos boas experiências.

Ponto a ser melhorado: Mais uma vez, os horários de pico podem te levar a ter que esperar mais do que sua fome está disposta. Outra desvantagem é o fato de não abrir de segunda a quarta. Talvez eles pudessem abrir exceção nos meses de férias (fica aqui a sugestão hein @cravoecanela).

Funcionamento: de quinta a domingo.

onde comer em alto paraíso

 

Onde tomar sorvete/picolé de frutos do cerrado em Alto Paraíso

Frutos Goiás

Localizado também no centro de Alto Paraíso, essa sorveteria oferece opções variadas de sabores típicos da região, tais como: Mangaba, araticum, cagaita, cajuzinho do cerrado e (ame ou odeie), o tradicional pequi.

Há ainda outros sabores, não regionais, mas muito gostosos, como: seriguela, açaí, buriti, castanha do pará, cupuaçu, graviola, milho verde, entre outros mil sabores.

 

Localização: Centro.

Vantagens: A variedade sem fim de sabores. Há ainda opções gourmetizadas, sabe? Torta de limão, leite ninho com abacaxi, ovomaltine, doce de leite. A gente saliva só de lembrar.

O serviço é uma franquia de Self-service no quilo. Se não me engano, R$ 6 por 100 gramas.

Atendimento: Simpático. Por ser franquia, senti falta de um maior contato com a pessoa que cuida mesmo. Tô ficando mal acostumada com essa cidade. Quero conversar com todo mundo..rs

Ponto a ser melhorado: Esqueceram do Baru rsrs. Senti falta dessa opção que é tão nossa.

 

Lanche/brunch – Onde Comer em Alto Paraíso

Aqui, ambas as padarias entram como boas opções de onde comer em Alto Paraíso para o lanchinho da tarde; Assim como a Vendinha e o Cravo e Canela. Confesso a vocês que minha missão de conhecer estabelecimentos “fabricantes de delícias” continua.

Ainda não conhecemos muitos pontos que nos foram indicados e estão bem avaliados no Tripadvisor. Vou deixar o nome deles aqui e quando visitarmos, volto para dizer se vale a pena mesmo.

São eles: Café Com Graça, Coisas da Drica; Chaupin– lembrando que se você for em algum, volte aqui para nos contar. 🙂

 

Jantar – Onde Comer em Alto Paraíso

1. Pizzaria Vila Chamego

Sempre presente em nossos jantares em Alto Paraíso, a Vila Chamego é sinônimo de sucesso e exclamações por parte de todos os convidados. As pizzas da Vila Chamego são, há anos, nossa preferência na Chapada dos Veadeiros. As massas continuam mantendo aquele padrão que qualidade: são finas, cobertas pelo molho de tomate caseiro, fabricado ali mesmo. Saiba mais no nosso review.

 

Localização: Paralela à principal avenida de Alto Paraíso – ou seja, não sofre tanto com superlotação em períodos de alta temporada.

Vantagens: Nomes diferentes e divertidos para as opções populares e tradicionais. Dentre as diversas opções de pizzas, muitas atendem o público vegetariano. Agora, talvez as maiores vantagens sejam as delícias sem carne oferecidas na Vila Chamego. Eu sempre pedia a “Montanha” (popular Portuguesa), mas tenho experimentado as versões vegetarianas cada vez mais. Destas, uma se destacou e é hoje minha preferida, a Umadé – Berinjela com gorgonzola.

onde comer em alto paraíso
Shavascaia e Umadé. Duas opções vegetarianas deliciosas!

 

Outra vantagem: os frequentadores da casa (oi?…rs). Calma, vou te explicar rsrs

Recentemente, estivemos na Vila Chamego e, não sabemos quem ou porque, um casal que estava na mesa ao lado pagou nossa garrafa de vinho. Não se identificaram, não disseram de onde nos conhecem, simplesmente nos presentearam com o cabernet sauvignon que escolhemos. Quem nos contou foi o Eduardo, dono do espaço. Não nos deram a chance de agradecer.

Se vocês forem leitores do blog, saibam que somos extremamente gratos por tamanha generosidade. O universo vai retornar em dobro para ambos.

 

Atendimento: Sempre muito solícitos e atenciosos. O clima familiar toma conta da pizzaria. Nos feriados, sempre há música ao vivo para dar aquele clima de “chamego” ainda maior. Eduardo, o dono, está sempre preocupado em atender bem a todo(a)s. Quando você for lá, diga a ele que o casal Fábio e Mônica mandaram aquele abraço – leitor do blog também manda recado. heheheh…

onde comer em alto paraíso
Pessoas lindas que conhecemos em Veadeiros <3

 

Ponto a ser melhoradoPor não fazer parte da avenida principal, o pessoal que chega nessa opção de onde comer em Alto Paraíso vai, quase sempre, por indicação. Seja por donos de hospedagens, pelo TripAdvisor onde eles sempre estão muito bem colocados – ou, por nós. Obviamente que esta “falha” não é deles. Mas a Pizzaria, infelizmente, não está conseguindo manter as portas abertas todos os dias. Passando a funcionar apenas em feriados e períodos de férias #triste.

 

2. Cantinho das Delícias

Ainda não tivemos a possibilidade de conhecer o espaço, mas tivemos a sorte de experimentar a pizza. As pizzas do Cantinho das Delícias saem direto do forno a lenha. São realmente, muito gostosas.

 

Localização: R. 12 de Dezembro, 288, Alto Paraíso de Goiás – GO, 73770-000

Vantagens: Eles trabalham com entrega, foi assim que tivemos contato com a pizzaria. Os preços também estão na faixa. Super justos.

Atendimento: Até aqui foi só por telefone e com o entregador. Tranquilo, super cordial.

Ponto a ser melhorado: Como não conhecemos, não posso opinar por agora. Mas ainda vamos lá. Aguardem.

 

3. Zu’s Bistrô

Massas e risotos a preço super acessível: temos!

Conhecemos o Zu’s Bistrô na primeira semana de janeiro deste ano.  Alto Paraíso estava com grande fluxo de pessoas, mas nossa experiência correu dentro dos conformes. Vera, a proprietária do espaço, nos atendeu com uma enorme simpatia. Os risotos chegaram soltando fumacinha. Muito bem servidos, foram provados e super aprovados.

O Zu’s Bistrô tem uma proposta que agrega simplicidade e sabor. Localizado no quintal da dona Vera, não espere luxo. Mas conte sim, com um prato saboroso. Nossos pedidos (risoto de Frutos do Mar para o Fábio; e carne desfiada com abóbora, para mim), atenderam muito bem o que esperávamos.

 

Localização: Área residencial. O Zu’s Bistrô fica em uma lateral. Seu acesso é possível pela principal ou cortando Alto Paraíso “por dentro”.

Vantagens: Há opções que atendem o público vegetariano. Além de outras massas e sobremesas.  Mas talvez o melhor de tudo seja, o preço. Cada risoto saiu por R$ 29.

Atendimento: Nota 10! Dona Vera é ótima. Em tempos de frio intenso há mantinhas e fogueira para os clientes.

Ponto a ser melhorado: Creio que nada. A proposta é manter a simplicidade, com preço acessível.

 

4. Vinil Bistrô  – Panelinhas

Pensei bem se deveria adicionar o Vinil Bistrô aqui em nossas opções de onde comer em Alto Paraíso, por conta de algumas avaliações do TripAdvisor. Fato é, estive no Bistrô Vinil duas vezes e, em ambas, experimentamos opções deliciosas.

Na primeira vez que fomos de Panelinhas, ambas as opções (filé e frango com pequi) estavam bem servidas. Havia carne, e cada panela de ferro servia tranquilamente duas pessoas.

 

Já na segunda oportunidade, experimentamos a opção vegetariana. Sério, que delícia! Nessa mesma vez, pedimos também um crepe doce. Uma “sobremesinha“.

onde comer em alto paraíso

 

Se na foto aparenta ser grande, cê imagina como é ao vivo. Sim, crepezão enorme!

 

Localização: Centro, bem perto do Randevu.

Vantagens: Localização e opções que atendem bem uma, duas ou mais pessoas.

Atendimento: Falho, mesmo com casa quase vazia. Creio que não haja colaboradores suficientes. Mas quem nos atendeu foi bem simpático, especialmente quando estivemos no Vinil Bistrô pela segunda vez.

Ponto a ser melhorado: Essa questão de atendimento e espera no recebimento do pedido.

 

5. Restaurante Nikaia

Um espaço intimista, composto por uma sala e uma varandinha. Cinco mesas complementam os poucos metros – que comportam muito bem pouquíssimos clientes. Essa é a proposta do Nikaia, oferecer um menu refinado, para poucos.

Conhecemos o Nikaia na sorte. Eu estava muito a fim de visitar esse restaurante francês que, de repente, ocupava o topo no ranking do TripAdvisor, dentre as opções de onde comer em alto Paraíso. Tentamos fazer reserva, mas não rolava – imagina, reservar quando só se tem 5 lugares disponíveis? Já havíamos desistido, procuraríamos outro estabelecimento para jantar, mas…

 – “Vamos só passar em frente para conhecer, namô?”

– “Vamos!

Chegando ao Nikaia, nosso amigo Márcio (vou te contar melhor quem é ele no post das 38 Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros), nos avistou de longe e fez a enorme gentileza de nos convidar para sentarmos com ele, em uma das mesinhas da varanda.

onde comer em alto paraíso

 

Raclette

Em comemoração à Festa Nacional da França, o menu do mês de julho era Raclette: um prato típico suíço que muito nos lembrou fondue. Perfeito para o inverno na Chapada dos Veadeiros. E mais, por conta da festividade, a sobremesa era por conta da casa.

 

Não bastasse a noite estar bem farta e agradável, Cássia ainda nos ofereceu um conhaque de laranja. Uma delícia!

onde comer em alto paraíso

 

Localização: Centro. Mais para o final da avenida principal de Alto Paraíso.

Vantagens: O prato de julho era único, porém, havia também a versão vegetariana. O preço achei bastante justo, visto a elevada qualidade do que nos foi servido. Além claro, de todo o conjunto da obra, no que diz respeito ao atendimento e simpatia.

Atendimento: Cordial ao máximo. O espaço é cuidado por Cássia e seu marido, Stephan Alborni – o Chef. Lá, a todo momento nos era perguntado se a música ambiente estava em bom volume, se a refeição estava boa ou se necessitávamos de algo.

Ponto a ser melhorado: No dia que eles conseguirem atender mais gente, creio que vai ser bom para todos(as)..rs. Mas de verdade, o Nikaia oferece um jantar requintado, sem perder o charme que é estar dentro de Alto Paraíso, para um público selecionado.

 

Feirinhas – Onde comer em Alto Paraíso

Uma excelente alternativa que complementa o leque de opções de onde comer em Alto Paraíso. As feirinhas acontecem em dias e lugares alternados. O mesmo vale para os horários. Vou listá-los logo baixo.

Ambas as feirinhas de Alto Paraíso reúnem pequenos produtores, que trabalham a agricultura familiar. Nelas são vendidas opções de produtos orgânicos, lanches vegetarianos e veganos. Além de artesanatos variados.

 

Feira do Produtor Rural

Terças e Sábados

Localização:  ao lado da prefeitura de Alto Paraíso.

Datas e Horários: Terças, das 14 as 18 hrs; Sábados, de 7 as 12 hrs.

Quintas e Domingos

Localização: Praça do CAT.

Datas e Horários: Domingos, das 7 as 13 hrs; Quintas, de 14 as 20 hrs.

 

Vantagens: Atende aos mais variados perfis. De gente que busca alimentação saudável a curiosos de plantão, que ainda não se sentem a vontade em experimentar as criações vegetarianas e veganas.

As feirinhas são aquele ponto que devem estar no roteiro, pois elas permitem um contato maior do turista com o nativo. Algo mais genuíno. Obviamente que produtos voltados para o turista (como artesanatos), vão estar expostos, mas o que vale a pena mesmo é experimentar um bolinho vegano. Levar mel, pão artesanal, ou – se você estiver fazendo a própria refeição – as opções orgânicas.

Uma das opções veganas é a Coxinha de Jaca: Famosa entre o público, é uma boa pedida para quem quer degustar um salgado veg gostoso.

onde comer em alto paraíso

 

Atendimento: Por se tratar de feira, o atendimento varia muito. De gente que te passa uma verdadeira assistência a vendedores que parecem não estar muito interessados em atender – tive essa sensação recentemente.

Ponto a ser melhorado: As informações sobre horários e locais onde acontecem as feirinhas são, por vezes, confusas. Mas não agora que o Leve Sem Destino chegou e veio com referência direta da fonte: os nativos.


É isso, pessoal!

Espero que tenham gostado das opções de onde comer em Alto Paraíso que listamos. Lembrando que essa publicação vai passar por atualização tão logo novos lugares forem conhecidos e aprovados  por nós. Se você tem uma boa indicação para passar, deixe aí nos comentários.

Essa lista de opções de onde comer em Alto Paraíso tem bastante potencial de crescimento. A gente se vê em breve!

onde comer em alto paraíso

#VivaLeve


O Leve Sem Destino faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados abaixo, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

 

Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem


Mônica Rodrigues

Leonina, brasiliense de alma e coração, graduada em Administração em Comércio Exterior e apaixonada por tudo o que envolve o ramo (apesar de não atuar nele). Tem verdadeiro fascínio pelo desconhecido. Acredita que pessoas se tornam melhores ao se depararem com o externo/ diferente, o que foge da “bolha”. Se sente em paz ao viajar e carrega consigo seu namô e sua família pra onde quer que vá.

2 comentários em “Onde Comer em Alto Paraíso – As Melhores Opções

  • 28 de setembro de 2019 em 16:51
    Permalink

    Olá tudo bem sou um dos proprietários do pizzaria cantinho das delícias esperemos vocês para conhecer o nosso espaço e prestigiar nossas deliciosas pizzas que sai ainda melhor comendo no local desde já agradeço pela atenção e com carinho que vocês fizeram o blog parabéns muito bom att Fernando Raul Vogt pariz

    Resposta
    • 30 de setembro de 2019 em 17:21
      Permalink

      Fernando, boa tarde.

      Ahh…que carinho! 🙂 Obrigada pelo convite. saiba que essa dívida nós vamos pagar! heheheh… vamos sim, logo que voltarmos à Chapada. A gente entra em contato com vc. Me chama no direct do instagram? é @levesemdestino

      Abração!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *